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Tendências em mídia social e marketing de conteúdo para 2017

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O marketing digital se expandiu nos últimos anos e vai crescer ainda mais. Isso está acontecendo devido ao crescimento do número de usuários das mídias sociais em todo o mundo. Um relatório da plataforma Statista sugere que esse número vai ultrapassar 2,67 bilhões em 2018. Isso está gerando várias tendências em mídia social e marketing de conteúdo para 2017.

Tendências em mídia social e marketing de conteúdo para 2017 Fonte: Freepik.

Leia:

Com quase um terço da população global conectada a sites de mídia social, é imperativo para as marcas e as empresas dominar o marketing digital. Mas como seu negócio pode lidar com a concorrência para obter a atenção dos consumidores?  É preciso estar por dentro e explorar as novas tendências para sair na frente.

Confira as tendências em mídia social e marketing de conteúdo para 2017

1. Livestreaming em mídias sociais: praticamente todas as redes sociais estão se dedicando a desenvolver ferramentas de transmissões ao vivo cada vez melhores. O próprio Snapchat cresceu devido a sua proposta de ser uma rede baseada em vídeos que ficam disponíveis por pouquíssimo tempo.

O Facebook Live permite às empresas interagir com os espectadores em tempo real. Os seguidores recebem notificações sempre que você fica online. Outros serviços que você deve prestar atenção são o Hangouts On Air e o Periscope, que também oferecem ótima qualidade e estão sendo muito utilizados.

2. Página de negócios detalhada: a importância das mídias sociais para as empresas não pode ser subestimada. Hoje, as pessoas não só usam Facebook e Instagram para se conectar com parentes e amigos, como também empresas e marcas.

Um estudo da Bain & Co. relatou que 30% de todas as vendas online no Sudeste Asiático ocorrem nas redes sociais. A região abriga os usuários de mídia social mais ativos do mundo. O marketing de conteúdo nas Filipinas, Indonésia e outras partes do Sudeste Asiático está gerando uma demanda tão grande que as agências locais estão ficando saturadas.

Ao criar sua página de negócios, coloque nela todas as informações pertinentes que um potencial cliente precisaria. Além de nome, endereço e telefone, você pode incluir um mapa e imagens relacionadas a seus produtos e serviços. Isso também pode melhorar o seu SEO, pois as ferramentas de busca têm levado muito em conta as redes sociais ao montar rankings de pesquisa.

3. Ajuste de estratégias de mídia social: suas estratégias de mídia social devem ser menos estressantes, permitindo que você as desenvolva em menos tempo. Afinal, muita burocracia ao gerenciar as redes sociais diminui o interesse dos usuários, tendo em vista que ninguém quer esperar muito tempo por uma interação ou resposta.

As marcas necessitarão descobrir quais plataformas são as mais importantes para a própria audiência e priorizá-las. Não há nenhuma necessidade de estar em cada umas das plataformas de mídia social que existem; basta estar naquelas que são mais úteis para você e seu público-alvo.

2017 também sinaliza uma mudança na gestão de marketing de conteúdo, onde será imperativo investir num trabalho minucioso e personalizado. Somente as marcas que investem em escritores talentosos se destacarão, e isso pode fazer toda diferença durante a recessão pela qual todo o mundo está passando.

4. A idade dos recursos visuais: você sabia que as pessoas lembram apenas de 10% de uma informação que ouviram três dias depois? Em comparação, 65% dessa informação pode ser retida se estiver emparelhada com uma imagem. Isso ressalta o poder dos recursos visuais nos conteúdos de mídia social.

Criar conteúdo visual atraente para as mídias sociais ajuda não só a estabelecer seu estilo, mas também otimizar sua mensagem e se adequar aos gostos do público. Aproveite para selecionar cuidadosamente as imagens, suas cores e fontes, pois as pessoas vão esperar que tudo combine com a identidade visual que você tem fora das redes sociais.

5. Marketing com influenciadores em alta: o marketing com influenciadores, cujo foco está em indivíduos-chave específicos como promotores, tem sido uma tendência forte nas mídias sociais e vai se fortalecer e expandir em 2017, além de evoluir à medida que as plataformas mudam.

O marketing com influenciadores dará maior ênfase na autenticidade e transparência entre marca e influenciador. Campanhas que encorajem conversas genuínas entre os seguidores, ideias criativas e orgânicas e trabalho com médio e micro influenciadores também estarão em alta.

6. Serviço ao cliente nas mídias sociais: as pessoas usam uma mídia social tanto para expressar elogios quanto falar de suas frustrações em relação a uma marca, empresa ou produto. Por isso, todas as empresas precisam ter planos mais definidos sobre como vão lidar com questões de serviço ao cliente via mídia social.

Se você tiver uma equipe pequena, pode optar por bots para ajudar a lidar com o aumento de perguntas e reclamações. Esses algoritmos são usados atualmente por grandes corporações e grupos políticos para indexar consultas e influenciar opiniões. Bots também estão entre as principais tendências de mídia social para 2017.

Para um negócio, não é mais uma opção estar fora das mídias sociais. Quase um terço da população mundial já se tornou usuária de alguma rede social e um número crescente está fazendo transações através destes canais.

Se você quer se manter no jogo, precisa de estratégias de mídia social e marketing de conteúdo eficientes para 2017. Este será o ano de vídeos ao vivo, compras em mídias sociais, conteúdos valiosos e bem escritos, materiais visuais, marketing com influenciador e serviço ao cliente on-the-go. Acelere suas abordagens e, se a demanda for muito grande, procure ajuda de especialistas em marketing digital.

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