Conheça técnicas de SEO para corrigir black hat

A maioria das pessoas que navega na internet está ciente de que existem black hats ou já ouviram falar de técnicas reprovadas que fazem sites serem punidos. Porém, muitas delas não estão plenamente conscientes de como isso é prejudicial nem como pode ser corrigido. Conheça técnicas de SEO para corrigir black hat.

Black hat

Fonte: Freepik.

Black hats são práticas de SEO não aprovadas pelos mecanismos de busca. Algumas até já foram comuns no passado, mas atualmente são reprovadas. Quem as usa acha que isso fará com que o site suba rapidamente nos rankings dos mecanismos de busca, mas isso não é verdade, não importa o que você tente ou o quanto você paga a alguém para fazê-lo.

Conheça algumas das principais técnicas de black hat

Cloaking: quando há duas ocorrências de conteúdo diferentes, uma para os usuários que visitam seu site e outra para os rastreadores do mecanismo de busca. Geralmente, as palavras-chave e conteúdo reais são inteiramente diferentes para usuários e os rastreadores. Em algum momento, os motores de busca percebem que isso está acontecendo e punem o site, com quedas no ranking ou até com banimento.

Repetição da palavra-chave: as palavras-chave são importantes para mostrar sobre o que é determinado conteúdo. Porém, elas devem ser usadas de forma natural dentro do texto pois a repetição excessiva faz o texto perder o sentido e é considerada black hat. Repetir a mesma palavra ou termo num único parágrafo ou página é indicativo de spam.

Otimização de site

Fonte: Freepik.

Conteúdo repetido: pegar um conteúdo antigo e editá-lo minimamente, inclusive copiando trechos a fim de criar novos conteúdos, é considerado duplicação de conteúdo. Não há problema em escrever várias vezes sobre o mesmo assunto, mas o conteúdo de cada página deve ser único e original. Repetir o mesmo texto várias vezes dentro de um site também é considerado spam.

Texto oculto: o mecanismo de busca indica a você que em determinada página há algo sobre o que você está procurando, mas, ao acessar o site, você não encontra o texto. Porém, ele provavelmente está lá, oculto. Colocar o um texto com palavras-chave populares escondido dentro do site para aumentar o número de acessos não é nenhuma novidade. Muitas vezes, o texto está da mesma cor do fundo ou mesmo do lado de fora da página.

Páginas de entrada: você já clicou em um link e foi para uma página que não tinha nada do que você estava buscando? Isso é um black hat de página de entrada; páginas de spam criadas para enganar os motores de busca e os usuários, fazendo-os pensar que há mais conteúdos mesmo isso não sendo verdade. Isso é usado para aumentar o tráfego para o site, mas o efeito real é deixar os usuários extremamente irritados.

Veja também  10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

Conheça técnicas de SEO para corrigir black hat

Fonte: Freepik.

Link farming: esta é a técnica mais prejudicial e enganadora utilizada. Geralmente, o dono do site faz parcerias ou paga por links em outros sites de péssima reputação. Isso faz com que os mecanismos de busca percebam que há vários links apontando para o seu site, ou seja, mostrando que ele é muito popular. Porém, se a qualidade do site no qual está seu link é baixa, isso indica aos robots que seu site também é de baixa qualidade.

O problema com todos esses black hats é que eles geram punições dos mecanismos de busca, que podem ser desde a queda de posições nos rankings até o completo banimento. E uma vez que seu site entra numa lista de black hat, é muito difícil sair dela, mesmo depois de corrigir o problema. E sejamos sinceros: se seu site não pode ser encontrado, também não será visto.

Técnicas de SEO para corrigir black hat

Se você praticou ou foi vítima de um black hat, terá que corrigir o problema. E a melhor forma de fazer isso é usando técnicas de SEO para corrigir black hat que são aprovadas. Se o seu site caiu posições nos rankings de busca, basta corrigir os problemas que logo ele terá a oportunidade de voltar a crescer. Já se ele foi banido, você terá que entrar em contato com os mecanismos de busca e se justificar.

