Quando a empresa compreende a importância da internet e o SEO para empresa e seus negócios, ela consegue ampliar sua visão mercadológica. Além disso, possibilita a criação de estratégias que visem a valorização da marca, a fidelização dos clientes e a venda de seus produtos e serviços.
É o marketing digital quem cria essas estratégias, levando como base uma série de fatores como o próprio perfil da empresa e do produto, o público alvo e o orçamento direcionado para as ações. Mas, seja qual forem as ferramentas escolhidas pelo marketing digital, nenhuma delas estará completa sem o uso correto do SEO.
O que é e para que serve o SEO
Para quem não sabe o que significa SEO, basta ter a compreensão de que nada adianta caprichar no conteúdo e na identidade visual de um site, sem que seu público alvo tenha acesso a ele. É preciso chegar até essas pessoas já definidas como sendo o perfil desejado para a marca. A melhor forma para conseguir isso é através da prática do SEO.
SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de buscas. Ele é um conjunto de técnicas que faz com que sites, blogs e páginas da web sejam facilmente encontrados pelos mecanismos de buscas.
O mais famoso e importante mecanismo de busca atual é o Google. Ele possui normas bem rígidas para nomear as colocações das páginas que detém o assunto pesquisado pelo leitor. Quando uma pessoa vai até o Google, ela já deseja pesquisar algo e insere uma ou mais palavras-chave para receber as informações desejadas. Quanto mais específica for a frase usada, melhor será a definição do conteúdo que deseja.
O Google então disponibiliza, em ordem de valores, os sites que possuem o conteúdo pesquisado. O primeiro critério identificado pelo Google para tornar um site bem visto na sua lista é a reputação que ele tem com o leitor e com a concorrência.
É através das técnicas de SEO que sua empresa conseguirá adquirir a visualização desejada, atendendo as demandas do Google e outros mecanismos de busca para melhor ranqueamento do site e das páginas. É através dele que o site consegue receber um aumento substancial de tráfego orgânico, aumentando também as possibilidades de negócios.
O SEO é fundamental porque cerca de 90% das pessoas que fazem pesquisas se detém nas informações prestadas na primeira página. Se as estratégias não forem eficientes, o site da sua empresa pode sequer aparecer no Google.
Como funciona o SEO para empresa
Há três tipos de pesquisas nos mecanismos de busca. A primeira é a pesquisa navegacional, quando o leitor já sabe o que deseja encontrar e, principalmente, onde encontrar, e apenas digita o nome da empresa ou da marca.
A segunda forma de pesquisa é a informacional, onde o leitor deseja adquirir uma informação, mas não sabe exatamente onde encontrar. É a forma mais usual de pesquisa e onde o SEO é mais necessário, exatamente para melhor posicionar o site da empresa no ranking das pesquisas. O leitor começa pelos sites que estão no topo da lista oferecida e vai identificando qual das informações é a mais útil a ele.
A terceira forma de pesquisa é a transacional, muito valiosa principalmente para o e-commerce. Isso porque o leitor já sabe o que quer e está buscando efetivar seu interesse. Ou seja, ele deseja realizar uma transação de compra, de produto ou serviço e está buscando a melhor oferta. Podem ser pacotes de viagens, roupas, eletrodomésticos e qualquer outro tipo de negócio. Basta estar bem posicionado no ranking e ter bom conteúdo para chegar até o interessado.
O SEO para empresa não é uma ferramenta de resultados imediatos e sim de prazos mais longos. Esses prazos dependem de um trabalho amplo e contínuo de valorização da marca e do produto, até que eles consigam atingir um bom nível de ranqueamento. A partir da conquista de boas posições, o trabalho continua para não perdê-las e se manter-se sempre no topo.