Como as reações do Facebook são usadas e o que isso quer dizer

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/08/2017
Gestão de Mídias Sociais

Já faz um tempo que o Facebook lançou as opções de reações, aumentando a capacidade do usuário de responder a postagens rapidamente, o que é importante quando cerca de 90% de seu público acessa sua plataforma via dispositivos móveis. Mas, como as reações do Facebook são usadas e o que isso quer dizer? Se você trabalha com mídias sociais, confira este artigo.

Como as reações do Facebook são usadas e o que isso quer dizer

Fonte: Facebook

 

Veja como as reações do Facebook são usadas

O Facebook lançou alguns dados sobre a aplicação das reações, observando que elas foram usadas 300 bilhões de vezes desde o lançamento. Pode até soar como muito, mas para o contexto do Facebook, que gera cerca de 4 milhões de likes por minuto, isso mostra que as reações estão apenas contribuindo com uma quantidade muito pequena de atividade geral.

Contudo, mesmo com sua baixa taxa de uso, o Facebook afirma que as reações são um forte indicador de interesse e receberam um peso ainda maior dentro do feed de notícias. Segundo o Mashable, para o Facebook, quando as pessoas reagem a um post, isso é um sinal ainda mais forte de que eles gostariam de ver esse tipo de material do que se elas simplesmente curtissem a publicação.

Eles utilizarão essas informações para atualizar o feed de notícias dos usuários, mostrando a eles mais publicações como as que eles reagiram. Estranhamente, o Facebook diz que todas as reações receberão o mesmo peso. Isso significa que, independentemente da que for selecionada, a plataforma entenderá que você deseja ver mais desse tipo de conteúdo.

Gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik

 

Faz sentido que, se você realmente se deu ao trabalho de reagir a uma publicação, deva ter algum interesse nela. Mas, mesmo assim, parece que a plataforma poderia usar ainda melhor os dados específicos sobre cada reação. Afinal, um post marcado com “amei” provavelmente interessa mais ao usuário do que um marcado com “grr” (que consiste numa carinha irritada).

Outra possibilidade é de que não haja uso suficiente de cada uma das reações do Facebook para gerar dados fortes para apontar para a intenção do usuário e interesses subsequentes. Isso também pode significar que veremos mais pesquisas nesse sentido num futuro próximo.

Em termos de uso específico, o Facebook diz que a reação “amei” tem sido a mais usada, correspondendo a mais da metade das reações totais, o que é um tanto surpreendente e inesperado se levar em consideração que o pedido inicial era de um botão de “dislike” (não curti). Em termos de resposta, a reação “amei” não é tão diferente do tradicional botão de “like” (curti).

Mas, a verdade é que muita gente acha os esforços em torno das reações um desperdício, pois o que as pessoas queriam era uma opção de resposta negativa. Embora o Facebook não tenha fornecido um botão de “dislike”, a esperança era de que as reações dariam às pessoas mais maneiras de se expressar mais facilmente, o que, por sua vez, forneceria mais dados aos donos de páginas.

Mídias sociais

Fonte: Freepik

 

Especulou-se muito que os dados das reações do Facebook poderiam fornecer uma nova gama de percepções emocionais que permitiriam melhorar a segmentação de conteúdo e a criação de publicações. O Facebook até tentou construir isso na guia de insights, mas os gráficos são tão genéricos que ninguém sabe realmente o que fazer com essas informações.

Com a adesão às reações do Facebook sendo tão baixa num contexto global, eles realmente não foram capazes de fornecer qualquer percepção significativa. Parece que a maioria das pessoas só quer ser capaz de responder com um toque rápido. Talvez, se as reações fossem mostradas na tela o tempo todo, isso poderia aumentar o seu uso.

Apesar de podermos pensar em milhares de usos para as reações, no momento, elas parecem ser apenas mais um pequeno complemento para a experiência do usuário no Facebook. A plataforma até poderia mudar sua implementação, mas talvez não existam dados suficientes para isso.

Rede social

Fonte: Freepik

 

De qualquer forma, no presente, as reações não são um elemento significativo. Elas podem ser usadas como um indicador em algum grau e os resultados individuais podem variar, mas sua baixa taxa de adesão limita seu valor como uma ferramenta para insights reais. E, pelo menos por enquanto, veremos as reações do Facebook sendo muito mais usadas para jogos do que para realmente significar algo mais profundo.

Uso de reações em pesquisa de mercado

As reações de Facebook podem ser uma forma rápida e simples de medir a popularidade de determinado produto ou conteúdo divulgado pela sua empresa. Essas reações podem ser uma forma bem objetiva de analisar o gosto do público e tomar decisões referentes a aquele produto como seguir em frente ou analisar a opinião dos clientes.

 

Essa ideia também serve como uma forma de se manter próximo ao público. A pesquisa de mercado é uma maneira de dar voz ao cliente, fazendo com que ele se sinta próximo e relevante nas decisões tomadas pela marca. Essa é uma forma de fidelizar os clientes e torná-los parte da comunidade na ideia de “Você faz nossa marca”. Neste ponto, as reações do Facebook ajudam a entender se os clientes estão satisfeitos ou preferem algo novo no mercado.

Uma agencia de marketing no seu planejamento de comunicação

Entre os pontos de um bom planejamento de comunicação está a pesquisa de mercado. Neste ponto, é importantíssimo entender o que seu cliente necessita e se seus produtos estão em conformidade com os desejos que atendam ao seu nicho.

Para isso, é imprescindível ter o acompanhamento de uma agência especializada em marketing digital como a Agência ImmaAlém de definir seu planejamento de marketing, ainda gerimos suas mídias sociais para a captação de resultados próprios e concretos de comunicação.

Com isso, você terá mais conhecimento da sua persona e saberá identificar que tipos de produtos eles esperam, gerando uma proximidade maior e, consequentemente, mais clientes e vendas.

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