O jornalismo atual não sobrevive apenas dos meios de comunicação mais tradicionais como a mídia impressa e a televisão. Com o marketing digital veio também a importância do SEO para jornalistas.

SEO para jornalistas

Fonte: Freepik.

Muitos jornais tradicionais já têm suas respectivas versões online, e o jornalismo no meio digital só tende a crescer.

A seguir, vamos te apresentar algumas técnicas de SEO para jornalistas. Afinal, até mesmo o jornalista que trabalha com as ferramentas mais tradicionais do jornalismo precisa saber como funciona o ambiente digital.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que fazem com que as páginas da internet fiquem mais fáceis de serem localizadas nos sites de pesquisa. Tais como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Como funciona a busca no Google?

Quando o usuário digita um termo no Google, os servidores do site de pesquisa iniciam um rastreamento e indexação dos resultados na sua tela.

SEO

Fonte: Pixabay.

Esse rastreamento é feito nas mais de trinta trilhões de páginas existentes na internet que possam, ou não, ter relação com o termo pesquisado.

Quando realiza esse rastreamento, os “robôs” do Google selecionam as páginas que aparentam ter maior relação com o termo que você pesquisou. As páginas selecionadas pelo servidor, então, são exibidas na sua tela.

Por que SEO: Quais as vantagens frente a outras estratégias de divulgação online?

Existem muitas técnicas que podem ajudar jornalistas a promover o seu trabalho na Internet. Mas, o SEO é uma das técnicas mais eficientes.

Isso porque o SEO permite que você alcance um número cada vez maior de visitantes, já que o processo de otimização que o SEO propõe aproxima as palavras-chave do seu negócio.

Veja também  Qual é a diferença entre SEM, SEO, PPC e Adwords

Otimização de sites

Fonte: Freepik.

Assim, quando você, jornalista, cria um conteúdo relevante e que tenha as palavras-chave certas, as suas chances de ser encontrado online pelo site da pesquisa aumentam muito.

Aumentando os acessos, as possibilidades de conversão de visitas em suas finalidades também crescem na mesma proporção.

O que é Pagerank e como o Google mantém o buscador atualizado?

O Pagerank é uma ferramenta de ranqueamento de sites exclusiva da Google. Sites concorrentes da Google como o Yahoo! e o Bing não possuem essa ferramenta.

A Google conta com a ferramenta Pagerank desde a sua criação, e é um dos diferenciais que aumentaram a sua competitividade no mercado desde o início.

Jornalismo

Fonte: Freepik.

O Pagerank é, na verdade, um sistema que seleciona os conteúdos mais relevantes para a pesquisa de determinada palavra-chave. Assim, o algoritmo do Pagerank faz com que páginas que apresentam conteúdos mais relevantes apareçam nas primeiras posições dos resultados de busca.

Assim, é possível que, durante o rastreamento que uma pesquisa originou, o Pagerank descubra páginas novas e atualizadas. Estas que devem ser incluídas em melhores posições no índice do Google.

Desde o seu surgimento, o algoritmo da Google foi desenvolvido para identificar páginas novas ou alterações em sites já existentes. O mesmo algoritmo também reconhece links que já não estão mais ativos. E é assim que a Google renova e atualiza a sua base de dados.

Outros fatores de ranqueamento

Existem outros fatores de ranqueamento possíveis para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

Marketing digital

Fonte: Freepik.

Ter um conteúdo relevante, o tempo de carregamento das páginas que compõem o seu site e um design responsivo são outros exemplos de fatores que influenciam uma página a estar no topo dos mecanismos de busca.

Veja também  5 processos de marketing de conteúdo para melhorar com automação

Por outro lado, um site que apresenta conteúdo copiado de outros sites, erros em seu código HTML e até erros de ortografia e gramática, tende a não ter um bom posicionamento nos resultados de busca.

Por isso, se você quer melhorar a performance do seu site ou blog, é importante prestar atenção a esses detalhes. À primeira vista, eles podem parecer pequenos, mas fazem a diferença nos resultados da página, principalmente, no número de cliques e visitas.

Veja também

Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

By | Criação de Sites, Marketing Digital, Otimização de Sites (SEO)

O crescimento do uso de dispositivos móveis para navegar na internet não é nenhuma novidade. Não possuir um site preparado para esses dispositivos é, de cara, o primeiro erro que se pode cometer. Com o Mobile First Index sua preocupação com a versão mobile do seu site deve ser duplicada!

Veja também  Storytelling: por que é tão importante para a criação de conteúdo
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.