5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

Fonte: Freepik.

As ferramentas pagas de rastreamento de hashtags tendem a ser caras, mas tornam o processo muito menos trabalhoso. Mas, para a maioria de nós, investir neste tipo de ferramenta é algo impensável e, por isso, vale muito a pena conhecer e testar alguns recursos gratuitos disponíveis na internet.

Mas, antes de eleger uma ferramenta gratuitas para rastreamento de hashtags, teste várias delas. Utilize vários serviços até encontrar um com o qual se sinta mais à vontade e que atenda melhor as suas necessidades. Preste atenção, principalmente, aos tamanhos ou intervalos de amostragem e conforme eles mudam de ferramenta para ferramenta.

Plano de gestão de mídias sociais

Escolha bem as hashtags que você irá acompanhar. Você rastreará uma hashtag geral para sua marca ou uma hashtag para uma campanha específica? Anote quais hashtags você precisa observar mais de perto e não se esqueça de fazer uma auditoria inicial para ver como essa hashtag está sendo usada antes de adotá-la.

Campanha de hashtag

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Determine por quanto tempo você acompanhará suas hashtags, pois organização e consistência são seus melhores amigos quando se trata de usar uma plataforma gratuita. Certifique-se de ter um prazo de entrega amplo para começar a usar e rastrear as hashtags escolhidas, pois a maioria das ferramentas gratuitas rastreará apenas sete dias de dados por vez.

Agora, confira 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags e que vão ajudar muito na sua estratégia de mídia social:

Twitter Search: a pesquisa nativa do Twitter pode ser um bom ponto de partida para rastrear uma hashtag, principalmente se você usar os parâmetros de pesquisa avançada do Twitter. Mas, quantificar suas descobertas, no entanto, precisará ser feito manualmente (e dificilmente haverá alguém na equipe que goste de contar tweets).

Marketing em mídia social

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Keyhole.co: o Keyhole não exige que você faça login em seu serviço para receber estatísticas de hashtags. Ao realizar uma pesquisa por hashtag, você recebe um relatório com dados de amostra dos seus critérios de pesquisa, com gráficos que se dividem em mostrar o compartilhamento de postagens, a hashtag, as palavras-chave relacionadas e muito mais. O serviço também rastreia posts no Instagram.

Tweetreach: esta ferramenta é uma queridinha dos social medias. Infelizmente, as análises gratuitas (ou instantâneas, como são chamados neste sistema) só capturam a atividade dos últimos 100 tweets que usaram sua hashtag. As informações são apresentadas lindamente e você poderá até ver seus principais colaboradores. O relatório também pode ser baixado como um pdf.

Tweet Binder: fornece dados visuais eficientes e divide os tweets por tipo, incluindo tweets de texto, respostas, retweets ou tweets com imagens. Como o restante das ferramentas gratuitas, essa só fornecerá análises para até 2.000 tweets dos últimos sete dias. Há também relatórios do Instagram disponíveis, mas estes são pagos.

Rastrear resultados online

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AgoraPulse: ok, o AgoraPulse não é totalmente gratuito, mas é ótimo para manter o controle sobre hashtags e para acompanhar a interação com pessoas que usam uma hashtag específica. O serviço não mostra impressões, mas destaca quantas postagens usaram uma hashtag especificada em suas mensagens.

Realizar o rastreamento de hashtags com recursos limitados pode ser tedioso, mas não é impossível. Com um pouco de paciência e boa vontade, é possível não só rastrear hashtags como também extrair muitos dados interessantes até dos relatórios mais enxutos. Porém, para marcas com um alto volume de tweets, a melhor aposta é investir numa plataforma de análise/rastreamento paga.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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