7 tipos de postagem em mídia social para melhorar o envolvimento do público

Os dias do grande alcance orgânico nas mídias sociais parecem ter passado. Por isso, é cada vez mais importante conhecer diferentes tipos de postagem em mídia social para melhorar o envolvimento do público.

7 tipos de postagem em mídia social para melhorar o envolvimento do público

Fonte: Freepik.

De acordo com o pesquisador Ewan Spence, 89% dos social medias tiveram que passar a usar estratégias pagas. Em 2012, a visibilidade das publicações sociais estava em torno de 16%, caindo para 6% em 2014 e diminuindo mais 2% em 2016. Atualmente, dependendo do canal, esse alcance é ainda menor!

Isso significa que ter uma estratégia paga é, agora, essencial para quem quer ser visto nas redes sociais. Uma mistura de publicações orgânicas e posts patrocinados é considerada uma boa prática. Os consumidores usam diariamente os canais sociais e geralmente consideram fazer negócio com marcas com as quais eles interagem e se envolvem ao tomar decisões de compra.

De acordo com a Infodocket, o tempo médio gasto por visita social é de 16 a 20 minutos, o que mostra o curto período de tempo que temos para criar uma boa impressão de marca. E é importante saber usar esta janela de oportunidade de forma inteligente, promovendo postagens e ofertas relevantes, interessantes e únicas para obter o maior e melhor impacto para suas campanhas.

Mídia Social

Fonte: Freepik.

Embora as postagens orgânicas possam ser essenciais para a construção e o crescimento de uma audiência, promover publicações é necessário para alcançar novas audiências. Assim, é importante entender mais sobre quais tipos de postagens funcionam para uma campanha paga.

Confira 7 tipos de postagem em mídia social para impulsionar o envolvimento do público:

1. Postagens que promovem a consciência da marca: o primeiro tipo de publicação que deve fazer parte do seu orçamento de marketing é de conscientização da marca. Cada plataforma social fornece métricas de segmentação de audiência úteis, tempos de execução da campanha e configurações de orçamento para ajudá-lo em seu planejamento. Use tudo o que você puder e fizer sentido.

Descubra mais sobre como sua audiência se comporta em diferentes redes e personalize as mensagens de conscientização de marca para que se adéquem a plataforma, usando as métricas de dados obtidas de outras campanhas. Sua marca deve ter uma personalidade consistente, além de uma abordagem ligeiramente diferente dependendo do que seu público está procurando em cada canal social.

Mídia social

Fonte: Freepik.

2. Mensagens sensíveis ao tempo e notícias: é importante agendar postagens nas redes sociais que sejam oportunas para o seu site ou empresa. Que partes do ano são mais importantes para seus clientes? Existem certos dias ou eventos que são essenciais para o seu calendário? Estas podem ser postagens que você deseja destacar através de uma campanha paga, para garantir que sua mensagem atinja o maior número de usuários possível.

Atualmente, mais pessoas recebem notícias nas mídias sociais do que de canais tradicionais. De acordo com pesquisas, 6 em cada 10 americanos conferem as últimas notícias em plataformas sociais. Se esta é uma coisa boa ou não, isso é totalmente discutível. Mas para os comerciantes digitais continua a lição que o público realmente usa as mídias sociais para se atualizar.

Veja também  10 tendências para mídia social em 2018

Pense em como sua marca é vista a partir de uma notícia comercial e use isso em seus canais sociais. Ferramentas de análise social permitem gerenciar o alcance de sua marca em várias plataformas de forma coerente em um determinado período de tempo. Faça sua marca ou produto se tornar parte das notícias, não apenas mais uma mensagem de marca no meio de tantas outras atualizações.

Dicas de Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Considere o conteúdo que você tem que pode se traduzir em publicações de notícia: quais tendências e avanços estão acontecendo em sua indústria e como sua marca faz parte disso? Um conteúdo oportuno e notável é o tipo certo de publicação para impulsionar nas mídias sociais, com potencial para gerar ainda mais tráfego.

3. Publicações de influenciadores: se você está trabalhando com um influenciador de mídia social (ou se você tem a sorte de ter alguém influente falando sobre sua marca de forma orgânica), amplifique esse conteúdo por meio de uma publicação forte ou de uma campanha paga.

A maioria dos influenciadores criam conteúdos bonitos para seus próprios públicos e plataformas sociais, fazendo com que cada post seja ainda mais apreciado e compartilhado por seus seguidores mais fiéis. Se sua marca estiver associada a uma publicação viral, ela aparecerá mais alto nos rankings de pesquisa do Google e ainda pode ajudar a melhorar seu SEO.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

As publicações de influenciadores são ótimos conteúdos para amplificar em todas as plataformas sociais porque possuem elementos mais humanos, em oposição a anúncios diretos, além de oferecer o bônus adicional de fornecer conteúdo de qualidade que é envolvente, oportuno e sob medida para o seu público.

