4 problemas de marketing digital que atrapalham um iniciante

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/02/2021
Marketing Digital

Você sabe quais são os problemas de marketing digital que atrapalham um iniciante? Promover uma marca na internet é uma ótima ideia para quem tem o próprio negócio. No entanto, se você ainda é um iniciante nessa área, é preciso ter muita atenção, porque o campo do marketing online é mais complicado do que parece.

Existem muitos erros comuns que podem prejudicar as ações da sua empresa. Por isso, para ajudar você a evitar essas armadilhas, separamos, neste artigo, os 4 principais problemas de marketing digital que atrapalham um iniciante. Continue com a leitura para descobrir que problemas são esses!

4 problemas de marketing digital que atrapalham um iniciante

Fonte: Freepik

Descubra quais são os 4 principais problemas de marketing digital que atrapalham um iniciante

O marketing digital engloba qualquer tipo de iniciativa que tenha o objetivo de promover uma empresa na internet. Sendo assim, ele pode se expressar com diversas ferramentas, tais como marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing nas redes sociais, etc.

Essa diversidade de recursos é uma das maiores vantagens desse tipo de marketing. Contudo, ela não significa que o marketing digital pode ser feito sem estratégia. Pelo contrário: Ele precisa de um planejamento detalhado para dar certo.

Do contrário, é muito provável que um empresário iniciante na área caia em alguns dos problemas mais comuns com que pode se deparar. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!

Tentar fazer marketing digital sem direcionamento

Uma das primeiras coisas que é necessário aprender sobre o marketing digital é que ele é mais efetivo quando feito com um público-alvo em mente. Sendo assim, um dos principais problemas que empresários iniciantes enfrentam é tentar fazer marketing online sem direcionamento, tentando simplesmente alcançar qualquer pessoa.

Essa tática não é efetiva, porque o usuário deve se sentir visto pela marca para começar a engajar com ela. E, para isso, o marketing precisa ser específico, ou seja, feito com aquele tipo de pessoa em mente. Desse modo, a criação de uma persona de marketing é essencial.

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Falta de otimização de conteúdos

SEO é um dos pilares do marketing digital. Por isso, tentar promover uma marca na internet sem a otimização para mecanismos de busca é um erro imenso.

Procure, então, aprender pelo menos o básico sobre SEO para otimizar o site da sua empresa e os conteúdos que você produzir. Dessa maneira, suas iniciativas de marketing digital serão mais eficientes.

Entenda o que é o SEO

Esquecer da identidade visual

Ao começar a investir em uma presença online para uma empresa, é comum não prestar atenção para a coerência entre os elementos utilizados. Mas isso é um grande erro, porque criar uma identidade visual para a marca é um dos maiores benefícios que o marketing digital pode oferecer.

Sendo assim, pense desde o início em como você quer que seja a identidade visual da sua marca. Selecione uma paleta de cores e pense em qual é a imagem que você deseja que o usuário tenha da sua empresa. Uma vez que você tenha escolhido esses elementos, será mais fácil expressá-los de diversas formas. Isso vai trazer coesão para a sua estratégia de marketing digital.

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Tentar fazer tudo por conta própria

Um dos maiores problemas de marketing digital que atrapalham um iniciante é a insistência em dar conta de tudo por conta própria. Na realidade, é uma ideia muito melhor recorrer a uma empresa especializada para que o plano de marketing online da sua empresa seja feito da melhor maneira possível.

Por isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para a sua marca. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

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