A relevância da comunicação visual no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
08/01/2021
Design Gráfico

Para quem deseja fazer sucesso no marketing digital, entender a importância de determinados processos de comunicação é fundamental.

Até porque, quando se pensa em marketing digital, não existe um caminho único a ser seguido, um trabalho de marketing digital bem gerido depende do trabalho de inúmeros profissionais, podendo ser jornalistas, publicitários, designers ou até mesmo analistas, entre outros.

Entre as áreas de maior relevância no planejamento de marketing digital é a comunicação visual. Mas qual é a relevância da comunicação visual para um marketing digital bem assertivo?

A relevância da comunicação visual no marketing digital

A relevância da comunicação visual no marketing digital

As redes sociais são repletas de informações visuais e textuais, dessa forma, as estratégias de captação de leads (presente no Inbound Marketing) se tornam cruciais. Para isso, é importante entender quais são as características do nicho em que sua marca atua, por exemplo: se sua empresa atua em um ramo mais acadêmico, é comum a utilização de elementos textuais.

No entanto, na maioria dos casos os elementos visuais de determinada campanha são os responsáveis por chamar a atenção do público. Isso porque elementos textuais são cada vez mais deixados de lado por conta do alto índice de informações presentes nas redes sociais.

Dessa forma, ter uma imagem bem montada, com elementos que combinem e uma dose textual bem dosada é fundamental para captar a atenção do lead e fazer com que ele interaja com a sua postagem ou campanha.

A pessoa responsável por traçar as estratégias e técnicas de design para a criação de uma arte é o profissional de design gráfico. Ele será responsável por entender qual tipo de arte é ideal para determinado público, qual mistura de cores usar e qual é a melhor dosagem textual para que a arte fique atrativa para o público.

Entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: Freepik

É claro que elementos textuais são importantes para expressar, de maneira clara, o objetivo de determinada publicação, e esse é um grande desafio. Campanhas de marketing digital são extremamente elaboradas e os elementos de comunicação com o público são extensos, mas como conseguir traduzir o objetivo de uma campanha em elementos textuais curtos?

Esse é um trabalho muito complexo e que passa pela supervisão, muitas vezes, de quem elaborou o projeto de marketing digital. Afinal, uma arte mal elaborada com recursos visuais escassos e textos nada objetivos fazem com que o planejamento de marketing digital vá por água abaixo.

Design Gráfico e Mídias Sociais

Fonte: Freepik

Isso porque o marketing digital busca maneiras de interagir e gerar engajamento com o público do segmento de mercado da marca, e o elemento responsável por este contato entre empresa e cliente é, justamente, a comunicação visual.

Além de ajudar no engajamento com os clientes da marca, a comunicação visual bem realizada é uma porta aberta para a captação de leads e geração de possíveis compradores.

É claro, que isto está ligado à campanha de Inbound Marketing, responsável por atrair novos clientes à marca por meio de campanhas bem direcionadas e planejadas de acordo com as características do segmento.

Agência de Gestão e Design Gráfico

Deixando sua campanha mais atraente

A comunicação visual também pode trabalhar para deixar um artigo mais agradável de ser lido. Apesar de artigos serem feitos amplamente de elementos textuais, usar técnicas de comunicação visual podem ajudar a deixar os artigos mais atraentes.

O uso de infográfico, por exemplo, pode ajudar neste processo. O uso de gráficos pode ajudar a transmitir informações e dados de maneira visual, ajudando na compreensão dos dados e os tornando fáceis de entender.

Infográficos são parte de uma ferramenta para deixar sua comunicação mais assertiva e objetiva, chamando a atenção dos leitores e fazendo com que os mesmos se sintam mais à vontade na leitura de determinado artigo, é como se fosse um momento de descanso para os olhos.

O que é marketing digital

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Com relação a campanhas de marketing no Instagram, a comunicação visual é o principal atributo para que a comunicação seja bem efetiva. Isso porque essa rede social é direcionada inteiramente ao uso de imagens. Postagens com textos enormes têm alta chance de serem ignorados ou rejeitados.

Por isso, pensar em comunicação visual no Instagram é pensar em fazer uma comunicação 100% objetiva e totalmente assertiva. Neste contexto, saber trabalhar com as informações textuais e ter uma arte atraente é essencial para que o seu público tenha uma boa interação com a campanha e para que você possa captar os determinados leads presentes no seu segmento de mercado.

Relação entre design gráfico e mídias sociais

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Ainda podemos pensar em comunicação visual no marketing digital com o uso de e-mail marketing. Esta ferramenta é utilizada em um estágio mais avançado do funil de vendas, quando você começa a trabalhar seu relacionamento com a pessoa captada no marketing de atração.

Neste cenário, torna-se fundamental transmitir as informações de forma rápida e assertiva, prezando pelo entendimento do cliente para que ele se sinta confortável em interagir com seu e-mail, se for preciso.

Design e marketing digital

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Com isso, podemos destacar mais uma relevância da comunicação visual nos diferentes níveis do marketing digital. Ter um profissional que saiba usar esse conteúdo em faça a comunicação de forma assertiva com técnicas diferenciadas, atingindo de maneira correta o seu cliente, podendo fazer com que eles sejam fiéis à sua marca.

Contudo, nem sempre a comunicação visual precisa ser uma imagem parada. Dependendo da necessidade da postagem e dos seus objetivos, o designer pode achar interessante o uso de pequenos vídeos ou até mesmo GIFs animados, o que ajuda a descontrair e relaxar o cliente.

Design Gráfico e Marketing Digital

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Comunicação visual em números

As diversas pesquisas científicas realizadas ao longo dos anos são primordiais para comprovar a eficácia da comunicação visual no marketing digital. De acordo com as pesquisas, o nosso cérebro consegue captar 90% da informação visual e apenas 20% das pessoas dizem que se lembram de algum texto lido recentemente.

Ou seja, podemos concluir que a comunicação visual é a principal ferramenta para manter sua empresa na lembrança do público, fazer com que ele, de fato, lembre quais são os seus objetivos em uma campanha ou com uma publicação de promoção, por exemplo.

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Até porque, quando falamos em marketing digital, um dos principais objetivos é fazer a sua marca ser vista, gerar interação, engajamento, ter a sua empresa na lembrança das pessoas, captar clientes e ter um trabalho de valorização do relacionamento entre clientes e empresa.

Para que esses objetivos e metas sejam atingidos de maneira bem assertiva, é fundamental que todas as áreas da comunicação de uma empresa estejam em pleno funcionamento e muito bem entrosado.

A grande missão dos profissionais de designer, neste caso, é saber dosar bem a quantidade de texto que será usada na campanha e como conseguir transmitir o conteúdo de maneira bem objetivo e de fácil entendimento com a pouca utilização de elementos textuais.

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Outra tarefa difícil é entender qual é a melhor escolha de cores de forma a fazer com que a arte seja bem atraente para o público. Esta preocupação é essencial para evitar a rejeição da campanha nas redes sociais, por exemplo, já que o consumidor é bombardeado de informações de diferentes empresas a todo o momento. O desafio, agora, é fazer com que a sua empresa seja diferenciada e se destaque nesse meio.

Tendo em vista que a comunicação visual é essencial para um bom marketing digital, não perca a oportunidade e investir em marketing com uma agência de marketing digital especializada em comunicação visual. Na Agência IMMA, contamos com profissionais de excelência especializados em marketing e conteúdo. Invista nos melhores agora que você sabe a relevância da comunicação visual no marketing digital.

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