Dicas de SEO podem ser muito úteis para empresários que estão ingressando no mundo do marketing digital. Afinal, o SEO é um elemento essencial para melhorar a presença online da sua empresa.
Mas por que isso? Porque o SEO, ou “search engine optimization“, é um conjunto de técnicas de otimização que segue os parâmetros dos mecanismos de busca para garantir um melhor posicionamento nas páginas de resultados.
Isso é importante porque em sites como o Google, por exemplo, a maioria das pessoas não vai além da primeira ou, no máximo, das duas primeiras páginas de resultados. Sendo assim, existe muito conteúdo que se perde na internet, sem acessos, porque não estava de acordo com os padrões dos mecanismos de busca. Desse modo, ninguém o encontra.
O SEO, portanto, serve para evitar essa situação e garantir mais tráfego para a sua página. Devido a isso, dicas de SEO podem fazer a diferença para o seu conteúdo. Pensando assim, vejamos algumas delas.
Escolha palavras-chave long tail
Para entender o que são palavras-chave long tail e head tail, é preciso ter em mente que as palavras-chave são as palavras que o usuário digita na barra de busca para procurar um conteúdo. Desse modo, dividimos essas palavras em dois tipos: As head tails, que são mais gerais e muito procuradas; e as long tails, que são mais específicas e recebem um volume menor de buscas.
Diante disso, uma das melhores dicas de SEO que você pode receber é que é melhor optar por palavras long tail. E por que isso? Por causa da questão da concorrência. Palavras-chave muito gerais costumam ser muito utilizadas, o que significa que, ao usá-las, você estará competindo com muitos conteúdos. Isso pode prejudicar o seu SEO. Então palavras long tail costumam ser mais efetivas.
Divida seu conteúdo em subtítulos
Dividir seu conteúdo em headings, ou subtítulos, melhora a legibilidade dos seus textos. Mas também afeta aspectos de SEO, porque a organização ajuda seu texto a rankear melhor.
Crie uma URL amigável
As ferramentas de busca analisam a URL para determinar o posicionamento da sua página. Por isso, URLs ilegíveis, cheias de números e letras, são prejudiciais.
Sendo assim, procure garantir que a sua URL seja simples, curta e que contenha a sua palavra-chave. A melhor forma de fazer isso é sabendo como otimizar o slug do seu site.
A melhor das dicas de SEO é produzir conteúdo de qualidade
O algoritmo do Google prioriza a experiência do usuário. Isso significa que páginas com alta taxa de rejeição, ou seja, páginas em que o usuário passa pouco tempo, tendem a receber posicionamentos piores.
Desse modo, a melhor forma de garantir um bom desempenho de SEO para a sua página é produzindo conteúdo que seja relevante para os seus usuários. Foque em realmente resolver problemas do seu público-alvo.
Garanta que seu site é acessível para dispositivos móveis
O Google prioriza páginas que possam ser acessadas livremente pelo celular ou outros dispositivos móveis, como o tablet. Devido a isso, é importante saber como fazer uma otimização mobile friendly. Além de estar dentro das normas de SEO, isso também aumenta o alcance do seu conteúdo, deixando ele acessível para um número maior de usuários.
Aplique as dicas de SEO com uma agência especializada
Finalmente, é importante considerar que profissionais da área podem ajudar você a melhorar o SEO do seu site. Vale a pena, então, optar pelos serviços de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Realizamos a otimização do seu site de acordo com as normas de SEO contemporâneas. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!