Entenda como renovar conteúdos antigos para a marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/04/2021
Marketing de Conteúdo

Como renovar conteúdos antigos para a marca? Essa pergunta é crucial para qualquer pessoa que trabalha com o marketing de conteúdo. Isso porque continuamente encontrar assuntos novos para abordar em conteúdos pode se tornar uma tarefa muito difícil, gerando a necessidade de reaproveitar temas já abordados anteriormente.

Mas como fazer isso com sucesso? Se você não sabe a resposta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar como reaproveitar conteúdos antigos para a sua empresa. Continue com a leitura para aprender!

Entenda como renovar conteúdos antigos para a marca

Entenda como renovar conteúdos antigos para a marca com esse artigo

Trabalhar com marketing de conteúdo significa ter um fluxo de produção de conteúdo regular. Ou seja, não basta criar um conteúdo uma vez, é preciso sempre estar postando coisas novas.

Também é necessário ficar atento às tendências e novidades, para descobrir assuntos novos para abordar. Mas, às vezes, alguns tópicos se mantêm atemporais, nunca perdendo a relevância. O que fazer nesses casos?

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Fonte: Freepik

É nesse tipo de situação que a ideia de reutilizar um conteúdo antigo deve ser considerada. Afinal, se o tema que você escolheu continua sendo discutido atualmente, pode ser interessante reviver o conteúdo para os dias de hoje.

Mas não basta apenas pegar o conteúdo antigo, sem mudar nada, e repostá-lo. É preciso renová-lo de alguma forma. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para fazer isso com sucesso. Confira!

Reescreva em outras palavras

Dependendo de quão antigo o conteúdo a ser renovado for, é provável que você possa reescrevê-lo de forma bem diferente. Isso porque, quando escrevemos algo, às vezes, no momento, não conseguimos ver como melhorar aquela produção. A distância gerada pelo tempo, então, funciona a seu favor.

Desse modo, observe seu conteúdo com cuidado e veja se você pode refazê-lo para melhorá-lo. Muitas vezes, você pode se surpreender tendo ideias para expressar os mesmos pontos de uma forma muito mais eficiente.

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Adapte para outro formato

As pessoas tendem a consumir conteúdo nos formatos que preferem. Assim, alguém que tenha o hábito de ler posts de blog não vai ter a mesma vontade para ver vídeos, por exemplo, e vice-versa.

Devido a isso, é inteligente que uma marca produza conteúdo em diversos formatos diferentes. Dessa maneira, é possível atingir um público muito maior.

Essa diversidade de formatos pode ser alcançada com a adaptação de conteúdos antigos para outros veículos. Com isso, você pode abordar um tema que já discutiu antes com uma nova ferramenta. Assim, um texto, por exemplo, pode ser transformado em um vídeo ou um podcast. O resultado é um conteúdo efetivamente novo, que atinge uma audiência que talvez não tivesse se interessado pelo formato anterior.

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Modifique as partes que ficaram obsoletas

A idade de um conteúdo, às vezes, prejudica a eficiência do seu argumento. Por exemplo: Um post de anos atrás pode incluir links para pesquisas de sites que já não existem mais, o que prejudica seu desempenho no Google. Além disso, transformações de uma área, como inovações tecnológicas, podem mudar informações que antes eram vistas como corretas.

Por conta disso, ao renovar conteúdos antigos para a marca, modifique as partes que ficaram obsoletas. Isso garante que o conteúdo vai ser relevante para os dias atuais.

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