Por que é importante que você entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais? Se você é um empresário que tem a intenção de investir mais em marketing digital, com certeza sabe que as redes sociais são locais muito propícios tal investimento. Afinal, espaços como o Facebook, Twitter e Instagram oferecem muitas possibilidades para interagir mais com os clientes. Mas para que o planejamento de marketing seja bem estruturado nas mídias, é importante entender essa relação.
Entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais no planejamento de marketing
O design gráfico engloba toda iniciativa visual que é tomada para a promoção de uma marca na internet. Isso significa que, na prática, esse é um veículo muito importante para se comunicar com o público.
A razão para essa situação existir é que na internet existe um fluxo imenso de conteúdos, o que faz com que as pessoas foquem em poucas coisas. Sendo assim, para uma iniciativa de marketing digital chamar a atenção de um usuário e levá-lo a conhecer uma marca, ela provavelmente vai precisar de um elemento visual.
Esse processo ajuda o subconsciente do público a identificar determinadas marcas apenas com um tom de cor ou uma fonte específica de letra usada nas divulgações. Quando isso acontece, o mérito é do design gráfico.
Isso vale especialmente para as mídias sociais, locais onde as imagens são o tipo de conteúdo mais compartilhado e que gera mais interação. Faça um experimento e passe pelo seu feed no Facebook por um minuto. Depois, volte e veja quais publicações você parou para olhar ou para curtir, comentar ou interagir de alguma forma. O mais provável é que a maioria dessas postagens tenha um elemento visual, deixando evidente a importância do design nesse contexto.
Mas como usar essa relação a favor da sua marca? A seguir, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta dando algumas dicas para combinar design gráfico e mídias sociais. Confira!
Crie uma estética coerente
Uma identidade visual é muito importante para transmitir uma imagem positiva da sua empresa. E, para a construção desse tipo de identidade, é preciso contar com uma série de elementos visuais que passem uma essência coesa para o usuário.
Desse modo, as postagens do seu feed, a sua foto de perfil, a sua foto de capa e diversos outros recursos visuais das redes sociais devem trabalhar de forma harmônica. Uma boa dica para conseguir fazer isso é investindo em uma paleta de cores específica.
Faça conteúdo compartilhável
No marketing de conteúdo, o conteúdo que ganha mais compartilhamentos nas redes sociais é o conteúdo visual. Por isso, é uma boa ideia tirar vantagem do design gráfico para criar conteúdo útil e informativo para os seus clientes. Essa é uma forma de cultivar a relação entre público e marca, criando vínculos mais fortes.
Compartilhe imagens de seus produtos ou serviços
O design também é uma oportunidade de fazer seus produtos ou serviços serem apresentados de forma mais atraente. Assim, invista na criação de postagens que apresentem o que você tem para vender de maneira esteticamente agradável para o cliente.
O valor do design gráfico no Marketing Digital
Nas redes sociais, os internautas são expostos a um turbilhão de informações por cada segundo que passa na rede. Esse número enorme de informações torna dois terços do conteúdo descartáveis pelo fato de que é impossível lembrar de cada informação ou anúncio. Quando se trata de marketing, o descarte de informação se torna o maior desafio. Afinal, como marcar a experiência do internauta com meu anúncio?
Para isso é que entra em ação o papel do design gráfico no Marketing Digital. Na verdade, o design é uma das peças-chave na engrenagem do Marketing. Primeiro na tomada de decisão no que tange ao viés que a propaganda terá até o uso das cores ideias e a quantidade de informações que terá na divulgação.
Todas essas decisões irão interferir na experiência do público com seu anúncio. Um marketing bem planejado e estruturado com profissionais especialistas pode garantir um anúncio com o mínimo de interação. O que dá a entender que a mensagem foi captada pelo receptor e as informações foram absorvidas, ou seja, missão cumprida.
Contudo, não adianta o designer gráfico escolher cores e posições se seu conceito da divulgação não está de acordo com as técnicas de SEO utilizadas pelo departamento de marketing no momento de discutir a ideia do anúncio. Por isso, é fundamental que se tenha interação mútua entre as engrenagens da comunicação de uma marca. Falta de padrão pode ser um prejuízo a empresa.
A criatividade do designer gráfico também é um fator primordial neste processo. Mesmo que tenha que seguir as diretrizes destacadas no SEO, o que vai tornar uma divulgação atrativa e mais próxima do público é a criatividade. Essa habilidade se destaca em forma de trocadilhos, mensagens fortes ou informações de extrema relevância. Esses tópicos serão responsáveis por evitar que o anúncio seja descartado pelo leitor, o tornando um lead, ou seja, cliente em potencial.
Resumindo, sem um bom design gráfico, seu conteúdo tem grande chance de ser visto e descartado na mente do público. Para que todo o planejamento funcione, as peças precisam estar conectadas entre si e em pleno funcionamento e essa é a principal relação entre design gráfico e mídias sociais.
A relação entre design gráfico e mídias sociais é a uma engrenagem importantíssima no trabalho de todo o departamento de marketing de uma marca e oferece um imenso potencial para ideias criativas e de destaque nas redes sociais.
Por isso, o ideal é usá-la a seu favor com ajuda especializada de uma agência de marketing digital e comunicação visual. A Agência IMMA pode ser uma boa escolha, já que ela conta com uma equipe altamente qualificada com especialistas tanto em design quanto em redes sociais.
E aí, ficou interessado no artigo? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!