Muitos donos de sites observam um tráfego estável, mas que não se traduz em conversões de clientes. Se este é o seu caso, saiba que há uma variedade das razões para isso acontecer. Descubra por que o seu site pode estar repelindo visitantes.
Fonte: Freepik.
Por que seu site pode estar repelindo visitantes? Confira 7 motivos:
1. Os usuários têm problemas para ler o seu conteúdo: isso pode acontecer por uma variedade de razões. Pode ser que a fonte seja extravagante ou pequena demais ou que ela esteja se misturando com a cor do fundo. Geralmente, o tamanho e fonte usada no site não deve ser menor do que 14 pixels para o texto do parágrafo e 22 pixels para os cabeçalhos.
Além disso, estilos de fonte com serifa e sem enfeites proporcionam uma leitura melhor. Lembre-se que deve haver um alto contraste entre a cor do texto e o fundo, e que a combinação de um texto escuro com fundo claro costuma ser uma opção melhor. E não se esqueça de proporcionar um bom espaçamento entre as linhas.
No final, teste tanto as cores quanto as fontes escolhidas no desktop e nos dispositivos móveis para ter certeza de que tudo ficou legível nas mais diferentes plataformas. Se não estiver tudo certo, saiba que isso pode acabar repelindo visitantes.
2. Você tem vídeos que tocam automaticamente em seu site: muitos de nós já passaram pela experiência pouco agradável de entrar em um site que possui vídeos automáticos que logo começam a rodar e precisamos procurar para poder desligar. Isso é especialmente irritante quando você está no trabalho ou num espaço público pois acaba chamando atenção das outras pessoas desnecessariamente.
Fonte: Freepik.
Esta é também uma maneira muito rápida de fazer com que um visitante busque pelo botão de voltar do navegador e saia do seu site imediatamente. Dar a opção de reproduzir ou não o vídeo ao usuário faz com que ele preste mais atenção ao vídeo e consuma o conteúdo disponível da maneira mais satisfatória.
3. Você tem muitos pop-ups ou anúncios: seu site não é uma feira e você não precisa anunciar promoções e inscrições em newsletter por todo o espaço. Ter um monte de pop-ups pulando na tela junto com vários anúncios externos da própria página pode ser extremamente irritante para qualquer usuário e ainda atrapalhar na localização do conteúdo que ele está procurando.
Uma pesquisa da Nielsen mostrou que o excesso de anúncios em um site pode torná-lo não confiável e passar uma imagem de que a empresa está desesperada. E este é o tipo de sentimento que ninguém deseja ter associado ao próprio site. É bom ter um espaço para inscrições na newsletter e alguma publicidade no seu site, mas tudo deve ser feito em equilíbrio e priorizando o conteúdo.
4. A navegação não está ajudando os usuários a achar as informações que eles estão procurando: de um modo geral, os visitantes do site devem ser capazes de encontrar o que eles precisam em seu site com apenas dois ou três cliques. Se eles têm de percorrer um caminho muito longo, você provavelmente vai perder a oportunidade de converter alguém em cliente.
Fonte: Freepik.
Antes de preencher seu site, crie um sitemap que mapeia claramente todos os produtos e serviços importantes dentro da navegação principal. Além disso, inclua links relevantes em suas páginas internas para que potenciais clientes possam clicar e encontrar facilmente produtos e serviços relacionados.
5. Seu site não possui ou tem muitas chamadas para ação: as chamadas para ação podem ser um problema par qualquer site, pois tanto a falta quanto o excesso tendem a gerar uma alta taxa de rejeição. É perfeitamente apropriado e necessário incluir chamadas para ação claras para seus visitantes, mas não use muitas para que eles não se confundam sobre qual acionar.
Antes de encher o site com chamadas para ação, considere o funil de vendas para tornar as conversões mais elevadas. Lembre-se que toda chamada para ação busca aproximar o usuário cada vez mais do seu objetivo final. Este processo será diferente para cada empresa com base em seus objetivos e as etapas pelas quais seus visitantes passam antes de converterem.
6. O design do seu site está desatualizado ou é desagradável: se você está indo jantar, prefere ir a um restaurante novo com uma aparência moderna, boa iluminação e um exterior limpo ou um antigo e deteriorado que está precisando ser limpo? Justo ou não, as aparências são importantes. Ter um site atraente dá mais credibilidade e faz com que os clientes em potencial se sintam mais confiantes em fazer negócios com você.
Fonte: Freepik.
7. Seu site não é amigável para dispositivos móveis: os usuários de dispositivos móveis já ultrapassaram os de desktop e são muito menos propensos a ficar em um site que não é responsivo. Tanto que o Google (e outros motores de busca) já começou a dar preferência a sites mobile friendly em um esforço para melhorar a experiência dos usuários.
Se você ainda não pensou sobre isso, saiba que a concorrência está te deixando para trás e já passou da hora da sua empresa ter uma versão do site para dispositivos móveis ou investir na tecnologia responsiva.