O tamanho do poder do Instagram para as estratégias de marketing digital já não é nenhuma novidade. Sendo uma das redes sociais mais acessadas atualmente, ele virou o objeto de desejo de muitas empresas que desejam aumentar sua consciência de marca. Para elevar esse índice ainda mais, nada melhor que usar e abusar dos Stories do Instagram no seu negócio.
Você não entende muito dessa ferramenta? Fica tranquilo, neste artigo a Agência IMMA vai te contar mais sobre isso.
O que são os Stories do Instagram?
Lá em 2016, a rede social desenvolveu uma nova ferramenta que desbancou totalmente o Snapchat, seu principal concorrente. Stories do Instagram, também conhecido como Histórias, é um recurso onde é possível publicar fotos, vídeos e fazer transmissões ao vivo que ficarão disponíveis durante 24h.
Ainda é permitido adicionar stickers, emojis, textos, enquetes, hashtags, localização e outras várias aplicações criativas que ajudam na interatividade.
Quando o recurso foi criado, realmente só era possível manter as postagens disponíveis por apenas um dia. Entretanto, há pouco tempo, o Instagram criou um upgrade para a ferramenta: os Stories em Destaque.
Eles funcionam da seguinte forma: você posta o stories normalmente e então, ao abri-lo, na parte inferior da tela aparece o ícone com um coração escrito “destacar”. Aí então é só escolher um nome para seu destaque e ele ficará disponível dentro do seu perfil até que você resolva exclui-lo ou não.
Por que utilizar os Stories do Instagram no seu negócio
Se uma ferramenta online é criada e causa um impacto tão grande, com certeza ela será buscada pelos setores de marketing das empresas. Os Stories do Instagram no seu negócio podem ser muitos efetivos e trazer bons resultados para o empreendimento no que diz respeito a relacionamento com o público.
Você vai conferir agora alguns motivos para utilizar essa ferramenta na sua estratégia de marketing na internet.
Maior proximidade com o público
Diferentemente do feed do próprio Instagram, os Stories permitem uma comunicação mais informal com a sua persona. É uma maneira de fugir dos posts mais sérios e que são somente informativos para ir a um mundo onde você e o público podem ter uma relação mais íntima, quase de amizade.
Mostre os bastidores da empresa. Uma parte da produção, um momento de lazer dos colaboradores e mais o que você achar interessante e que possa criar essa aproximação com as pessoas. O público gosta muito disso.
Conteúdo à vontade
Ao contrário do feed comum, os Stories do Instagram permitem que você publique muito mais conteúdo sem se preocupar com overposting. As publicações ficam todas agrupadas em uma única “bolinha” com sua foto de perfil, na página inicial do aplicativo.
Portanto, não há possibilidade de flood (Em inglês, flood significa inundar. Foi apropriado pelos internautas para se referir postagem sucessiva de conteúdo irrelevante na Internet e redes sociais) na página dos usuários.
Mas, calma! Isso também não significa que você deve postar mil stories no mesmo dia. Os usuários até gostam de conhecer mais intimamente seu produto e/ou sua marca. Porém, se você passa dos limites, a tendência é que eles comecem a pular seus stories. E essa, com certeza, não é a intenção.
Transmissões ao vivo
Uma ótima alternativa para usar os Stories do Instagram no seu negócio é fazendo transmissões ao vivo. Se sua empresa estiver realizando ou participando de um evento, se algum colaborador estiver concedendo entrevista, um momento especial que diz respeito ao público e várias outras ocasiões são motivos para fazer uma transmissão.
Elas são ótimas porque geram uma notificação para seus seguidores no momento em que você entra ao vivo.
Entender muito mais da sua persona
Como já citado, os stories propiciam uma melhor aproximação da empresa com o público porque possuem esse toque mais humano, mais dia-a-dia. Mas existem stickers que favorecem essa interação ainda mais: as enquetes e o recurso de perguntas.
O que seria mais eficiente que uma enquete para saber a opinião do público, não é mesmo? Coisas simples como uma mudança na logo, no layout do site, um aperfeiçoamento, ou até mesmo um novo produto. Pergunte o que as pessoas acham!
Se gostaram ou não, o que elas preferem sobre determinado assunto, enfim, as possibilidades são inúmeras para as enquetes. Outra forma de utilizar bem os Stories do Instagram no seu negócio é com as “perguntas”. Ao publicar o conteúdo, você pode adicionar esse sticker e permitir que os usuários façam uma pergunta para a empresa. Ao respondê-la, um novo stories será criado com a pergunta e a resposta, mas somente você saberá quem perguntou.
Você também pode usar da forma contrária, colocando ali uma pergunta para os usuários. Isso quando quiser respostas mais profundas, o que não é possível com a enquete.
Viu como os Stories do Instagram no seu negócio só tendem a trazer benefícios? Essa ferramenta é ótima para quem procura estar sempre perto do público. Use nossas dicas e aproveite! A Agência IMMA possui o serviço de gestão de mídias sociais e pode te ajudar a gerenciar melhor as redes. Entre em contato e solicite um orçamento.