Você sabe quais são os problemas que prejudicam uma pequena empresa? De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 99% das empresas do Brasil são pequenos negócios (micro e pequenas empresas e profissionais MEI).
Isso significa que existem mais de 17 milhões de pequenos negócios no país, são responsáveis por cerca de 30% do PIB (produto interno bruto). Sendo assim, é importante valorizar esses empreendimentos.
Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a saber mais sobre a administração desse tipo de negócio, apresentando os 4 problemas que prejudicam uma pequena empresa. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!
Entender de marketing digital é o passo primordial
A crise econômica que acometeu o Brasil em 2017 fez crescer o número de desempregados no país, fazendo com que as pessoas precisassem “se virar” para poder ganhar a vida. Dessa forma, surgiu uma espécie de empreendedorismo por necessidade.
Com isso, houve um crescimento exponencial no número de pequenas novas empresas sendo criadas. O grande problema é que, como muitas pessoas abriram essas empresas apenas por necessidade, muitas delas acabaram não se preparando adequadamente para o mercado.
Essa falta de preparação culminou em um número em massa de empresas falindo, tudo porque os pequenos empresários não souberam aproveitar as oportunidades de mercado. E um dos principais conhecimentos que um empresário deve ter nos dias de hoje é, simplesmente, o de planejamento de marketing digital.
Isso se deve ao fato de que o ambiente digital tem dominado cada vez mais o mercado de trocas de bens e consumo. Dessa forma, a tendência é que as grandes e pequenas empresas comecem a direcionar sua comunicação para os leads presentes nestes ambientes digitais. Por isso, torna-se fundamental entender sobre marketing digital.
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Descubra quais são os 4 problemas que prejudicam uma pequena empresa
Administrar uma empresa de qualquer escala não é uma tarefa fácil. Contudo, é preciso uma atenção especial para pequenas empresas, que podem falir com mais facilidade.
Uma das formas de evitar situações desagradáveis é conhecer bem os maiores problemas que podem afetar esse tipo de empresa. Afinal, conhecimento é poder.
Saber mais sobre esses obstáculos ajuda você a se preparar melhor para evitá-los. A seguir, então, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!
Tratar mal os funcionários
Funcionários insatisfeitos e explorados não trabalham melhor. Além disso, eles não criam lealdade pela empresa e não têm interesse em buscar formas de produzir mais ou de forma mais eficiente.
Por isso, é importante que, mesmo dentro dos seus limites, você encontre formas de fazer os seus funcionários se sentirem apreciados.
O mínimo, nesse cenário, é o respeito às leis trabalhistas, mas também é uma boa ideia que você busque estratégias para tornar o ambiente da empresa mais confortável e acolhedor.
Ofereça os benefícios que estiverem ao seu alcance e esteja aberto a sugestões do seu time. Isso vai ajudar você a obter resultados muito melhores da equipe.
Benefícios como planos odontológicos, vale-transporte e tickets fazem com que os funcionários se sintam importantes para a empresa, o que aumenta a motivação dos mesmos, culminando em um ambiente organizacional mais leve e atrativo, tanto para o cliente quanto para os funcionários.
Não estabelecer metas
Para fazer uma empresa crescer, é necessário ter objetivos claros em mentes. Isso porque planos vagos, sem muitos parâmetros, acabam se perdendo com facilidade.
Essa perda é preocupante porque ela pode ser desmotivadora para a empresa. O contrário, então, é preferível: estabeleça metas bem definidas e realistas.
Desse modo, a cada vez que você alcançar alguma dessas metas, seu ânimo será revigorado e você vai poder traçar planos cada vez mais ambiciosos para o futuro do seu negócio.
Além disso, metas são ótimas para fazer com que você tenha mais controle da qualidade de trabalho exercida pelos funcionários e tenha ideia de quais são as necessidades da empresa para que as metas sejam cumpridas.
Não prestar atenção à qualidade do atendimento
A qualidade do atendimento é um dos fatores mais básicos para oferecer uma experiência positiva para os clientes de uma empresa. Contudo, justamente por ser uma questão tão básica, muitos empresários esquecem de garantir um atendimento de alto nível. Isso resulta em prejuízos para a empresa.
Sendo assim, procure treinar os seus funcionários para atenderem os seus clientes da melhor forma possível. É crucial estar atento às necessidades de cada cliente, sempre tratando cada pessoa pelo nome.
Isso torna as interações mais pessoais, o que faz com que o cliente se sinta visto como indivíduo. Esse tipo de atitude faz toda a diferença na qualidade do atendimento oferecido.
Além disso, muitas empresas se destacam das concorrentes apenas por ter uma qualidade maior de atendimento. Até porque, ninguém merece ser atendido por um profissional de mau humor. Isso também bate na tecla da importância de manter os funcionários felizes e valorizados, o que evita o mau humor no trabalho.
Não investir em um plano de marketing digital
O marketing digital é uma ferramenta fundamental para empresas de qualquer tamanho. No entanto, ele é especialmente importante para pequenas empresas que precisam de esforço extra para alcançar suas audiências. A internet é o veículo ideal para negócios menores deixarem suas marcas no mercado.
Mas o marketing online é um assunto complexo. Existe todo um glossário de termos relacionados ao tema, bem como diversas estratégias diferentes que uma empresa pode adotar.
Mesmo assim, a falta desse recurso é um dos principais problemas que prejudicam uma pequena empresa. Por isso, vale a pena buscar ajuda especializada com uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA.
Nossa agência é formada por profissionais especializados em gestão de redes sociais, marketing de conteúdo e soluções em Inbound Marketing para fazer com que a sua empresa cresça no ambiente digital e consiga captar cada vez mais leads e gerar oportunidades de fidelização.
Por isso, não perca essa oportunidade de investir no melhor para a sua empresa. Então entre em contato e faça já um orçamento para obter mais informações!