Você sabe quais são as principais etapas do funil de vendas? Ele nada mais é do que uma técnica de marketing que pode ser usada para aumentar as taxas de conversão. Consiste em uma série de etapas que o usuário realiza antes de finalmente chegar ao destino desejado.
O funil de vendas é uma forma popular de os profissionais de marketing digital ganharem visibilidade e também de novos clientes. Para usar esse método com eficácia, há dois aspectos principais que precisam estar presentes – uma oferta e um acionador de oferta que leva à próxima etapa do funil.
A oferta deve ter uma finalidade e um objetivo claros que a diferenciam das demais ofertas do mercado. O gatilho pode ser um artigo de blog, postagem em mídia social ou até mesmo uma pesquisa por palavra-chave no Google.
Ao conduzir uma análise do funil de vendas, é fundamental prestar atenção a todos esses estágios porque entender como os clientes fluem por eles ajuda a criar uma estratégia eficaz para campanhas de marketing.
Neste artigo, a gente te explica um pouco mais sobre as principais etapas do funil de vendas e qual é a importância do funil para o marketing digital da sua empresa. Quer saber mais? Então confira o conteúdo abaixo exclusivo que fizemos para você.
Quais são as principais etapas do funil de vendas?
Como já explicamos, o funil de vendas é uma série de etapas que uma empresa realiza para passar de cliente potencial a cliente. Ele categoriza os clientes em diferentes grupos e atribui a eles objetivos específicos em cada etapa.
Pesquisa de mercado
A prospecção é uma grande parte do processo de marketing. A pesquisa de mercado ajuda as empresas a entender seus clientes e o que desejam deles. Para criar um negócio centrado no cliente, uma empresa deve saber quem são seus clientes em potencial e o que desejam deles.
Esse conhecimento ajudará as empresas a identificar lacunas no mercado e se preparar para isso. A pesquisa de mercado é uma das primeiras etapas do funil de vendas que ajuda as empresas a identificar seu público-alvo e descobrir suas lacunas.
Também permite que eles saibam onde se concentrar ao comercializar seu produto ou serviço, para que possam obter o máximo retorno sobre o investimento (ROI). Ou seja, na pesquisa de mercado é onde o profissional de marketing reúne informações sobre as necessidades de seu público-alvo e identifica seus concorrentes.
Geração de leads
A segunda etapa do funil de vendas é a geração de leads. A geração de leads se refere ao processo de captação de futuros clientes usando canais de marketing digital, como: sites, mídias sociais e campanhas de relações públicas. É uma etapa essencial na venda de um produto ou serviço porque permitirá que você alcance clientes em potencial que, de outra forma, talvez não conheçam seu produto ou serviço.
Existem muitos métodos de geração de leads, mas um dos mais populares é o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é quando as empresas criam e distribuem conteúdo que tem um propósito e uma mensagem relevante para aumentar sua base de clientes e gerar leads.
Uma maneira que os profissionais de marketing de conteúdo podem gerar leads para seus negócios é criando postagens de blog com tópicos relevantes relacionados ao seu setor e postando em sites como LinkedIn, por exemplo.
Dessa forma, esta é a etapa onde a estratégia de geração de leads é empregada para atrair leads para a oportunidade de negócio desejada. Geralmente, é conseguido por meio de campanhas publicitárias, RP, alcance de mídia social, marketing por e-mail, marketing de mala direta ou marketing em feiras.
Qualificação dos leads
A terceira etapa do funil de vendas é a qualificação de leads. Esta etapa é caracterizada por uma série de tarefas que são utilizadas para determinar se a empresa tem chance de gerar receita com seu cliente potencial.
A qualificação de leads pode ser feita por meio de três métodos diferentes: chamadas telefônicas, contato por e-mail e contato pela web. As empresas tendem a usar esses três métodos porque fornecem informações sobre as necessidades, interesses e preferências de produto do cliente potencial.
Os leads são avaliados rigorosamente quanto à elegibilidade para avançar para a próxima fase do funil. É importante que apenas leads qualificados sejam encaminhados para evitar o desperdício de recursos com pessoas que provavelmente não serão convertidas.
Fidelização dos clientes
A quarta etapa do funil de vendas é a lealdade do cliente. Seguindo as quatro etapas do funil de vendas, você pode melhorar sua taxa de conversão de visitas a compras.
Para ajudar nossos clientes a reter seus clientes, temos que encontrar maneiras de mantê-los felizes e engajados ao longo do tempo. Por exemplo, podemos oferecer um desconto em nossos produtos ou serviços para aqueles que se inscreveram durante uma promoção ou agradecê-los com um presente se estiverem conosco há um ano ou mais.
Como construir um funil de vendas
O objetivo de um funil de vendas é fazer com que um cliente potencial ou visitante execute uma ação desejada. Existem muitos tipos diferentes de funis de vendas e podem ser complexos, demorados e caros quando realizados incorretamente.
Construir um funil de vendas é uma tarefa desafiadora. Requer a compreensão de como projetar as diferentes fases do funil e torná-lo o mais eficaz possível. Uma boa maneira de começar a construir seu funil de vendas é fazer um brainstorming do que você deseja que ele realize. O funil também deve ser fácil para o espectador entender e acompanhar.
A partir daí, você pode criar a experiência de usuário desejada que irá direcionar os clientes potenciais para o seu negócio de maneira ideal. Quando a experiência do usuário estiver pronta, é hora de passar para a próxima etapa – determinar como você coletará leads para convertê-los em clientes e leads em clientes pagantes de maneira eficaz.
Organize seu funil de vendas com o auxílio de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA
O funil de vendas tem sido uma estratégia de vendas popular há algum tempo. Para acompanhar os tempos de mudança, você deve considerar mudar sua estratégia para se concentrar mais nos métodos de marketing digital.
Se você está procurando por uma agência de marketing digital, venha para a Agência IMMA. Nós sabemos como ajudar as empresas usando estratégias como marketing de conteúdo e publicidade em mídia social.