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Por Que Sua Estratégia de Marketing Não dá Certo?

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Sabe aquela vontade de começar um novo negócio com base naquela ideia que surgiu como um milagre?

Depois, dar continuidade a esse devaneio produzindo diversos materiais até chegar a exaustão? E o pior de tudo, saber que tudo isso foi em vão e que os resultados nunca apareceram? Pois é, esse é o pesadelo de muitos empreendedores sonhadores.

Mas o que torna você diferente de todos eles é o seguinte: se chegou até nós, certamente se perguntou o porquê de sua estratégia de marketing não dar certo.

E sim, o problema é seu… em partes.

Mas sem mais suspenses, hoje, mostraremos porque sua estratégia de marketing não dá certo e como você pode contornar essa situação ainda hoje! Então, separe seu bloco de notas e se prepare para as nossas dicas.

Por Que Sua Estratégia de Marketing Não dá Certo?

Por Que Sua Estratégia de Marketing Não dá Certo? 5 Erros que te Impedem de Crescer

Bom, depois de assumir sua parcela de culpa (mesmo sem saber onde errou), chegou a hora de identificá-la e corrigi-la.

Para te ajudar nesse processo, separamos as 5 falhas mais comuns que estão limitando o seu alcance, tanto em suas redes sociais quanto em seu site. Anota aí!

1. Seu Conteúdo é um Ótimo Remédio contra a Insônia

Sim. Seu conteúdo pode ser o maior dos problemas da sua estratégia de marketing.

Conteúdos de valor sempre foram o método mais seguro para atrair novos seguidores para a marca. Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, criar um conteúdo que engaje com seu público não é uma tarefa fácil.

Além de não ter se dedicado a uma pesquisa minuciosa, seu conteúdo pode ser bastante genérico, visto que muitas empresas, de todos os portes, acabam dando um tiro no próprio pé ao seguir o “efeito manada”, implementado por outras empresas que já perderam sua relevância há tempos.

Se você sentiu uma pontada no coração ao ler este tópico, então é bom parar suas publicações e solucionar esse problema o mais rápido possível (fique conosco para saber como criar conteúdos matadores, mais abaixo!).

2. Imagens de Baixa Qualidade ou Sem Nenhum Sentido

As imagens são elementos fundamentais em um conteúdo, seja no blog, site ou, principalmente, nas redes sociais. Elas servem como um complemento visual para aquilo que está sendo abordado no assunto em questão.

Por isso, basta uma imagem de qualidade duvidosa ou sem contexto algum com o conteúdo para que seu post vá por água abaixo.

Como você já deve imaginar, o ser humano é, em sua essência, um ser visual. As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento.

Não é à toa que acompanhamos o crescimento exponencial de redes sociais como TikTok, Instagram, Kwai e Youtube, por exemplo. Sendo assim, se você não dedica tanto do seu tempo em escolher as imagens certas para o seu conteúdo, pode ter certeza de que obterá o resultado errado para a sua estratégia de sucesso.

Por Que Sua Estratégia de Marketing Não dá Certo? 5 Erros que te Impedem de Crescer

3. Empolgação > Disciplina

Quando estamos empolgados com algo, nossa determinação e vontade se tornam forças imbatíveis da natureza, capazes de dobrar a própria realidade, se preciso for. Contudo, basta a inspiração se despedir para caírmos em desgraça, não é mesmo?

Se você é do tipo “artista”, inspirado por sua arte até concluí-la, é bom pensar que será necessário idealizar, pelo menos, umas 50 delas, tudo bem? Afinal, assim que tudo estiver feito e sua obra máxima for postada, viverá como refém do tempo até que outra ideia inspiradora o acerte em cheio no cérebro.

Quanto mais tempo sua rede social ou seu blog ficam ociosos, mais seguidores o abandonam para seguir seus concorrentes. Mas isso também não significa que você deve fazer uma publicação nova a cada 5 minutos.

