O impacto dos sinais sociais no SEO é um tema recorrente no mundo do marketing digital. Muita pesquisa tem sido feita nesse sentido, mas sem schegar a uma resposta única. Embora o Google afirme que os sinais sociais não são um fator de classificação, a maioria dos especialistas em SEO lhe dirá que eles influenciam, sim. Neste artigo, a Agência IMMA vai te contar qual a relação entre sinais sociais e SEO.
Se o Google revelasse o segredo do seu algoritmo de classificação de pesquisa, a vida dos especialistas em SEO seria muito mais fácil. Mas, como isso é bem improvável, temos que analisar o que ele afirma em suas diretrizes. E, além disso, ficar de olho no que os profissionais de lá dizem.
Entenda a relação entre os sinais sociais e SEO
Muitos desses profissionais já afirmaram que os sinais sociais realmente não são um fator direto de classificação de SEO. Porém, os links compartilhados no Facebook e no Twitter são. Além disso, tanto a pesquisa tradicional quanto a pesquisa por imagens já apontam para materiais que estão dentro das redes sociais.
Ou seja: o Google disse que sinais sociais não são um fator de classificação direta. Entretanto, isso não significa que o social não afete as classificações. Além disso, também não quer dizer que ele não deve ser parte de uma estratégia de SEO. Páginas das redes sociais são tratadas como quaisquer outras no índice da web. Se o Google realmente trata essas páginas como qualquer outra, aquelas que possuem links, por exemplo, podem levar a obtenção de backlinks externos.
Um estudo da Hootsuite mostrou correlações claras entre a atividade social e os rankings, tanto em posts orgânicos quanto em posts promovidos. Isso demonstra que, embora você não tenha necessariamente que colocar dinheiro em suas postagens do Facebook ou Instagram, isso pode ter um impacto positivo para sua marca.
Além disso, o estudo também mostra uma relação positiva entre o número total de sinais sociais e a mudança de classificação orgânica. Portanto, é benéfico compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Isso porque o envolvimento do seu público-alvo pode levar a um desempenho ainda melhor. Isso no que diz respeito as colocações da marca nos rankings de busca.
O que devemos ter em mente quando se trata de sinais sociais e SEO
- Aproveite seu conteúdo de alta qualidade nas mídias sociais para ajudar seus rankings orgânicos. Isso não significa apenas compartilhar seus posts mais recentes, mas também o compartilhamento de vídeos, conteúdo interativo (como questionários, enquetes, guias, etc.), material gerado pelo usuário, etc.;
- Considere que a promoção paga de conteúdo também pode ser benéfica. Se você tiver algum orçamento que possa utilizar para ajudar a ter mais usuários em contato com seu conteúdo ou mais engajamento, utilize-o em seus posts;
- Certifique-se de que você está conduzindo testes contínuos para ver quais tipos de conteúdo e tópicos tendem a obter o maior engajamento, pois ele também se correlaciona com o aumento das classificações orgânicas. Mas, lembre-se que o Facebook ultimamente está desencorajando as marcas a pedir por curtidas, compartilhamentos e comentários. Então, tenha certeza de que você está evitando isso e confiando no engajamento orgânico.
Ferramentas úteis para a integração entre sinais sociais e SEO
BrightEdge: é uma das plataformas mais robustas e populares para SEO. Sendo a primeira a integrar sinais sociais em sua plataforma de desempenho de conteúdo. Fornece insights acionáveis que podem ajudar a otimizar as campanhas em seu site, pesquisas orgânicas e canais sociais com o máximo de resultados.
BuzzSumo: é uma ferramenta que ajuda a analisar qual conteúdo apresenta melhor desempenho para qualquer tópico ou marca. Com ela, é possível obter uma compreensão com base em dados de qual conteúdo está ressoando melhor em torno de determinados tópicos e públicos-alvo. A ferramenta também pode ser utilizada para obter uma compreensão mais profunda do impacto social de sua própria marca.
nTuitive.social: permite que você acompanhe o desempenho de seus perfis sociais, site, blog, etc. Também permite acompanhar as menções sociais de palavras-chave específicas. Ele agrega dados de seus canais sociais e os transfere para um painel simples e fácil de usar, que possibilita a tomada de decisões apoiadas em dados reais, próprios sobre sua estratégia social.
Agora você já sabe mais sobre a relação entre sinais sociais e SEO. Por isso, que tal contar com uma agência de marketing digital para ajudar na sua estratégia? Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento.