O SEO para branding pode ser a estratégia que vai fazer a diferença na hora de alavancar o crescimento da sua marca na internet. Mas você sabe o que é isso? Para te explicar, neste artigo, falaremos o que é SEO, o que é branding e como os dois podem ser combinados para criar uma ferramenta muito efetiva para o marketing digital da sua empresa. E aí, quer saber mais? É só continuar lendo para descobrir!
O que é SEO
SEO é uma sigla que significa “search engine optimization”. Dessa forma, a expressão traduzida é “otimização para mecanismos de busca”.
Para entender melhor o conceito, pense na última busca no Google que você fez. Agora, pense em quais foram as páginas de resultados nas quais você clicou.
Muito provavelmente, você clicou nos primeiros links que apareceram. E, nesse ponto, você é exatamente como a maioria dos usuários online. Pois, eles também tendem a nunca ir além da primeira página de resultados do Google quando procuram alguma coisa.
Isso significa que, se o seu site consegue uma posição nessa primeira página, você ganha muito mais cliques e tráfego de novos visitantes. Desse modo, essa posição se torna muito disputada e importante para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital.
É aí que entra o SEO com sua otimização. Ele proporciona é um conjunto de técnicas voltado para os algoritmos de busca, tornando seu site ou conteúdo mais atraente para plataformas com o Google e o Yahoo. Com isso, a sua página ganha um posicionamento melhor.
O que é branding
O conceito de branding é um pouco mais complexo do que o SEO, mas isso não faz dele menos importante. O branding é o que define a sua marca, passando por diversos aspectos da sua existência, como a identidade visual, o nome, a imagem que ela passa para os consumidores, etc. Portanto, trata-se da essência da sua empresa, perpetuada por diversas ferramentas de marketing digital.
Entendendo o que é o SEO para branding
Desse modo, como combinar esses dois elementos para criar o SEO para branding? Aqui, a questão é fazer com que um funcione em serviço do outro. Ou seja, o SEO ajuda a construir o branding da sua marca.
E como isso ocorre? Vejamos algumas maneiras a seguir.
Visibilidade e credibilidade
Estar nas primeiras posições na página de resultados do Google é uma forma de melhorar a visibilidade e a credibilidade da sua marca. Isso porque, quando a sua página é a primeira que aparece, o usuário já assume que ela é a mais relevante relacionada ao assunto que ele pesquisou. Assim, um bom trabalho de SEO faz com que o seu branding fique mais sólido nas mentes dos internautas.
Experiência do cliente
Se um cliente digita uma dúvida na barra de buscas do Google, e a sua marca aparece entre os primeiros resultados, ele verá a sua empresa como a resposta para aquela pergunta. Isso melhora a relação do cliente com a sua empresa.
Maior alcance
Para fazer um bom trabalho de branding, é preciso que muitas pessoas conheçam a sua marca. Dessa forma, o SEO é a melhor maneira de garantir isso, aumentando o seu alcance para atingir um público muito mais amplo.
Otimize o seu site com a ajuda de uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe o que é o SEO para branding, é hora de buscar técnicas de otimização para a sua página. E a melhor forma de fazer isso é contratando profissionais da área, como a Agência IMMA, para realizar esse serviço para você. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!