PPC e web design: trabalhando juntos para converter

Antes de implementar uma campanha de PPC, é importante ter um design que direcione os usuários para uma meta específica. Sem isso, pode ser extremamente difícil obter resultados. É por isso que sempre vemos PPC e web design trabalhando juntos para converter.

PPC e web design: trabalhando juntos para converter

Fonte: Freepik

Entenda o que é PPC

PPC significa pay-per-click (ou, em português, pago por clique), um modelo de marketing na internet no qual os anunciantes pagam uma taxa cada vez que seu anúncio é clicado. Essencialmente, é uma forma de comprar visitas para seu site.

Há uma enorme quantidade de concorrência para obter visitas. O PPC nos motores de busca é uma das formas mais populares para que isso aconteça. Esse tipo de propaganda permite que os anunciantes façam lances para o posicionamento do anúncio nos links patrocinados do mecanismo de pesquisa.

Por exemplo, se fizermos um lance com a palavra-chave “marketing digital”, nosso anúncio poderá aparecer no primeiro lugar na página de resultados do Google. Quem paga mais recebe a posição mais proeminente, obviamente.

Entenda o que é PPC

Fonte: Freepik

Toda vez que seu anúncio é clicado, ele enviará um usuário para seu site. Dessa forma, você terá que pagar uma taxa ao mecanismo de pesquisa. Se o PPC estiver funcionando corretamente, essa taxa será baixa. Isso porque a visita renderá mais do que o que você está pagando para seu anúncio aparecer no topo dos rankings de busca.

Basicamente, o que o PPC faz é direcionar os usuários para onde a empresa quer através dos anúncios, gerando tráfego para o site, envolvendo o usuário e, se tudo correr como planejado, convertendo-o de alguma forma.

O que PPC e web design têm em comum

Basicamente tudo! Afinal, quando um usuário clica em um anúncio e chega a uma determinada página, ela precisa estar preparada para ser atrativa, prender a atenção e converter. Sem um design bem pensado e um conteúdo interessante, é difícil manter o visitante na página por tempo suficiente para convertê-lo.

O que PPC e web design têm em comum

Fonte: Freepik

O web design contribui com o PPC através da criação de um visual atraente e fácil de navegar. Esse visual deve chamar a atenção dos usuários, se conectar com o público-alvo, tornar as informações acessíveis e possuir leitura fácil. Além disso, deve contribuir para uma boa experiência do usuário, garantindo que ele encontre todas as informações que está procurando.

Também é importante que esse web design seja responsivo e tenha um carregamento rápido. Isso significa criar uma página que responda rapidamente a todos os dispositivos, independentemente do tamanho da tela. Afinal, atualmente, a maior parte das pesquisas online é feita por meio de dispositivos móveis.

Devido a essa quantidade de tráfego, o Google passou a recompensar sites responsivos com lugares melhores nos resultados da pesquisa, principalmente quando a pesquisa parte de um dispositivo móvel. Um design responsivo permite uma melhor usabilidade. Além disso, facilita também a leitura em pequenas telas, criando uma experiência agradável para o usuário.

PPC e web design devem trabalhar juntos

Fonte: Freepik

Landing pages

Na maior parte das vezes, o site não é criado do zero. Por isso, PPC e web design trabalham em conjunto para melhorar o site atual ou mesmo adicionar algumas landing pages (páginas de destino). Assim, torna-se desnecessário mexer no site original se o dono não desejar.

Uma landing page é uma página da web autônoma projetada especificamente para converter visitantes em leads. A operação é simples: se oferecermos algo que atraia o usuário, ele estará mais propenso a digitar suas informações no formulário. Essa página nos ajuda a converter os usuários em clientes finais.

O PPC é responsável por direcionar os usuários corretos para a landing page correta. Já o web designer fica responsável por criar uma página que realmente atraia o usuário e faça com que ele converta.

Entenda melhor sobre as landing pages

Fonte: Freepik

Testes A/B

PPC e web design também trabalham juntos criando testes A/B. Esse tipo de teste é recomendado quando se deseja melhorar a taxa de conversão do site. O teste A/B é um método de comparação de duas versões de uma mesma página que ajuda a determinar qual delas tem melhor desempenho.

As alterações podem ser tão simples quanto mudanças nas cores, posicionamento dos elementos ou tamanho dos botões com os quais os usuários interagem. Ou podem ser tão complexas quanto redesenhar a página inteira. Tudo depende do objetivo que se deseja alcançar.

PPC e web design também trabalham juntos criando testes A/B

Fonte: Freepik

Outra maneira em que o web design ajuda a equipe de PPC é com a implementação de todos os códigos fornecidos pelo mecanismo de busca no site ou nas landing pages que ajudam a acompanhar e analisar os resultados. Sem a implementação de tais códigos nos locais certos dentro do site, torna-se impossível saber se o trabalho com PPC está realmente gerando resultados.

Embora possa parecer que o departamento de PPC interaja com pouca frequência com os outros, seu trabalho é tão importante quanto qualquer outro. E especialmente quando se trata de criar um site que obtenha resultados. Por isso, PPC e web design estão sempre trabalhando juntos para converter. A Agência IMMA possui esses serviços e pode te ajudar! Entre em contato e faça um orçamento.

Veja também

Como funciona o Google Adwords

Como funciona o Google Adwords

By | PPC - Links Patrocinados

O PPC é uma ferramenta do marketing digital em que a empresa paga a cada clique que ela recebe em seu anúncio. Por isso, o nome da sigla “Pay-Per-Click”. Em português, Pagamento Por Clique. Existem várias ferramentas com esse modelo, entre elas o Google Adwords. Por isso, entenda como funciona o Google Adwords.

Read More
Google Adwords para iniciantes

Google Adwords para iniciantes – Passo a Passo para criar sua primeira campanha na plataforma

By | PPC - Links Patrocinados

O Google Adwords é uma das ferramentas do marketing digital mais famosas entre novos empresários. Isso porque o Google Adwords é uma plataforma onde você pode divulgar a sua empresa na sua cidade, no seu estado e até no mundo. Se você está começando agora a investir em PPC, veja esse passo a passo de Google Adwords para iniciantes.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.