Relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/11/2020
Gestão de Mídias Sociais | Inbound Marketing

Se você usa a internet com regularidade, é muito provável que passe algum período de tempo nas redes sociais. Afinal, essas plataformas se tornaram instrumentos básicos para a socialização no mundo online. E isso faz delas espaços muito promissores para empresas que queiram crescer através do marketing digital.

Mas e se uma marca quer fazer isso com o auxílio do Inbound Marketing? Como é a relação entre Inbound Marketing e redes sociais? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais

Fonte: freepik.

Entenda qual é a relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais

Para entender uma relação entre dois elementos, é preciso, antes, compreender seus significados individualmente. As redes sociais, é claro, são sites de relacionamento no mundo digital, tais como o Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, etc. Mas e o Inbound Marketing? O que esse termo significa?

A tradução dele para português seria “marketing da atração”. E, como o próprio nome já sugere, essa é uma modalidade de marketing que usa da atração como abordagem principal para captar leads e gerar mais vendas.

Em outras palavras, o Inbound Marketing atua de forma sutil para atrair um possível cliente até uma marca, ao invés da marca ir diretamente até o cliente. Essa abordagem é muito importante no contexto do marketing digital, onde há muitas empresas fazendo anúncios que brigam pela atenção do usuário, tornando esse estilo de publicidade mais promissor.

Como usar as redes sociais a favor da sua empresa

Fonte: freepik.

Mas o que o Inbound Marketing tem a ver com as mídias sociais? A resposta para essa pergunta tem a ver com a aplicação prática da filosofia do Inbound Marketing. Ou seja, as mídias sociais são importantes ferramentas para fazer o marketing da atração acontecer.

Podemos dizer que as redes sociais são como grandes vitrines mundiais nas quais expor sua marca e se destacar são fundamentais para o crescimento da sua empresa.

A captação dos leads, seja nas redes sociais e na internet como um todo, ocorre através da produção de conteúdo direcionado. O marketing de conteúdo é grande nas redes sociais, e é ele que leva os usuários a se interessarem por perfis e páginas de empresas.

Sendo assim, a criação de conteúdo relevante e informativo para um público-alvo pré-estabelecido (seguindo, então, a lógica do Inbound Marketing) pode contribuir para o crescimento da sua marca nas mídias sociais.

Neste caso, as redes sociais entram nas estratégias de Inbound Marketing em várias ocasiões. Primeiramente, é necessário que a empresa saiba em qual segmento de mercado está inserida.

Depois disso, é possível identificar o público-alvo das futuras campanhas e entender quais redes sociais eles mais utilizam e qual tipo de publicação tem melhor engajamento em determinada rede.

Por isso, entender bem a funcionalidade das redes sociais no cotidiano do consumidor é essencial para fazer um Inbound Marketing bem elaborado e assertivo. Neste contexto, vale ressaltar que cada rede social tem uma funcionalidade diferente.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada, principalmente, para artes gráficas. Ou seja, se você pretende produzir conteúdo para o Instagram, é essencial que seu conteúdo visual tenha poucos elementos textuais e tenha uma arte bem harmonizada.

Vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital

Fonte: freepik.

O Facebook, por outro lado, tem mais espaço para conteúdos textuais, apesar de não ser bom o compartilhamento de conteúdos com textos enormes, pois a taxa de rejeição tende a aumentar de acordo com a quantidade de textos.

Quanto ao Linkedin, o conteúdo tende a ser muito mais formal, com textos bem elaborados, artigos enormes e campanhas de comunicação mais internas visando uma melhor reputação para a própria marca.

Apenas para comparação, ainda podemos citar os blogs presentes nos sites da empresa. Os artigos lá publicados têm papel fundamental para a relevância do seu conteúdo e para seu destaque no segmento. No blog o conteúdo textual deve ser muito bem desenvolvido a partir de muita apuração e checagem de dados.

Mas mesmo assim é necessário saber que, mesmo no blog, o conteúdo visual deve ser utilizado com o objetivo de quebrar o texto, deixando que ele não se torne cansativo ao primeiro olhar do leitor.

Por isso, entender como funciona qualquer rede social é fundamental para que o seu conteúdo seja escrito e divulgado de maneira correta para a captação dos leads e fidelização de quem já é consumidor da sua marca.

Inbound Marketing e Redes Sociais

Fonte: freepik.

A principal razão para isso é o alcance proporcionado por essas plataformas. As redes sociais permitem que o marketing da atração chegue até o cliente com muito mais facilidade.

Assim, a etapa de “lançar a isca” para um possível futuro lead fica mais simples, e as estratégias de Inbound Marketing podem, por consequência, ficar mais sofisticadas.

Além disso, as mídias sociais também são espaços importantes para pesquisar sobre o público-alvo da marca. Afinal, é nessas plataformas que os usuários expressam suas opiniões, seus problemas e seus desejos. Saber de tudo isso ajuda você a traçar táticas de Inbound Marketing mais eficientes e a criar conteúdo que seja mais relevante para o seu segmento do mercado.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Use o Inbound Marketing e redes sociais com a ajuda de uma empresa especializada

A relação entre Inbound Marketing e redes sociais, portanto, é crucial para o sucesso de um plano de marketing digital. No entanto, é preciso lembrar que essas ferramentas são complexas e oferecem um leque amplo de possibilidades.

Desse modo, a melhor forma de lidar com as duas é com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como uma agência de marketing digital especialista na produção de conteúdo e Inbound Marketing, para melhorar suas estratégias de captação de leads.  Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada e experiente, que oferece diversos serviços relacionados ao marketing digital.

Portanto, a agência está preparada para dar o suporte que for necessário para fazer a sua marca crescer na internet. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também