Relação entre Google e Marketing Digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/12/2020
Marketing Digital | Otimização de Sites (SEO)

Existe alguma relação entre Google e Marketing Digital? Se você é uma pessoa com acesso à internet, com certeza já fez pelo menos uma busca no Google. Afinal, esse é o mecanismo de busca mais popular do mundo online. Por conta disso, trata-se de um site muito citado quando falamos de marketing digital. Mas como essa ferramenta pode ser usada a favor da promoção de uma empresa na internet?

Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a relação entre Google e marketing digital. Continue com a leitura para entender melhor!

Relação entre Google e Marketing Digital

Fonte: Freepik

Entenda qual é a relação entre Google e marketing digital

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é marketing digital. O termo engloba qualquer iniciativa que seja tomada com o objetivo de promover uma marca na internet. Sendo assim, ferramentas como e-mail marketing, sites de empresa ou lojas virtuais podem todas ser consideradas ferramentas de marketing digital. Mas e o Google? Onde ele se encaixa nesse cenário?

Para responder essa pergunta, é necessário entender como a maioria das pessoas usa o Google. Isso vai além de entender a plataforma como um mecanismo de busca.

A presença do Google nas vidas dos usuários da internet é imensa. Estatísticas mostram que o site recebe cerca de 3.5 bilhões de buscas por dia. Atualmente, quando uma pessoa é confrontada com um problema, é muito provável que sua primeira reação seja buscar uma resposta no Google.

Isso vale também para serviços e produtos. Muitos usuários, para fazer uma compras, recorrem ao Google para encontrar marcas ou lojas que os interessem.

Mas é aí que entra uma das grandes dificuldades de fazer marketing digital com essa plataforma: o rankeamento dos resultados. Sempre que ocorre uma busca, o algoritmo do Google seleciona um número de resultados e o coloca em ordem de acordo com o que parecer mais relevante para o termo digitado pelo usuário.

Melhore o rankeamento do seu site no Google

Como resultado, a percepção comum é que os links principais que respondem à busca em questão estarão na primeira página. Assim, a extrema maioria dos usuários vê apenas as páginas que ocupam as posições dos primeiros resultados do Google.

Esse contexto se torna, então, altamente competitivo para o marketing digital. Essas posições passam a ser valiosas. Desse modo, empresas começam a investir em estratégias para ter seus sites entre esses primeiros resultados.

Como divulgar um negócio no Google

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É aí que entra o ponto-chave para compreender a relação entre Google e marketing digital. Esse ponto-chave é o SEO, ou Search Engine Optimization.

A tradução em português do termo é “otimização para mecanismos de busca”. Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas que busca otimizar páginas ou conteúdos para torná-los mais atraentes para o algoritmo do Google. Uma vez otimizados, esses links passam a ter mais chances de ocuparem as primeiras posições dos resultados de busca.

Diante disso, fica evidente que o Google é uma ferramenta crucial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Através dele, é possível obter o alcance necessário para expandir o público de uma marca.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Crie uma estratégia de marketing digital com a ajuda de uma empresa especializada

Agora que você já sabe como é a relação entre Google e marketing digital, é hora de pensar em como aplicar esse conhecimento de forma prática. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, como, por exemplo, uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

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