Agências digitais precisam se preparar para essas 5 tendências de 2018

O mundo do marketing digital está em constante evolução e nem sempre os profissionais ou agências se encontram preparados para lidar com elas. Mas as agências digitais precisam se preparar para essas 5 tendências de 2018.

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

A medida que as mídias sociais se tornaram um dos principais meios de comunicação, os consumidores passaram a exigir que o marketing se tornasse cada vez mais pessoal. Ao mesmo tempo, as novas tecnologias de automação oferecem aos profissionais de marketing digital a capacidade de facilitar algumas tarefas do dia a dia e agilizar suas interações.

Sem dúvida, o marketing digital continuará a avançar em direção a estes dois polos em 2018, tendo de um lado, a comunicação hiper pessoal e, de outro, o aumento da confiança nos processos de automação.

Veja aqui o podemos esperar do mundo do marketing digital com as tendências de 2018 e como as agências digitais podem se preparar:

Consumidores estão reagindo mais a momentos autênticos do que ao conteúdo perfeitamente projetado: claro, a estética de uma foto elegante e profissional não perdeu seu atrativo, porém imagens genéricas não ajudam as marcas a mostrar sua autenticidade. Como resultado, os consumidores buscam por momentos mais autênticos das marcas em outras plataformas, como Instagram Stories e Snapchat.

Agências digitais precisam se preparar para essas 5 tendências de 2018

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Os consumidores estão procurando por informações honestas sobre como as marcas operam e querem se conectar a um nível pessoal com aquelas das quais mais gostam. Marcas que compartilham fotos e vídeos que não sofreram uma grande edição podem esperar receber mais curtidas, compartilhamentos e cliques em seu conteúdo.

O storytelling é mais importante do que nunca: a importância do marketing de conteúdo é algo que todos sabemos, mas já se foram os dias em que uma marca poderia ter só uma pessoa focada nisso. A medida que a concorrência pela atenção online fica mais feroz, muitas agências estão se voltando para o storytelling e profissionais que conheçam a técnica para escrever seus principais materiais.

Com os meios de comunicação tradicionais em declínio, contratar jornalistas também se tornou algo menos importante. As agências têm se beneficiado muito com a contratação de escritores com origens em relatórios e narrativas. Por isso, é importante que todos comecem a se adaptar a este novo momento do marketing digital.

Tendências de 2018

Fonte: Freepik.

A demanda por conteúdo envolvente de alta qualidade está crescendo anualmente e espera-se que essa seja uma tendência de 2018. Os leitores querem obter algo único das marcas que seguem e, para vencer essa competição, as agências terão que intensificar suas estratégias, o que provavelmente significa atrair mais talentos menos tradicionais para a produção de conteúdo.

A automação veio para ficar: em meados de 2018, as máquinas podem chegar a gerar até 20% do conteúdo comercial para redes sociais. O Facebook vem usando a inteligência artificial há anos no seu software de reconhecimento facial, mas veremos que a tecnologia ultrapassar isso com as tendências de 2018.

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O desenvolvimento mais importante em inteligência artificial para as agências provavelmente será o uso generalizado de bots de bate-papo para fornecer um atendimento ao cliente ainda mais rápido. Os chatbots podem ajudar a automatizar processos, reduzindo a carga de trabalho das equipes e permitindo que os profissionais de marketing dediquem mais tempo a projetos criativos.

Tecnologia no marketing

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Mesmo as principais marcas já estão usando bots para automatizar seu conteúdo. O New York Times admitiu recentemente que usar bots para ajudar a coordenar posts em suas várias páginas. Esses bots têm feito um ótimo trabalho ao prever o que irá gerar engajamento, então espere ver que eles causando um grande impacto no marketing em 2018.

Relações significativas com influenciadores: o marketing com influenciadores é quase onipresente agora. Mas com os consumidores mais focados na reputação das marcas do que nunca, é ainda mais importante que os profissionais de marketing trabalhem com influenciadores apropriados para seus negócios.

Os consumidores não estão interessados em ver uma celebridade aleatória promover um produto; eles querem ver líderes reais falando sobre um produto ou serviço para lhe dar valor social. Novas plataformas de influenciadores estão brotando todos os dias e podem ajudar a cuidar de muitas tarefas que consomem tempo, incluindo encontrar influenciadores relevantes, gerenciar relacionamentos e medir o sucesso.

Marketing na internet

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Manter relacionamentos estreitos com influenciadores da indústria será crucial para os profissionais de marketing manterem a atenção de seus seguidores em 2018. Gaste tempo pesquisando em quem seu público confia e segue antes de começar a construir um relacionamento com um influenciador.

A concorrência para visualizações de vídeo aumentará: o vídeo já é o tipo de mídia mais consumido nas redes sociais e essa continua a ser uma das tendências de 2018. Na verdade, a previsão é que até 2020, 80% do conteúdo online será em vídeo.

O vídeo não irá embora em breve e certamente se tornou uma área muito competitiva. Para fazer vídeos atraentes que mantenham a atenção dos seguidores, é preciso se concentrar nos primeiros três segundos, já que é esse o tempo você tem até que o espectador perca o interesse.

Agência digital

Fonte: Freepik.

Otimizar o conteúdo de vídeo para visualização com som ativado ou desativado também será importante, uma vez que a maioria das redes sociais automaticamente mantêm os vídeos em silêncio, a menos que você clique neles. A experiência deve ser boa para todos os espectadores, quer eles estejam ouvindo ou não.

Finalmente, certifique-se de considerar os motivos para fazer um vídeo em primeiro lugar. O vídeo é um meio para um fim, não um fim em si mesmo. Sua audiência quer saber como seu conteúdo de vídeo pode ajudá-los a resolver seus próprios problemas. Se eles não verem nenhum valor nisso, eles vão ignorar seus vídeos.

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Agora que você já conhece algumas das tendências de 2018, saiba que as agências digitais devem estar preparadas para dar a todos os conteúdos um toque pessoal e autêntico, além de adotar uma abordagem mais prática nas mídias sociais, automatizando as tarefas mais simples. As equipes de marketing que encontrarem o equilíbrio entre os desejos dos usuários e o uso adequado das tecnologias provavelmente alcançarão o sucesso em 2018.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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