Quando começar sua estratégia de inbound marketing? Se você é um empresário e quer aplicar o inbound marketing para fazer a sua empresa crescer, com certeza já se perguntou isso. Felizmente, é uma pergunta fácil de responder. Mas, para isso, é preciso entender muito bem do que se trata essa modalidade de marketing e quais são suas principais aplicações.
Entendendo o que é o inbound marketing
O inbound marketing também é conhecido por outro nome: marketing da atração. Ou seja, trata-se de uma modalidade de marketing que foca no objetivo de atrair o cliente.
Mas não é isso que todo tipo de publicidade deseja? Mais ou menos. No marketing tradicional, claro que obter o cliente também é o objetivo final, mas a abordagem é assertiva. Um comercial, por exemplo, interrompe a programação normal de um possível cliente para tentar vender um produto ao mesmo, muitas vezes de forma tão direta que chega a ser agressiva.
Já o inbound marketing, por sua vez, funciona de maneira mais sutil. A ideia é atrair o cliente despertando o interesse do mesmo através da disseminação de conteúdo relevante. Desse modo, o cliente vai até a marca, e não o contrário.
O processo pode ser dividido em quatro etapas principais:
- Atrair;
- Converter;
- Fechar;
Esse processo acompanha a jornada do consumidor desde o momento em que ele ouve falar da sua marca até o momento da fidelização do cliente (por isso o “encantar”, que ocorre no período após a compra).
Estratégias de inbound marketing para a sua empresa
Existem muitas estratégias de inbound marketing que você pode aplicar para a sua empresa. A questão é apenas decidir quais delas funcionam melhor para o seu tipo de negócio.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é o carro-chefe de qualquer estratégia de inbound marketing. Afinal, o conteúdo é o elemento que cumpre a missão de atrair o cliente.
Por conta disso, é crucial que o conteúdo apresentado seja relevante para o público-alvo da empresa. Ou seja, as informações a serem compartilhadas precisam ser informações que irão ajudar os usuários de alguma forma.
O interessante no marketing de conteúdo é que você pode usar muitas ferramentas para realizar a sua estratégia. É possível, então, investir tanto em formatos de conteúdo mais tradicionais, como um blog ou vídeo, como em ferramentas mais inovadoras, como um podcast, por exemplo.
SEO
O SEO, também conhecido como search engine optimization, ou, em português, “otimização para mecanismos de busca”, é fundamental para começar sua estratégia de inbound marketing. É através desse conjunto de técnicas que o seu conteúdo ficará bem posicionado em sites como o Yahoo ou o Google, o que trará mais acessos a tudo que você produzir, aumentando muito o seu alcance de público.
Design
Um bom trabalho de design gráfico favorece muito a sua estratégia de inbound marketing. Isso porque o conteúdo visual chama muita atenção e atrai mais usuários.
Por conta disso, é uma ótima ideia investir na criação de uma identidade visual online para a sua marca. Infográficos, banners e pop ups são ideais interessantes de elementos visuais para explorar.
Quando começar sua estratégia de inbound marketing
Agora que você já sabe mais sobre o inbound marketing e suas estratégias, chegamos à questão principal. E a resposta para a pergunta “quando começar sua estratégia de inbound marketing” é: o mais cedo possível.
Isso porque a maioria das estratégias de inbound marketing levam tempo para começar a funcionar e precisam ser aplicadas com cuidado. É necessário, portanto, traçar essas táticas com calma.
O ideal, então, é ter a ajuda de uma equipe especializada ao fazer isso, como a da Agência IMMA. Desse modo, sua empresa tem todo o suporte que precisar. Para saber mais, entre em contato com a agência e faça um orçamento!