Como diriam os sábios deuses do panteão sagrado do marketing: “o equilíbrio é a chave para todas as coisas”.

4. Desconhecimento do Seu Público-Alvo

Um dos erros cruciais que podem comprometer sua estratégia de marketing é o desconhecimento do seu público-alvo. Entender quem são seus clientes potenciais, suas necessidades, preferências e comportamentos é essencial para criar campanhas direcionadas e eficazes.

Se você não investiu tempo suficiente pesquisando e compreendendo o perfil do seu público, suas mensagens podem não ressoar da maneira desejada. Cada segmento de mercado possui características específicas, e direcionar suas ações de marketing para atender a essas peculiaridades pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Realize pesquisas de mercado, analise dados demográficos e comportamentais, e esteja constantemente atualizado sobre as tendências do seu setor. Isso ajudará a ajustar sua abordagem e a personalizar suas estratégias de marketing de acordo com as necessidades reais do seu público-alvo.

5. Falta de Monitoramento e Análise de Resultados

Implementar uma estratégia de marketing não é apenas uma questão de criação e execução. A etapa crucial que muitos empreendedores negligenciam é o monitoramento e análise de resultados. Sem um acompanhamento constante do desempenho das suas campanhas, você fica às cegas em relação ao que funciona ou não.

É vital utilizar ferramentas de análise de dados para mensurar o impacto das suas ações de marketing. Avalie métricas como taxa de conversão, engajamento nas redes sociais, cliques em anúncios e outras métricas relevantes para o seu negócio. Com base nessas informações, ajuste sua estratégia, eliminando o que não funciona e amplificando o que traz resultados positivos.

A falta de monitoramento e análise contínua pode resultar em desperdício de recursos e tempo, impedindo o crescimento sustentável do seu negócio. Portanto, dedique esforços para implementar um sistema eficiente de acompanhamento de métricas e esteja preparado para adaptar sua estratégia de marketing conforme necessário.

Saiba porque Sua Estratégia de Marketing Não dá Certo
Fonte: Envato

Mas Como Obter Sucesso em Meio a Tantas Falhas?

Sim, é possível salvar a sua estratégia de marketing da ruína total. Mas saber como fazer isso é fundamental para a criação de um plano de ação.

Confira 4 passos essenciais para corrigir sua estratégia de marketing e salvar o futuro da sua marca:

  • Conheça profundamente seu público-alvo, a ponto de saber como ele se sente em relação ao seu conteúdo e como você pode alcançá-lo através das postagens;
  • Mantenha a constância e consistência de suas publicações;
  • Saiba monitorar as métricas CERTAS das suas publicações, entre elas: alcance, engajamento, Taxa de Cliques, entre outros;
  • Contar com uma agência de marketing digital experiente.

Transformando Falhas em Oportunidades

Reconhecer os erros na sua estratégia de marketing é o primeiro passo para transformar falhas em oportunidades de crescimento. Ao corrigir essas falhas com as ações corretas, você estará no caminho certo para construir uma presença online sólida e eficaz.

Lembre-se de que o marketing é um campo dinâmico, e a adaptação constante é fundamental para permanecer relevante. Ao evitar os erros mencionados e incorporar práticas sólidas, sua estratégia de marketing terá mais chances de alcançar o sucesso desejado.

Continue aprendendo, ajustando e inovando. “O caminho para uma estratégia de marketing bem-sucedida é uma jornada contínua de melhoria e evolução”.

Conheça a Agência IMMA

A Agência IMMA é uma agência especializada em marketing digital.

Há mais de 6 anos no mercado, a agência conta com profissionais bem capacitados para melhor atender às suas necessidades, possibilitando que seus sonhos de possuir uma marca de destaque no marketing digital finalmente saia do papel!

Quer cuidar da imagem do seu negócio online? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas para conhecer um pouco mais do nosso trabalho!

E não deixe de conferir o nosso blog e nos seguir nas redes sociais para ficar atualizado sobre tudo o que acontece no mundo do marketing digital!

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