Que o logo é uma parte essencial da identidade da sua empresa, você já sabe. Mas você sabia que não é incomum que empresas de sucesso mudem seus logos no decorrer da sua história? Afinal, desde a criação, a empresa normalmente passa por diversas mudanças, e às vezes o logo inicial não corresponde mais à imagem que ela quer passar.
Mas que situações podem levar a isso? Como saber quando recriar o logo da sua marca? Nesse artigo, vamos ajudar você a descobrir em que momentos a sua marca pode estar precisando de uma atualização de logo. Confira!
A importância do logo da sua marca
Ter um logo icônico é um indício de sucesso para qualquer empresa. Isso porque um logo é quase como o rosto da marca. É a forma como ela se apresenta para o público.
Isso significa que o logo é a representação da que o público tem da sua empresa. E isso pode influenciar muito suas vendas e sucesso. Uma marca que não tem uma imagem convidativa pode passar despercebida no mercado, mas uma que tenha uma imagem memorável (como, por exemplo, o inesquecível passarinho do Twitter) pode crescer muito.
Por conta disso, o logo é um elemento no qual vale a pena se investir. É preciso, então, ser rigoroso no que tange ao logo ideal para a sua empresa. Isso às vezes requer que você faça algumas modificações nele ao longo do tempo.
Quando recriar o logo da sua marca
Muitas empresas adiam ou evitam o momento de recriar o logo da sua marca. Elas fazem isso por não querer ter que lidar com o trabalho ou o investimento. No entanto, é necessário ter em mente que o investimento de um logo é muito baixo comparado ao que você pode perder com um logo desatualizado ou ruim. Vejamos, então, quando recriar o logo da sua marca.
Se a sua empresa mudou a sua oferta de produtos
Com o crescimento, não é incomum que empresas mudem suas ofertas de produtos, incorporando outros serviços. Porém, se você começa a se aventurar por uma linha diferente da qual você começou, é uma boa ideia refletir a mudança da sua empresa no seu logo de alguma forma. Pense no que levou você a escolher aquele logo original em primeiro lugar, e realinhe essa lógica para as características atuais do seu negócio. Desse modo, será mais fácil repensar o seu logo.
Se a sua marca está buscando um novo público
Sempre que começamos um negócio, começamos ele com um público-alvo em mente. Mas o mercado está em constante mutação, e às vezes a sua base de clientes pode mudar.
Esse tipo de mudança está fora do seu controle como empresário. O que você pode fazer, como dono da empresa, é se adaptar às mudanças do seu segmento de mercado. E uma das formas de fazer isso é recriando o logo da sua marca. Pergunte-se o que mudou nos seus clientes, o que eles estão buscando nesse momento, e como o seu logo pode atender a essas necessidades.
Se o logo da sua marca tem a aparência de velho
O design, como todas as áreas da tecnologia, está em constante mudança e evolução. Isso significa que tendências de design que eram muito populares na época da criação do seu logo não necessariamente continuam populares agora.
Na verdade, elas podem parecer obsoletas, dando à sua empresa um ar datado e desatualizado. Por isso, vale a pena investir em uma versão mais atual do seu logo, que possa ser adaptável para as novas mídias que surgiram nesse tempo.
Agora que você já sabe quando recriar o logo da sua marca, resta colocar em prática a atualização do seu logo. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital e conta com uma equipe de designers pronta para ajudar você. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!