Como tirar fotos de produtos para loja virtual

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
21/02/2021
Lojas Virtuais

O ano de 2020 foi um ano de grandes mudanças. Por conta da inesperada pandemia do coronavírus, muitas empresas foram forçadas a fechar as portas. No entanto, outras buscaram formas de sobreviver através do já crescente ramo do e-commerce.

Mas, se você é uma pessoa que está começando a fazer a transição do comércio físico para o virtual, é normal ter muitas dúvidas. E uma das principais delas é: como tirar fotos de produtos para loja virtual?

Essa pergunta é muito importante para o sucesso de um e-commerce. Afinal, boas imagens ajudam o usuário a se sentir mais confortável para fazer uma compra. Por conta disso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para tirar fotos dos produtos da sua marca para vendê-los no mundo online. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como tirar fotos de produtos para uma loja virtual

Fonte: Freepik

Descubra como tirar fotos de produtos para loja virtual

Pense na última vez que você fez uma compra online. Quais foram as precauções que você tomou para garantir que aquela compra daria certo?

Provavelmente, diversas precauções: Comprar em um site conhecido, por exemplo, ou seguir a recomendação de um amigo. Mas, independentemente do resto, uma coisa é certa: Você com certeza olhou as fotos do produto em questão.

Pensar nisso é uma forma de ilustrar quão importantes as imagens de um produto são para uma venda virtual. Isso porque o usuário não pode ter o produto em mãos antes de comprá-lo. Desse modo, ele precisa saber que quer aquele produto apenas com base nas imagens que o site fornece.

Com isso em mente, as imagens devem fazer um bom trabalho em mostrar o produto e torná-lo atraente para o usuário. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para que você possa tirar fotos que cumpram essa tarefa. Confira!

Desligue o flash da câmera

Usar o flash da câmera é muito comum em situações onde não há muita luz natural. No entanto, para tirar fotos de um produto para uma loja virtual, o flash é uma péssima ideia.

A razão para isso é que a luz proveniente da câmera é muito dura e direta. Por conta disso, os resultados ficam prejudicados. Além disso, o flash pode dar um ar amador para a imagem final, criando reflexos na foto.  Sendo assim, evite usar esse recurso. O ideal é fotografar os produtos da sua loja em uma luz natural e suave.

Dicas de marketing digital para fotógrafos

Fonte: Envato

Use um fundo neutro

A escolha do fundo da imagem é crucial para fotografar um produto. Isso porque o fundo escolhido pode ressaltar o objeto da foto ou prejudicar o foco e a imagem como um todo.

No caso de produtos para uma loja virtual, a melhor opção é utilizar um fundo neutro. Fundos brancos, por exemplo, são sempre uma ótima escolha, pois eles fazem com que o produto se destaque e não oferecem nenhuma distração ao olhar.

Marketing Digital para Fotógrafos

Fonte: Envato

Fotografe o produto em diferentes ângulos

Nem sempre é possível mostrar todas as características de um produto com uma foto. Desse modo, tire mais de uma foto mostrando o produto sob diferentes ângulos.

Isso é particularmente importante para produtos como roupas ou calçados. Afinal, se o usuário compra, por exemplo, uma calça sem ver a parte de trás, e depois descobre que os bolsos tem alguma estampa, ele pode se sentir enganado. Portanto, use diversas imagens para informar o cliente a respeito da sua compra.

Agência de Gestão de Lojas Virtuais

Contrate uma agência de marketing digital para criar a sua loja virtual

Agora que você já sabe como tirar fotos de produtos para loja virtual, é hora de partir para a prática e criar a sua. Para isso, o ideal é contar com uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça um orçamento com a agência!

Veja também