4. Pesquisas e infográficos sob medida: de acordo com estatísticas recentes, as pessoas se lembram de 80% do que veem e fazem, em comparação com apenas 20% do que leem. Ou seja, sua estratégia de conteúdo deve ter todo tipo de material, inclusive dados demográficos, infográficos e pesquisas com representações visuais.

Algumas marcas podem fazer isso várias vezes por mês, outras esporadicamente, quando há alguma pesquisa especial do seu campo de atuação. Além disso, se você pretende gastar seu tempo e esforço montando uma peça gráfica, deve garantir que ela chegue ao maior número de pessoas possível, o que provavelmente significa gastar algum dinheiro com impulsões.

Posts nas redes sociais

Fonte: Freepik.

A infografia pode criar engajamento e é um método muito eficiente para criar backlinks, principalmente se você compartilhar seu gráfico nas mídias sociais. Incentivar seu público a compartilhar seus infográficos, pode, inclusive, aumentar o tráfego para seu site, o que também é ótimo para melhorar suas posições nos rankings dos motores de busca.

Veja também  6 Formas de Melhorar o Engajamento no Snapchat

Os infográficos têm uma maior oportunidade de se tornarem virais quando comparados com publicações regulares ou conteúdos escritos. Isso significa que criar infográficos pode ser uma ótima oportunidade criar conscientização de marca, promoção de dados e estatísticas e até explicação de conceitos complexos de forma visual e envolvente.

5. Postagens únicas da sua marca: existe algo que só sua marca pode fazer? Há algo que você faz muito melhor do que seus concorrentes? Existe uma época do ano em que a sua marca precisa ser mais visível e ganhar mais atenção, seguidores e conversões? Deixe seu público saber disso através de postagens sociais impulsionadas.

Dicas para aumentar o envolvimento com o público

Fonte: Freepik.

Junto as postagens orgânicas, é importante publicar conteúdo exclusivo da marca de maneira nova, valiosa e eficaz. Se você fez uma postagem no blog, criou um aplicativo ou melhorou seu site, esse é um ótimo conteúdo para impulsionar para a comunidade. Conteúdos exclusivos sempre podem ser ampliados através de campanhas reforçadas.

6. Postagens orgânicas de alto desempenho: essas postagens já estão recebendo uma atenção prolongada, promovendo sua visibilidade. Então, por que não aumentar isso através de uma campanha paga?

Em teoria, uma publicação orgânica bem-sucedida está mostrando do que seu público gosta, e potencialmente o que ele mais quer ver. Por isso faz sentido capitalizar publicações orgânicas de sucesso, usando-as para alcançar públicos novos e variados. Aproveite o alcance inicial como parte da sua estratégia.

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

Só porque uma publicação está funcionando bem por conta própria não significa que ela não pode se beneficiar de uma impulsão. Isso pode permitir que ele atinja novas audiências, em diferentes horários, dispositivos ou mesmo plataformas.

7. Postagens orgânicas que se perderam: sabemos que a maioria das publicações de mídia social só é vista por uma pequena porcentagem dos seguidores, o que geralmente gera muitas frustrações. Porém, existem conteúdos que podem ser republicados. Já existem ferramentas que se conectam com o blog ou site para re-compartilhar posts e artigos antigos periodicamente.

De vez em quando, uma publicação de mídia social que poderia ter um ótimo alcance acaba estagnada e isso pode ocorrer por inúmeros motivos. Se você sabe que tem um ótimo conteúdo em mãos que pode despertar o interesse do seu público, compartilhe-o novamente e invista numa impulsão ou campanha paga para reforçar essa mensagem.

Social media

Fonte: Freepik.

Lembre-se que só porque você ainda não descobriu a fórmula para seu sucesso isso não significa que você deve desistir. A mídia social não é uma ciência difícil, tão pouco exata, mas existem dados que podem ser empregados para impulsionar o envolvimento do público ao longo do tempo. E as publicações que ficam perdidas também podem ajudar nisso.

Veja também  9 dicas para postagens nas mídias sociais

Veja também

4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

As mídias sociais e o conceito de estar sempre conectado mudaram para sempre a forma como as notícias são produzidas, aumentando drasticamente a produção e a demanda por conteúdo. Mas como usar a mídia tradicional na digital? Confira 4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social e saia na frente da concorrência utilizando um conteúdo novo e popular para impulsionar o engajamento nas mídias sociais da sua empresa.

Read More

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Leave a Reply