Entenda a importância do relatório de mídias sociais

Todo mundo que trabalha com redes sociais tem conhecimento de que os números são essenciais para qualquer estratégia. Isso porque é através das métricas que é possível compreender a eficiência de suas ações. Entretanto, a preocupação com as métricas não para por aí. Elas são também fundamentais para que você possa provar os resultados. A melhor forma de fazer isso e desenvolver um relatório de mídias sociais.

Características de um relatório de mídias sociais

Um relatório de mídias sociais claro será o mais simples possível. Afinal, o cliente precisa compreender facilmente a distribuição dos tópicos e a estruturação do documento. Por esse motivo, é necessário que a objetividade seja a linha a ser seguida durante a produção do relatório.

Entenda a importância do relatório de mídias sociais

Fonte: Freepik

O mais fácil, tanto para quem faz quanto para quem vai ler, é ser claro e ir direto ao ponto da informação que deseja passar. Dessa forma, a captação de informações será mais simples para o cliente que estiver analisando o relatório de mídias sociais.

O documento deve ser, acima de tudo, estratégico. O analista de mídias sociais que for realizar a confecção de um relatório precisa ter em mente um objetivo devidamente definido. Esse objetivo, por sua vez, deve ser o de comunicar o resultado de sua atuação e confirmar a eficácia da ação que está sendo analisada.

Por essa razão, é sempre fundamental estar a par sobre quais são os verdadeiros objetivos do cliente. Qual a razão dele ter contratado um serviço de gestão de redes sociais? Um bom relatório de mídias sociais irá confirmar, no tempo certo, a eficiência de uma boa atuação.

Características de um relatório de mídias sociais

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Métricas que são realmente importantes

Primeiramente, é preciso que você entenda uma coisa: métricas são apenas estatísticas e números, nada mais. Quando falamos em mídias sociais, existem várias delas. Porém, o que torna uma métrica realmente relevante e necessária no relatório de mídias sociais é o fato dela comprovar ou não o seu desempenho.

Supondo que seu objetivo nas redes sociais seja aumentar a visibilidade da marca e fazer com que ela seja cada vez mais conhecida. Nesse contexto, alcance, engajamento e crescimento da página são extremamente importantes para você. Esses são os famosos KPIs, os indicadores chave de performance.

E se não é o suficiente alcançar e engajar o máximo de pessoas possível, conversões e tráfego gerado também se tornam relevantes. Isso porque eles indicam se você está ou não alcançando o público certo.

Métricas que são realmente importantes

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Dicas do que oferecer para o cliente no relatório de mídias sociais

Pode parecer clichê, mas é preciso que o relatório seja iniciado com o óbvio: seguidores. Por meio desse dado é possível realizar uma análise de como está indo o engajamento da marca nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo.

Um outro dado que pode ser apresentado no relatório de mídias sociais é o que se refere ao volume de postagens. Afinal de contas, faz parte da estratégia de marketing digital de qualquer empresa quantificar o sucesso de seus posts nas redes sociais.

Através desse dado, verifique quais postagens têm maior interação, quais são as mais clicadas, construa insights e visualize as melhores tendências. Se existir categorias de posts, mostre aquelas que estão mais destacadas, faça a elaboração de gráficos demonstrando esses dados e direcione a produção de conteúdo para esse caminho.

Plano de gestão de mídias sociais

Utilize também ferramentas como o Google Analytics para determinar valores para suas metas de conversão. Dessa forma, é possível fazer um filtro mensal de tudo aquilo que foi vendido ou negociado pelas redes sociais. É importante fazer essa filtragem, pois torna-se possível saber qual rede vende mais e se estão realmente vendendo.

Quando chegar na vez dos blogs, que são muito importantes para trazer tráfego para o site, apresente picos de acesso. Mostre as palavras-chave que foram mais relevantes, considerando sempre a otimização do site (SEO). Por último, mostre uma análise sobre o que a concorrência tem feito. Além disso, faça uma apresentação das vantagens e desvantagens de adotar novas estratégias de marketing digital.

Procurando uma boa gestão de mídias sociais para fazer os melhores relatórios? Entre em contato com a IMMA, agência de marketing digital especializada.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.