White hat

Fonte: Freepik.

O primeiro passo das técnicas de SEO para corrigir black hat, antes de tomar qualquer atitude, é realmente rever o site e retirar todos os black hats. Existem ferramentas online gratuitas que podem ser utilizadas para encontrar problemas e erros no site. Além disso, os próprios e-mail enviados pelos mecanismos de busca já indicam os black hats que fizeram seu site ser punido.

Se você tem um problema com seus links externos, entre em contato com os sites em que eles estão para tirá-los do ar. Você pode também pode desautorizar os links que estão sendo exibidos como spam ou em sites de má reputação usando uma ferramenta do próprio Google.

Veja também  Como melhorar seu posicionamento no Google

É claro que você precisa de links externos, mas é melhor batalhar por eles oferecendo materiais de qualidade para os usuários. Assim, seu site passará a ser indicado de forma orgânica por páginas que tenham a ver com seu nicho, melhorando sua popularidade e podendo, inclusive, levar o site a se tornar referência.

Black Hat SEO

Fonte: Freepik.

Quanto a problemas com o conteúdo, não há um jeito melhor de corrigi-los do que ler todas as suas páginas e alterar ou tirar do ar aquelas que estão com conteúdos repetidos ou com uma grande repetição de palavras-chave. Um trabalho sério de marketing de conteúdo voltado para seu público-alvo específico certamente ajudará o site a crescer novamente.

Se o seu conteúdo não flui de forma clara e objetiva é preciso reescrevê-lo. Lembre-se que os bots identificam as palavras-chave, mas valorizam os textos que estão bem escritos e podem ser lidos de forma natural. Pode dar um pouco de trabalho rever cada pequeno texto dentro do site, mas certamente é um esforço que vale a pena.

Também é importante apagar os textos ocultos e páginas de entrada que não levam ao conteúdo que oferecem. Além disso, preencha corretamente todas as tags e metatags das suas páginas, indicando corretamente para os mecanismos de busca o que há dentro delas. Isso vai permitir que seu site seja indexado corretamente, recebendo visitas de pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Otimização para corrigir black hat

Fonte: Freepik.

Usar técnicas de SEO para corrigir black hat ainda é a melhor forma de se destacar na internet e ter um site valorizado pelos mecanismos de busca. Não se deixe seduzir por técnicas que oferecem crescimento rápido sem muito esforço: elas geralmente causam muitos danos difíceis de serem reparados.

Veja também

Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

By | Criação de Sites, Marketing Digital, Otimização de Sites (SEO)

O crescimento do uso de dispositivos móveis para navegar na internet não é nenhuma novidade. Não possuir um site preparado para esses dispositivos é, de cara, o primeiro erro que se pode cometer. Com o Mobile First Index sua preocupação com a versão mobile do seu site deve ser duplicada!

Read More
Veja também  SEO passo a passo
SEO passo a passo para o sucesso

SEO passo a passo

By | Otimização de Sites (SEO)

Ter um SEO passo a passo é complicado, já que envolve dezenas de interpretações entre os milhares de “experts” que existem no mercado. Consideramos que o que está dando certo pra gente, pode dar certo pra você também, por isso resolvemos te ajudar.

Read More
SEO Interno, como fazer

SEO interno, como fazer a otimização perfeita

By | Otimização de Sites (SEO)

Quando pensamos em como fazer SEO interno de um site, a maioria das pessoas pensa nas questões técnicas, como programação e layout. Obviamente, esses são detalhes muito importantes e que precisam ser pensados na hora da criação de um site. Mas, além da técnica, há uma série de outros processos que são fundamentais no SEO interno e eles passam basicamente pelo conteúdo que será postado no blog e em outras páginas. No texto de hoje, separamos algumas dicas de como fazer SEO interno e o que deve ser evitado para não gerar punições do Google. Confira o que separamos mais abaixo!

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.