O SEO tem um papel fundamental na construção de qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, é através dele que você aumenta o seu alcance na internet, tornando o seu site ou o seu conteúdo mais atraente para o algoritmo do Google. Com uma boa tática de SEO, é possível ampliar muito o seu público e construir uma imagem positiva da sua marca no mundo online. Mas você sabia que existem diferentes tipos de SEO? Esses são o SEO on page e SEO off-page, que funcionam de formas diferentes para otimizar a sua página.
É importante pontuar que esses dois tipos de SEO precisam ser usados em conjunto. Ou seja, não é uma questão de escolher um ou outro, e sim de saber aproveitar cada um o máximo possível, obtendo melhores resultados para o seu site.
Mas como fazer isso? Bem, em primeiro lugar, é preciso entender as diferenças entre SEO on page e SEO off-page. Neste artigo, explicaremos o que você deve saber sobre a questão. Continue com a leitura para descobrir!

Fonte: freepik.
SEO on page e SEO off-page: Entenda a diferença
A principal diferença entre o SEO on page e o SEO off-page está presente nos nomes dessas modalidades. Isso porque o SEO on page é voltado para modificações e técnicas de otimização que são feitas na própria página que você quer promover. Ou seja, são modificações feitas de maneira interna, que modificam um conteúdo para torná-lo mais promissor para os mecanismos de busca.
Já o SEO off-page, por sua vez, funciona através de menções e links da sua página em páginas externas, ou seja, sites que não sejam o seu. Desse modo, sempre que um outro site posta um link para o seu, ele está contribuindo para o seu SEO off-page.
Essa contribuição ocorre por conta das prioridades do algoritmo do Google. Uma delas é fornecer a melhor experiência possível para os usuários, o que significa que, ao ordenar os resultados de uma busca, o algoritmo sempre procure pelos mais relevantes para colocar nas primeiras posições. O SEO off-page, então, funciona para mostrar que o seu site é tão relevante que é usado como referência por outros sites.
Desse modo, uma vez que se entende as diferenças entre SEO on page e SEO off-page, fica claro também como um complementa o outro, e como usar os dois é necessário para realmente otimizar a sua página.

Fonte: freepik.
Elementos importantes para SEO on page e SEO off-page
Sendo assim, surge a pergunta: Como utilizar os dois tipos de SEO para promover a sua marca na internet? E a resposta para essa questão é complexa, pois tanto o SEO on page como o SEO off-page possuem elementos específicos que podem ser usados para potencializá-los.
Vamos ver, então, alguns dos fatores que podem ajudar você nos dois campos. No caso do SEO on page, é importante otimizar:
- Tag do título da página;
- A meta descrição da página;
- As imagens e seus atributos alt;
- A velocidade de carregamento do site;
- A qualidade do conteúdo apresentado;
E diversos outros elementos. Tudo isso pode ser feito com um trabalho detalhado de SEO on page, que inclua uma boa palavra-chave.
Mas e quanto ao SEO off-page? Bem, você já sabe que o que ele precisa são links externos de outros sites. E há muitas formas de obter isso:
- Fazendo guest posts para outros sites;
- Fazendo pesquisas que outras páginas possam usar como fontes;
- Criando conteúdo original que seja compartilhável.

Fonte: freepik.
Essas são apenas algumas ideias. Mas, se você quer melhorar a sua página em termos de SEO on page e SEO off-page, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital para cuidar dessa questão, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!