4 dicas para transformar um lead em um cliente

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/02/2021
Marketing Digital

Captar leads é um dos objetivos primários de qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, encontrar pessoas que tenham interesse na sua marca é fundamental para fazer o público de uma empresa crescer.

Mas o processo não pode parar por aí: para que qualquer estratégia resulte em lucro, os leads obtidos devem ser convertidos em clientes para a marca. E esse processo de conversão pode ser bastante complexo. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para transformar um lead em um cliente. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 dicas para transformar um lead em um cliente

Por que se preocupar em transformar seus Leads em clientes?

Antes mesmo de poder falar a respeito da conversão de leads em clientes, é fundamental entender o que são esses leads e qual é a função deles no âmbito do marketing digital. Os leads podem ser considerados como clientes em potencial da marca, uma espécie de público-alvo no qual a empresa quer destinar a sua comunicação e campanhas online.

Dessa maneira, torna-se fundamental entender como trabalhar com esses leads de maneira bem objetiva e assertiva a fim de transformá-los em clientes do seu negócio. Isso quer dizer que, além de saber se comunicar com eles, é preciso entender mais sobre os mesmos com o objetivo de fazê-los consumir seus produtos ou serviços.

Vale destacar, ainda, que os leads não devem ser interpretados como números ou apenas estatísticas que farão usa empresa crescer. Na verdade, é importante ter em mente que eles são pessoas e, por isso, uma comunicação humanizada pensando em atingir essas pessoas deve ser a estratégia ideal.

Entenda o que é um lead qualificado

Isso porque os leads são fundamentais para os resultados reais da empresa, principalmente aqueles resultados relacionados com as vendas. Assim, ver os leads apenas como números, como se fossem robôs de uma lista de e-mail, é um dos erros mais básicos e primordiais de uma empresa. O ideal é sempre tratar esse público com estratégias de humanização da marca.

Clientes em potencial não são robôs, cada um que interage com sua empresa tem seus desejos, necessidades e conteúdo que acha mais relevante. Cada pessoa tem suas particularidades e características. Levantar isso, olhar para cada pessoa, analisar os leads e traçar estratégias de comunicação que seja relevante para todos é uma excelente estratégia.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Ter em mente essa análise geral dos clientes em potencial é essencial, principalmente por ser impossível uma empresa conseguir saciar todos os desejos e necessidades privadas de cada lead. Por isso, analisá-los e levantar os pontos mais comuns é a estratégia mais assertiva, já que os conteúdos relevantes a todos ajuda a criar interesse pela marca.

E essa é a importância de saber gerar os leads e ter uma comunicação assertiva para convertê-los em clientes. Todas essas estratégias abrem portas para oportunidades de geração de clientes, fidelização e aumento das vendas. Isso, além de aumentar os recursos da empresa, ainda ajuda a aumentar a vida útil dela, já que clientes fidelizados garantem um tempo de vida a mais para a empresa.

Descubra quais são as 4 principais dicas para transformar um lead em um cliente

Muitas pessoas cometem o erro de confundir um lead com um cliente. Na realidade, um lead é como se fosse a semente de um cliente.

Na internet, o que define um lead é que ele mostra algum interesse pelo produto ou serviço que a sua marca oferece. Mas esse interesse não necessariamente vai resultar em uma compra: Ele pode ser apenas uma faísca inicial que não evolui para nada posteriormente.

Como converter leads com o marketing de conteúdo

Sendo assim, fica claro que nem todos os leads se tornam clientes. Mas todos os clientes começam como leads. E é aí que entra a importância de um processo de conversão eficiente, que possa transformar o maior número possível de leads em clientes fiéis para a marca.

Mas como fazer isso? Felizmente, existem muitas maneiras. A seguir, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Crie uma persona de marketing

Para converter leads com sucesso, você precisa saber quem são os seus leads. Isso significa saber que tipo de pessoa pode se tornar um lead para a sua marca.

Para isso, é necessário criar uma persona de marketing. Uma persona de marketing é um perfil abstrato para um cliente ideal para a empresa. Sendo assim, trata-se de um perfil que você traça para entender que tipo de pessoa deve ser o seu público-alvo.

Entender a sua persona de marketing é fundamental para a conversão de leads. Afinal, quanto mais você conhece a sua persona, mais fácil se torna pensar em táticas que podem levá-la ao status de cliente fiel.

Como melhorar a captação de leads da sua empresa

Fonte: Freepik

Invista em uma campanha de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para a conversão de leads. Isso porque ele carrega um toque pessoal que outros recursos de marketing digital não possuem, pois é uma comunicação direta com o usuário que se dá através de um canal privado.

Sendo assim, vale a pena investir em uma campanha de e-mail marketing para nutrir e converter os seus leads. Crie e-mails com designs diretos, que entreguem conteúdo interessante, para manter uma relação entre o lead e a marca. Dessa maneira, você pode ir, aos poucos, aprofundando esse vínculo até que ele resulte em uma compra.

Cada formulário preenchido é um lead a mais.

Fonte: Freepik

Inclua CTAs no seu conteúdo

No marketing de conteúdo, é importante incluir CTAs, ou chamadas para a ação. Esses são convites que levam ao engajamento, e que, por conta disso, são fundamentais para guiar o lead através da jornada de conversão. Por isso, inclua CTAs em todo conteúdo que a sua marca criar.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para transformar um lead em um cliente, a melhor escolha é recorrer à ajuda especializada, como com uma agência de marketing digital. Esse tipo de empresa poderá oferecer serviços que vão ajudar você nesta tarefa.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção para esse tipo de objetivo. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também