Por que redatores e designers gráficos devem trabalhar juntos

O mundo on-line é dinâmico e está em constante evolução. Isso tem exigido não só a adaptação constante de quem trabalha nesta área, como também a integração entre departamentos. Mas será que é válido misturar o pessoal do texto com o pessoal das imagens? Por que redatores e designers gráficos devem trabalhar juntos?

Trabalho em equipe

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Grandes marcas produzem conteúdo de alta qualidade sob a forma de postagens em blog, infográficos, vídeos, mensagens sociais e muito mais. Elas sabem que usar uma abordagem unidirecional para a criação de conteúdo no tempo em que vivemos não as levará a lugar nenhum. É por isso que combinar o poder dos designers e dos redatores faz tanto sentido: este é um caminho para competir com orçamentos maiores e criar conteúdo diversificado de alta qualidade.

Por que redatores e designers gráficos devem trabalhar juntos?

Quando designers gráficos e redatores trabalham juntos, eles prosperam. Parte do motivo é que o design se conecta diretamente com o lado do cérebro, que é responsável pelo pensamento criativo e pelo reconhecimento da imagem, enquanto os redatores usam o outro lado, que lida com a lógica e o pensamento crítico.

Para que qualquer conteúdo acumule perspectivas e impulsione uma ação imediata, essas áreas devem se integrar. Confira algumas razões para designers gráficos e redatores trabalharem juntos e os benefícios para o seu negócio:

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1. Conteúdo completo oferece maior valor: com tantos conteúdos disponíveis na internet, a atenção dos usuários é, talvez, a coisa mais cara. A maioria dos usuários que acessam uma postagem leem apenas pequenas partes do conteúdo. A única maneira de prolongar essa atenção é com conteúdo realmente atraente.

Mas como se faz isso? Qualquer artigo muito bem escrito e rico em informações que esteja cheio de imagens de alto valor é um grande candidato a receber tal atenção. Se você nunca tentou isso antes, saiba que os artigos com imagens obtêm mais visualizações do que postagens de texto e infográficos alcançam mais envolvimento e aumentam a retenção e o engajamento.

2. Melhora da compreensão: o que torna tudo isso possível é o extraordinário poder do conteúdo visual na criação de uma compreensão mais digerível de mensagens baseadas em texto. Ou seja, o ditado que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras” está completamente certo. Considera-se que os leitores se lembram 65% mais de qualquer informação três dias depois quando elas aparecem em imagens.

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Equipe de Marketing Digital

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3. É fácil de aprender: uma das principais razões pelas quais as marcas criam conteúdo é para fornecer perspectivas de como seus produtos e serviços funcionam. Mas a simples descrição disso tende a ser chata e maçante, e adicionar imagens ao processo pode tornar tudo mais interessante e educativo, tendo em vista que nos lembramos de conteúdos visuais com mais facilidade.

De acordo com a WebDAM, o cérebro humano processa dados visuais 60 mil vezes mais rápido do que o texto. Os usuários da internet não se esforçam para lembrar de detalhes quando recebem algum tipo de conteúdo, mas fazem isso com mais facilidade quando há textos e imagens atuando juntos.

4. SEO: imagens não servem só para deixar os textos mais bonitos. Elas também valorizam as publicações no sentido de contribuir para aumentar suas colocações os rankings dos motores de busca. Mas isso só acontece quando elas se integram perfeitamente ao corpo de um texto valioso para o público.

Integrar equipes de marketing digital

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Se o SEO é fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo, criar conteúdo abrangente é uma tarefa que não se pode ignorar. E é muito mais fácil fazer isso através de esforços colaborativos entre designers e redatores.

5. Desbloquear novas ideias: escolher os parceiros certos é o primeiro passo para a inovação bem-sucedida. No ambiente de negócios globalizado de hoje, as empresas não estão mais desenvolvendo inovações do nada; ao invés disso, elas designam áreas parceiras para desenvolver estratégias e produtos inovadores. Emergem mais ideias quando os conjuntos de criativos trabalham juntos.

Se mesmo na ciência é mais fácil fazer novas descobertas quando os cientistas compartilham ideias e trabalham juntos ao invés de bancarem os gênios solitário, por que não seria igual em outras áreas? As melhores ideias, muitas vezes, surgem quando estamos discutindo algo em grupo.

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Processo de criação de conteúdo

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6. Serviços de maior autoridade: para oferecer excelentes serviços e gerar resultados para todas as partes, é difícil prosperar isoladamente como redator ou designer. É preciso colaborar. E, na verdade, os trabalhos de redatores e designers são muito semelhantes. Ambos expressam conceitos e ideias complexas em formatos mais fáceis de serem entendidos pelo público em geral.

O fato de um fazer tudo isso com palavras enquanto o outro realiza o mesmo com imagens não é o mais importante pois ambos são criativos que podem amplificar suas habilidades quando trabalham juntos. Por isso, quem deseja melhorar a qualidade do seu serviço e criar autoridade no mercado deve pelo menos pensar na colaboração entre estas áreas.

Mas não pense que este projeto vai dar certo do dia para a noite. O processo colaborativo é demorado e difícil para quem não está acostumado a trabalhar desta forma. Porém, uma abordagem de trabalho em equipe tende a aumentar a eficiência para ambos os lados.

Equipes

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Designers e redatores são figuras importantes no mundo dos negócios digitais. Empresas de mídia e SEO, organizações de relações públicas, agências de marketing e publicidade, todos precisam deles para satisfazer as necessidades de seus clientes e podem obter várias vantagens em integrar o trabalho destes profissionais.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.