4 principais dicas para criar CTAs de sucesso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
26/06/2021
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

Você sabe quais são as principais dicas para criar CTAs de sucesso? Ao conhecer mais sobre marketing digital, é normal se deparar com uma variedade de conceitos que podem, à primeira vista, parecer um pouco confusos. Um deles é a CTA, ferramenta fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Mas o que é isso? Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber sobre o tema, dando as 4 principais dicas para criar CTAs de sucesso. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 principais dicas para criar CTAs de sucesso

Fonte: Freepik

Conheça as 4 principais dicas para criar CTAs de sucesso

Em primeiro lugar, é preciso definir o que é uma CTA. A sigla vem do inglês e significa call to action, o que, traduzido para português, significa chamada para a ação.

Uma chamada para a ação normalmente é incluída em qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Ela consiste em uma instrução, normalmente no final de um conteúdo, que sugere ao usuário que ele realize uma ação específica. Essa ação costuma ser uma forma de interagir mais com o conteúdo produzido pela marca.

Copy de Anúncios

Fonte: Freepik

Um exemplo muito conhecido são as CTAs presentes em vídeos de YouTube. Quando um vídeo termina com a sugestão de que a pessoa que assistiu deixe um comentário, curta o vídeo e se inscreva no canal, ele está terminando em uma call to action.

Fica claro, então, que as chamadas para a ação são fundamentais para garantir o engajamento no marketing de conteúdo. Por esse motivo, é importante saber como criar CTAs de sucesso. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para ajudar nesta tarefa. Confira!

Use frases curtas e diretas

A simplicidade é crucial para a linguagem do marketing de conteúdo. Afinal, a ideia é que o usuário possa entender o que está sendo dito com facilidade.

Isso é especialmente importante para uma chamada para a ação. O usuário só vai cumprir o que a CTA pede se ele entender imediatamente o que deve ser feito. Sendo assim, seja direto e use frases curtas para compor a sua call to action. Um simples “comente abaixo”, “compartilhe” ou “marque um amigo nos comentários” pode funcionar perfeitamente bem.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Teste diferentes formatos

Como outras ferramentas de marketing digital, uma CTA pode ter uma performance diferente dependendo de como é usada. Assim, vale a pena fazer testes e descobrir se o público da marca responde melhor a CTAs no começo de um conteúdo ou no final do mesmo, por exemplo. Isso permite que você opte pela posição mais efetiva no futuro.

a importância da CTA no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Revise para evitar erros de gramática

O conteúdo escrito é muito eficaz e faz sucesso na internet. Mas, com esse tipo de conteúdo, é fundamental revisar para evitar erros de gramática ou de ortografia.

Isso também vale para uma chamada para a ação. Um erro de digitação ou de concordância pode prejudicar a compreensão do usuário, que, como consequência, não vai cumprir o que é sugerido pela CTA.

Desse modo, o ideal é reler o texto de qualquer conteúdo antes de postá-lo. Isso evita que qualquer erro passe despercebido.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Terceirize a criação de conteúdo da sua empresa

Se você precisa de dicas para criar CTAs de sucesso, talvez seja interessante considerar a possibilidade de terceirizar a criação de conteúdo da sua empresa. Isso permite que o seu conteúdo seja criado por profissionais qualificados de uma agência de marketing de conteúdo.

Não sabe que empresa contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo o serviço da produção de conteúdo para empresas de diversos portes. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também