Se você usa a internet com regularidade, é muito provável que passe algum período de tempo nas redes sociais. Afinal, essas plataformas se tornaram instrumentos básicos para a socialização no mundo online. E isso faz delas espaços muito promissores para empresas que queiram crescer através do marketing digital.
Mas e se uma marca quer fazer isso com o auxílio do Inbound Marketing? Como é a relação entre Inbound Marketing e redes sociais? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!
Entenda qual é a relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais
Para entender uma relação entre dois elementos, é preciso, antes, compreender seus significados individualmente. As redes sociais, é claro, são sites de relacionamento no mundo digital, tais como o Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, etc. Mas e o Inbound Marketing? O que esse termo significa?
A tradução dele para português seria “marketing da atração”. E, como o próprio nome já sugere, essa é uma modalidade de marketing que usa da atração como abordagem principal para captar leads e gerar mais vendas.
Em outras palavras, o Inbound Marketing atua de forma sutil para atrair um possível cliente até uma marca, ao invés da marca ir diretamente até o cliente. Essa abordagem é muito importante no contexto do marketing digital, onde há muitas empresas fazendo anúncios que brigam pela atenção do usuário, tornando esse estilo de publicidade mais promissor.
Mas o que o Inbound Marketing tem a ver com as mídias sociais? A resposta para essa pergunta tem a ver com a aplicação prática da filosofia do Inbound Marketing. Ou seja, as mídias sociais são importantes ferramentas para fazer o marketing da atração acontecer.
Podemos dizer que as redes sociais são como grandes vitrines mundiais nas quais expor sua marca e se destacar são fundamentais para o crescimento da sua empresa.
A captação dos leads, seja nas redes sociais e na internet como um todo, ocorre através da produção de conteúdo direcionado. O marketing de conteúdo é grande nas redes sociais, e é ele que leva os usuários a se interessarem por perfis e páginas de empresas.
Sendo assim, a criação de conteúdo relevante e informativo para um público-alvo pré-estabelecido (seguindo, então, a lógica do Inbound Marketing) pode contribuir para o crescimento da sua marca nas mídias sociais.
Neste caso, as redes sociais entram nas estratégias de Inbound Marketing em várias ocasiões. Primeiramente, é necessário que a empresa saiba em qual segmento de mercado está inserida.
Depois disso, é possível identificar o público-alvo das futuras campanhas e entender quais redes sociais eles mais utilizam e qual tipo de publicação tem melhor engajamento em determinada rede.
Por isso, entender bem a funcionalidade das redes sociais no cotidiano do consumidor é essencial para fazer um Inbound Marketing bem elaborado e assertivo. Neste contexto, vale ressaltar que cada rede social tem uma funcionalidade diferente.
O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada, principalmente, para artes gráficas. Ou seja, se você pretende produzir conteúdo para o Instagram, é essencial que seu conteúdo visual tenha poucos elementos textuais e tenha uma arte bem harmonizada.
O Facebook, por outro lado, tem mais espaço para conteúdos textuais, apesar de não ser bom o compartilhamento de conteúdos com textos enormes, pois a taxa de rejeição tende a aumentar de acordo com a quantidade de textos.
Quanto ao Linkedin, o conteúdo tende a ser muito mais formal, com textos bem elaborados, artigos enormes e campanhas de comunicação mais internas visando uma melhor reputação para a própria marca.
Apenas para comparação, ainda podemos citar os blogs presentes nos sites da empresa. Os artigos lá publicados têm papel fundamental para a relevância do seu conteúdo e para seu destaque no segmento. No blog o conteúdo textual deve ser muito bem desenvolvido a partir de muita apuração e checagem de dados.
Mas mesmo assim é necessário saber que, mesmo no blog, o conteúdo visual deve ser utilizado com o objetivo de quebrar o texto, deixando que ele não se torne cansativo ao primeiro olhar do leitor.
Por isso, entender como funciona qualquer rede social é fundamental para que o seu conteúdo seja escrito e divulgado de maneira correta para a captação dos leads e fidelização de quem já é consumidor da sua marca.
A principal razão para isso é o alcance proporcionado por essas plataformas. As redes sociais permitem que o marketing da atração chegue até o cliente com muito mais facilidade.
Assim, a etapa de “lançar a isca” para um possível futuro lead fica mais simples, e as estratégias de Inbound Marketing podem, por consequência, ficar mais sofisticadas.
Além disso, as mídias sociais também são espaços importantes para pesquisar sobre o público-alvo da marca. Afinal, é nessas plataformas que os usuários expressam suas opiniões, seus problemas e seus desejos. Saber de tudo isso ajuda você a traçar táticas de Inbound Marketing mais eficientes e a criar conteúdo que seja mais relevante para o seu segmento do mercado.
Use o Inbound Marketing e redes sociais com a ajuda de uma empresa especializada
A relação entre Inbound Marketing e redes sociais, portanto, é crucial para o sucesso de um plano de marketing digital. No entanto, é preciso lembrar que essas ferramentas são complexas e oferecem um leque amplo de possibilidades.
Desse modo, a melhor forma de lidar com as duas é com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como uma agência de marketing digital especialista na produção de conteúdo e Inbound Marketing, para melhorar suas estratégias de captação de leads. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada e experiente, que oferece diversos serviços relacionados ao marketing digital.
Portanto, a agência está preparada para dar o suporte que for necessário para fazer a sua marca crescer na internet. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!