Todo mundo que trabalha com redes sociais tem conhecimento de que os números são essenciais para qualquer estratégia. Isso porque é através das métricas que é possível compreender a eficiência de suas ações.
Entretanto, a preocupação com as métricas não para por aí. Elas são também fundamentais para que você possa provar os resultados. A melhor forma de fazer isso e desenvolver um relatório de mídias sociais.
Características de um relatório de mídias sociais
Um relatório de mídias sociais claro será o mais simples possível. Afinal, o cliente precisa compreender facilmente a distribuição dos tópicos e a estruturação do documento. Por esse motivo, é necessário que a objetividade seja a linha a ser seguida durante a produção do relatório.
O mais fácil, tanto para quem faz quanto para quem vai ler, é ser claro e ir direto ao ponto da informação que deseja passar. Dessa forma, a captação de informações será mais simples para o cliente que estiver analisando o relatório de mídias sociais.
O documento deve ser, acima de tudo, estratégico. O analista de mídias sociais que for realizar a confecção de um relatório precisa ter em mente um objetivo devidamente definido. Esse objetivo, por sua vez, deve ser o de comunicar o resultado de sua atuação e confirmar a eficácia da ação que está sendo analisada.
Por essa razão, é sempre fundamental estar a par sobre quais são os verdadeiros objetivos do cliente. Qual a razão dele ter contratado um serviço de gestão de redes sociais? Um bom relatório de mídias sociais irá confirmar, no tempo certo, a eficiência de uma boa atuação.
Métricas que são realmente importantes
Primeiramente, é preciso que você entenda uma coisa: métricas são apenas estatísticas e números, nada mais. Quando falamos em mídias sociais, existem várias delas. Porém, o que torna uma métrica realmente relevante e necessária no relatório de mídias sociais é o fato dela comprovar ou não o seu desempenho.
Supondo que seu objetivo nas redes sociais seja aumentar a visibilidade da marca e fazer com que ela seja cada vez mais conhecida. Nesse contexto, alcance, engajamento e crescimento da página são extremamente importantes para você. Esses são os famosos KPIs, os indicadores chave de performance.
E se não é o suficiente alcançar e engajar o máximo de pessoas possível, conversões e tráfego gerado também se tornam relevantes. Isso porque eles indicam se você está ou não alcançando o público certo.
Dicas do que oferecer para o cliente no relatório de mídias sociais
Pode parecer clichê, mas é preciso que o relatório seja iniciado com o óbvio: seguidores. Por meio desse dado é possível realizar uma análise de como está indo o engajamento da marca nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo.
Um outro dado que pode ser apresentado no relatório de mídias sociais é o que se refere ao volume de postagens. Afinal de contas, faz parte da estratégia de marketing digital de qualquer empresa quantificar o sucesso de seus posts nas redes sociais.
Através desse dado, verifique quais postagens têm maior interação, quais são as mais clicadas, construa insights e visualize as melhores tendências. Se existir categorias de posts, mostre aquelas que estão mais destacadas, faça a elaboração de gráficos demonstrando esses dados e direcione a produção de conteúdo para esse caminho.
Utilize também ferramentas como o Google Analytics para determinar valores para suas metas de conversão. Dessa forma, é possível fazer um filtro mensal de tudo aquilo que foi vendido ou negociado pelas redes sociais. É importante fazer essa filtragem, pois torna-se possível saber qual rede vende mais e se estão realmente vendendo.
Quando chegar na vez dos blogs, que são muito importantes para trazer tráfego para o site, apresente picos de acesso. Mostre as palavras-chave que foram mais relevantes, considerando sempre a otimização do site (SEO).
Por último, mostre uma análise sobre o que a concorrência tem feito. Além disso, faça uma apresentação das vantagens e desvantagens de adotar novas estratégias de marketing digital.
O relatório pode ser um diferencial para a sua empresa
Como falamos anteriormente, o relatório é de extrema importância para a gestão das redes sociais de uma marca, principalmente para verificar se as métricas utilizadas estão dando certo e analisar quais decisões tomar para o futuro do conteúdo na plataforma.
Mesmo assim, é comum vermos profissionais que ignoram a importância dos relatório e acabam não entregando o documento aos clientes e, mesmo que entregue, acaba sendo um relatório muito defasado e com informações nada relevantes para o planejamento de marketing da marca.
Por isso, para se tornar diferente no mercado de atuação e oferecer um serviço de melhor qualidade, nada melhor do que enviar aos clientes relatórios completos com informações relevantes e gráficos bem esclarecedores.
Além disso, é interessante ajudar o cliente a interpretar o relatório com a explicação dos gráficos e, por fim, apresentar soluções para os possíveis problemas que aparecem nos dados oferecidos pelo relatório produzido pela sua agência.
Assim, sua empresa pode se destacar como uma marca que não faz apenas o básico, mas se preocupa com o futuro do cliente e com o sucesso das estratégias de marketing digital e gestão de redes sociais. Por isso, sempre indicamos contar com a ajuda de profissionais qualificados e preparados para este trabalho.
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