Programa de Afiliados do Instagram: como irá funcionar?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/06/2021
Gestão de Mídias Sociais

Na última terça-feira, dia 8 de Junho, o Instagram lançou uma nota anunciando uma grande novidade na plataforma: o Programa de Afiliados do Instagram. A ideia é atrair ainda mais os olhares dos criadores de conteúdo e captar mais usuários para a plataforma, incentivando que os mesmos se tornem influenciadores na rede social.

Essa é mais uma etapa no processo de reinvenção da plataforma, que vem investindo bastante no lançamento de novos recursos, ferramentas e possibilidades que tornem a rede social ainda mais acessível e engajada com a comunidade de usuários.

Programa de Afiliados do Instagram: como irá funcionar?

Fonte: Instagram/Divulgação

Se antes o YouTube era a principal plataforma para monetizar com criação de conteúdo, hoje o Instagram dá mais um passo em direção a esta conquista, chegando ao ponto de poder competir com o YouTube e parar de depender de parcerias pagas independentemente. Isso porque, antes, a única forma de conseguir monetizar no Instagram era fazendo uma parceria por fora com empresas, muito comum com influenciadores.

Mas como irá funcionar esse programa de afiliados do Instagram? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Quer saber mais sobre o novo recurso? Se interessa pelas novidades da plataforma? Então fique ligado no conteúdo e nas novidades do nosso blog. Confira!

Como funcionará o Programa de Afiliados do Instagram?

De acordo com o anúncio do Instagram, essa nova função permite que os criadores de conteúdo encontrem novos produtos disponíveis para consumo e compra e, assim, compartilhá-los com os seguidores. O grande diferencial é que, com o recurso, esses influenciadores poderão receber comissões pelas vendas que incentivarem. O melhor de tudo é que não precisará mais de uma plataforma terceira, tudo será feito pelo próprio Instagram.

Falando mais de uma parte prática, no feed, aparecerá na área superior da publicação afiliada de um influenciador com um produto marcado, o aviso “Qualificado para Comissão”. Assim, as pessoas poderão saber que estão apoiando o seu influenciador ao comprar aquele produto que está sendo indicado por ele.

Essa atualização com o aparecimento do recurso de afiliados permite que as pessoas comprem seus produtos de maneira mais fácil, simples e rápida. Além disso, os criadores de conteúdo também conseguem firmar diferentes tipos de parceria com as empresas, que se torna mais uma forma de praticar marketing digital no Instagram, valorizando o trabalho de um criador.

O Programa de Afiliados ajudará, ainda, a identificar métricas de engajamento e interação, auxiliando a empresa a entender melhor o alcance direto do influenciador, tudo isso dentro da plataforma, sem precisar usar outros aplicativos. Essa é uma atitude já estudada pelo Instagram há bastante tempo e que começará, aos poucos, a ser implementada.

Instagram para Afiliados

Fonte: Instagram/Divulgação

O Instagram, ainda, afirma que facilitará o processo de adicionar uma loja existente ou abrir uma nova loja no perfil da rede social aos influenciadores digitais que desejam vender os próprios produtos. Veja, então, os dois tópicos divulgados e destacados pelo Instagram.

  • “Os criadores de conteúdo que já têm uma linha de produtos agora podem vincular as próprias lojas ao perfil pessoal, não apenas ao perfil comercial. Dessa forma, os criadores podem exibir e vender os produtos diretamente para os fãs. A partir de hoje, a possibilidade de vincular uma loja a um perfil pessoal estará disponível no mundo todo”.

 

  • “Os criadores de conteúdo também poderão vincular as próprias contas a um dos nossos quatro parceiros: Fanjoy, Represent, Spring e UMG. Com isso, será possível configurar uma nova loja e despertar o interesse das pessoas com lançamentos exclusivos no aplicativo do Instagram. Esse recurso estará disponível até o fim do ano para todos os criadores de conteúdo qualificados nos EUA”.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Gostou da novidade do Instagram? Esse anúncio só mostra para a gente o quanto as plataformas estão preocupadas com a melhoria das redes sociais e com o incentivo de seus criadores e usuários. Para tirar o melhor resultado de todos esses novos recursos e se destacar no Instagram, é importante investir em gestão de mídias sociais.

Para ajudar nessa gestão, conte com a ajuda especializada de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Quer saber mais sobre nossos serviços? Então entre em contato conosco e faça seu orçamento.

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