Buscando novos rumos: TikTok estende duração de vídeos para 10 minutos

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
28/02/2022
Gestão de Mídias Sociais

Na última segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, o TikTok confirmou o que se esperava e divulgou uma novidade que promete aquecer ainda mais a rivalidade entre duas redes sociais gigantes. A novidade é que o TikTok estendeu duração de vídeos para 10 minutos na plataforma.

A ideia é aumentar ainda mais o leque de conteúdos na plataforma e, assim, poder bater de frente com o YouTube no quesito vídeos longos. Anteriormente, a duração limite na plataforma era de 3 minutos e essa última atualização foi feita em Julho de 2021.

A informação foi divulgada pelo especialista em mídias sociais, Matt Navarra, em sua conta oficial no Twitter e apurada pela equipe do TecMundo em seu site oficial. Quer saber mais sobre esta novidade e como a rivalidade entre as plataformas tende a crescer? Então confira o conteúdo abaixo e saiba mais.

Buscando novos rumos: TikTok estende duração de vídeos para 10 minutos

Fonte: Freepik

TikTok estende duração de vídeos para 10 minutos

O dia 28 de Fevereiro certamente foi um dia tenso para a equipe do Google e do YouTube. Isso porque a rede social que mais cresceu nos últimos anos anunciou que está mudando seu posicionamento no mercado e ampliando as possibilidades de conteúdo com o aumento na duração de vídeos de 3 para 10 minutos.

Se antes as gigantes e consolidadas plataformas se adaptavam para seguir a onda do TikTok, dessa vez foi a hora do TikTok se adaptar e fortalecer sua rivalidade com o YouTube. Isso porque um dos grandes argumentos dos YouTubers e usuários da plataforma era a possibilidade de fazer vídeos longos, informativos e bem produzidos.

Esse argumento, agora, deixa de ser válido e a tendência é de que muitos influenciadores passem a investir na produção de conteúdos mais longos e complexos também no TikTok, já que o alcance na plataforma é muito maior do que no YouTube, que passa por uma pequena crise interna entre a empresa e seus produtores de conteúdo por conta de regras internas.

“Hoje, estamos empolgados em começar a lançar a capacidade de enviar vídeos de até 10 minutos, o que esperamos liberar ainda mais possibilidades criativas para nossos criadores em todo o mundo”, confirmou o TikTok para o jornal The Verge,

No entanto, muitas pessoas que trabalham diretamente com conteúdo acreditam que esse pode ser um tiro no pé dado pelo TikTok, já que as pessoas usam a plataforma justamente por conter conteúdo simples, rápido e bem objetivo. Com isso, ele pode acabar perdendo um pouco da sua essência.

TikTok passa a ter vídeos de até 10 minutos

Fonte: Reprodução (Twitter/@MattNavarra)

A verdade é que existe um espaço na Internet para todas as grandes redes sociais, cada uma com sua característica e com seu público específico. Se por um lado o TikTok oferece vídeos rápidos e divertidos, o YouTube pode oferecer conteúdos mais completos e bem elaborados de maneira profissional.

Essa comparação também pode ser feita entre Instagram, Facebook e Twitter. Cada plataforma tem suas características e contam com um público que se comporta de maneira diferente. O importante é inovar e buscar fugir da obsolescência, como todas elas estão fazendo ao anunciar novidades assim.

De acordo com o Tweet de Matt Navarra, o lançamento desta novidade será feita de forma global, o que é um grande diferencial, já que os lançamentos costumam ser feitos aos poucos para corrigir possíveis falhas até que chegue em todos os usuários.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Invista em marketing com uma agência de marketing digital

Agência IMMA é uma agência de marketing digital que está no mercado há mais de 10 anos. Ajudamos seus clientes a aumentar suas vendas e aumentar os lucros com uma gama completa de serviços, incluindo SEO, mídia social, marketing de conteúdo, branding e muito mais.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos principais serviços. Faça já seu orçamento.

Veja também