Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.
Fonte: Freepik.
As ferramentas pagas de rastreamento de hashtags tendem a ser caras, mas tornam o processo muito menos trabalhoso. No entanto, para a maioria de nós, investir neste tipo de ferramenta é algo impensável e, por isso, vale muito a pena conhecer e testar alguns recursos gratuitos disponíveis na internet.
Mas, antes de eleger uma ferramenta gratuitas para rastreamento de hashtags, teste várias delas. Utilize vários serviços até encontrar um com o qual se sinta mais à vontade e que atenda melhor as suas necessidades. Preste atenção, principalmente, aos tamanhos ou intervalos de amostragem e conforme eles mudam de ferramenta para ferramenta.
Escolha bem as hashtags que você irá acompanhar. Você rastreará uma hashtag geral para sua marca ou uma hashtag para uma campanha específica? Anote quais hashtags você precisa observar mais de perto e não se esqueça de fazer uma auditoria inicial para ver como essa hashtag está sendo usada antes de adotá-la.
Fonte: Freepik.
Determine por quanto tempo você acompanhará suas hashtags, pois organização e consistência são seus melhores amigos quando se trata de usar uma plataforma gratuita. Certifique-se de ter um prazo de entrega amplo para começar a usar e rastrear as hashtags escolhidas, pois a maioria das ferramentas gratuitas rastreará apenas sete dias de dados por vez.
Agora, confira 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags que vão ajudar muito na sua estratégia de mídia social:
Twitter Search: a pesquisa nativa do Twitter pode ser um bom ponto de partida para rastrear uma hashtag, principalmente se você usar os parâmetros de pesquisa avançada do Twitter. Mas, quantificar suas descobertas, no entanto, precisará ser feito manualmente (e dificilmente haverá alguém na equipe que goste de contar tweets).
Fonte: Freepik.
Keyhole.co: o Keyhole não exige que você faça login em seu serviço para receber estatísticas de hashtags. Ao realizar uma pesquisa por hashtag, você recebe um relatório com dados de amostra dos seus critérios de pesquisa, com gráficos que se dividem em mostrar o compartilhamento de postagens, a hashtag, as palavras-chave relacionadas e muito mais. O serviço também rastreia posts no Instagram.
Tweetreach: esta ferramenta é uma queridinha dos social medias. Infelizmente, as análises gratuitas (ou instantâneas, como são chamados neste sistema) só capturam a atividade dos últimos 100 tweets que usaram sua hashtag. As informações são apresentadas lindamente e você poderá até ver seus principais colaboradores. O relatório também pode ser baixado como um pdf.
Tweet Binder: fornece dados visuais eficientes e divide os tweets por tipo, incluindo tweets de texto, respostas, retweets ou tweets com imagens. Como o restante das ferramentas gratuitas, essa só fornecerá análises para até 2.000 tweets dos últimos sete dias. Há também relatórios do Instagram disponíveis, mas estes são pagos.
Fonte: Freepik.
AgoraPulse: ok, o AgoraPulse não é totalmente gratuito, mas é ótimo para manter o controle sobre hashtags e para acompanhar a interação com pessoas que usam uma hashtag específica. O serviço não mostra impressões, mas destaca quantas postagens usaram uma hashtag especificada em suas mensagens.
Realizar o rastreamento de hashtags com recursos limitados pode ser tedioso, mas não é impossível. Com um pouco de paciência e boa vontade, é possível não só rastrear hashtags como também extrair muitos dados interessantes até dos relatórios mais enxutos. Porém, para marcas com um alto volume de tweets, a melhor aposta é investir numa plataforma de análise/rastreamento paga.
Ter o entendimento dos tópicos mais falados em determinado momento dentro de uma rede social é algo fundamental para o processo de engajamento da marca. Tweetando a respeito desses assuntos pode fazer sua marcar ter mais alcance, conquistando um maior número de seguidores. Esse é o poder do rastreamento de hashtags.
Mas não adianta apenas rastrear. É indispensável entender se determinado assunto irá gerar interesse dos seus seguidores. Por exemplo: se você tem uma marca de roupas e entre os tópicos mais comentados está um assunto a respeito de pratos de comida, entrar nessa discussão pode não gerar o resultado esperado.
É importante destacar que quando você faz uso de hashtags, você está indicando para o algoritmo de determinada rede social por quem o seu conteúdo deve ser visto, o que aumenta a relevância do seu perfil em determinado assunto, tornando-o certa referência nos padrões do algoritmo do Twitter.
A segmentação do público-alvo também é um resultado possível com o uso correto de hashtags. A partir da catalogação do seu tweet por meio das hashtags, você consegue segmentar a mensagem transmitida pela marca, atingindo assim o público ideal. Essa conceito de segmentação aumenta exponencialmente as chances do seu tweet ter um número maior de reações (curtidas, citações ou retweets).
É preciso, ainda, ter cuidado quanto ao uso das hashtags. Muitas pessoas cometem o erro de colocar muitas hashtags em um conteúdo a fim de alcançar o máximo de pessoas possíveis. Além de essa estratégia não corresponder com a ideia de segmentação, ainda não é agradável aos olhos do público. Muitas empresas e especialistas em comunicação costumam indicar no máximo três hashtags por tweet, para que não fique cansativo e seja direto ao nicho identificado com a marca.
Como conclusão, é nítido que o uso de hashtags não é um trabalho simples e demanda muita pesquisa e entendimento a respeito do público-alvo da sua empresa. Por isso, um bom trabalho de marketing digital é indispensável no planejamento de comunicação da sua marca.
Se esse trabalho de pesquisa não for do seu domínio, entre em contato com uma agência especializada em marketing digital e faça o seu orçamento com a Agência Imma. Ter seu planejamento de marketing nas mãos de profissionais especializados na área é o melhor negócio para quem quer crescer online, aumentar as vendas e ser referência na sua área.