SEO on page e SEO off-page: Entenda a diferença

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/01/2020
Otimização de Sites (SEO)

O SEO tem um papel fundamental na construção de qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, é através dele que você aumenta o seu alcance na internet, tornando o seu site ou o seu conteúdo mais atraente para o algoritmo do Google. Com uma boa tática de SEO, é possível ampliar muito o seu público e construir uma imagem positiva da sua marca no mundo online. Mas você sabia que existem diferentes tipos de SEO? Esses são o SEO on page e SEO off-page, que funcionam de formas diferentes para otimizar a sua página.

É importante pontuar que esses dois tipos de SEO precisam ser usados em conjunto. Ou seja, não é uma questão de escolher um ou outro, e sim de saber aproveitar cada um o máximo possível, obtendo melhores resultados para o seu site.

Mas como fazer isso? Bem, em primeiro lugar, é preciso entender as diferenças entre SEO on page e SEO off-page. Neste artigo, explicaremos o que você deve saber sobre a questão. Continue com a leitura para descobrir!

SEO on page e SEO off-page: Entenda a diferença

Fonte: freepik.

SEO on page e SEO off-page: Entenda a diferença

A principal diferença entre o SEO on page e o SEO off-page está presente nos nomes dessas modalidades. Isso porque o SEO on page é voltado para modificações e técnicas de otimização que são feitas na própria página que você quer promover. Ou seja, são modificações feitas de maneira interna, que modificam um conteúdo para torná-lo mais promissor para os mecanismos de busca.

Já o SEO off-page, por sua vez, funciona através de menções e links da sua página em páginas externas, ou seja, sites que não sejam o seu. Desse modo, sempre que um outro site posta um link para o seu, ele está contribuindo para o seu SEO off-page.

Essa contribuição ocorre por conta das prioridades do algoritmo do Google. Uma delas é fornecer a melhor experiência possível para os usuários, o que significa que, ao ordenar os resultados de uma busca, o algoritmo sempre procure pelos mais relevantes para colocar nas primeiras posições. O SEO off-page, então, funciona para mostrar que o seu site é tão relevante que é usado como referência por outros sites.

Desse modo, uma vez que se entende as diferenças entre SEO on page e SEO off-page, fica claro também como um complementa o outro, e como usar os dois é necessário para realmente otimizar a sua página.

SEO on page e SEO off-page: Entenda a diferença

Fonte: freepik.

Elementos importantes para SEO on page e SEO off-page

Sendo assim, surge a pergunta: Como utilizar os dois tipos de SEO para promover a sua marca na internet? E a resposta para essa questão é complexa, pois tanto o SEO on page como o SEO off-page possuem elementos específicos que podem ser usados para potencializá-los.

Vamos ver, então, alguns dos fatores que podem ajudar você nos dois campos. No caso do SEO on page, é importante otimizar:

  • Tag do título da página;
  • A meta descrição da página;
  • As imagens e seus atributos alt;
  • A velocidade de carregamento do site;
  • A qualidade do conteúdo apresentado;

E diversos outros elementos. Tudo isso pode ser feito com um trabalho detalhado de SEO on page, que inclua uma boa palavra-chave.

Mas e quanto ao SEO off-page? Bem, você já sabe que o que ele precisa são links externos de outros sites. E há muitas formas de obter isso:

  • Fazendo guest posts para outros sites;
  • Fazendo pesquisas que outras páginas possam usar como fontes;
  • Criando conteúdo original que seja compartilhável.
Elementos importantes para SEO on page e SEO off-page

Fonte: freepik.

Essas são apenas algumas ideias. Mas, se você quer melhorar a sua página em termos de SEO on page e SEO off-page, a melhor opção é contratar uma agência de marketing digital para cuidar dessa questão, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Veja também