Você deve permitir postagens de convidados no blog do seu negócio?

Seu site de negócios tem um blog? Se a resposta for afirmativa, você pode ter recebido ofertas de outras pessoas para escrever como blogueiros convidados. Você pode estar se perguntando por que alguém iria querer escrever um post gratuito para um site que não é seu e como isso pode beneficiá-lo. Será que você deve permitir postagens de convidados no blog do seu negócio?

Você deve permitir postagens de convidados no blog do seu negócio?

Fonte: Freepik.

Embora possa parecer um pouco arriscado no início, é claro que existem sim benefícios em aceitar postagens de convidados no blog do seu negócio. Afinal, se não fosse assim, essa prática não seria tão recorrente.

Você deve permitir postagens de convidados no blog do seu negócio?

Umas das principais razões para considerar convidar outros autores é a possibilidade de publicar conteúdo novo com mais frequência. Muitas vezes, nos pegamos ocupados demais para escrever novos posts para o blog e, ao aceitar as postagens de convidados, o blog se mantém abastecido com conteúdo consistente e valioso sempre, mesmo quando você não tem tempo para ele.

Permitir postagens de convidados no blog do seu negócio também pode ajudar a aumentar a visibilidade do site nos resultados dos mecanismos de busca. Os sites que apresentam conteúdo novo e de qualidade periodicamente costumam apresentam resultados mais altos nas pesquisas porque os mecanismos de busca consideram mais relevante e valioso quem atualiza o site com mais frequência.

Blog

Fonte: Freepik.

Ter escritores convidados ajuda a ampliar seus tópicos de discussão, atraindo um público maior. Pode ser benéfico ter blogueiros convidados que são especialistas em seu nicho fornecendo posts porque eles podem adicionar novas perspectivas e tocar em tópicos que você ainda não considerou, atraindo novos visitantes.

Embora isso possa parecer simples, aceitar postagens de convidados não é tão rápido e fácil como parece. Para que isso aconteça, um trabalho adicional será necessário para garantir a qualidade do material fornecido pelos convidados. Antes de permitir postagens de convidados no blog do seu negócio, é preciso considerar uma série de elementos.

Estar preparado para verificar muitos posts que não estão de acordo com o padrão de qualidade que você tem no seu site é um deles. Se você decidir aceitar convidados, é uma boa ideia criar diretrizes para a submissão de material. Também é preciso ter tempo para formatar, editar e revisar cada postagem para garantir que as informações apresentadas tenham qualidade e sejam fáceis de ler.

Também é preciso reservar tempo para verificar todos os links internos de cada postagem. Em alguns casos, o convidado pode tentar jogar com os motores de busca, inserindo links que não tem muito a ver com o texto, o que pode levar a penalização do seu site. Certifique-se de que os links são respeitáveis, parecem naturais dentro do texto e coerente com o tópico discutido.

Veja também  Diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Guest Posts

Fonte: Freepik.

Para agilizar o processo para todos os envolvidos, procure blogueiros convidados sempre que possível, priorizando as pessoas que já fazem parte da sua equipe. Em seguida, verifique a seção de comentários do seu blog e pesquise nas mídias sociais da sua empresa que certamente você conseguirá achar pessoas para convidar para escrever para o seu blog.

Confira o trabalho dos seus parceiros em potencial, não só nos blogs que eles mantêm, mas também nas mídias sociais (especialmente o LinkedIn) para ver se eles realmente são especialistas (ou ao menos grandes conhecedores) do seu nicho.

Aceite apenas artigos de alta qualidade. Embora possa ser tentador publicar um monte de trabalhos, posts de baixa qualidade provavelmente vão prejudicar a credibilidade do seu site com seus visitantes. E sempre revise as postagens para conferir se não há erros, além de passar o material por uma ferramenta de verificação para saber se tudo é realmente original.

Agora que você já conhece os benefícios de permitir postagens de convidados no blog do seu negócio, saiba que esse trabalho também é muito benéfico para quem está escrevendo. Afinal, você pode estar perguntando por que tanto trabalho para escrever posts gratuitos para blogs de outras empresas.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

A verdade é que os convidados também têm muito a ganhar. Eles podem passar a ser percebidos como peritos em seu campo de atuação e também aumentar a visibilidade de seus próprios blogs na internet.

Escrever para outros blogs ajuda a criar backlinks e gerar tráfego de qualidade, tendo em vista que, quando um blogueiro convidado fornece um post, ele inclui alguns links em seu próprio site. Isso ajuda a impulsionar o tráfego e, ao longo do tempo, contribui com a melhora da posição do site nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Se você é proprietário de um blog ou deseja ser convidado para escrever, saiba que isso é mutuamente benéfico para todos os envolvidos. Com diretrizes claramente definidas e conteúdo de alta qualidade, ambas as partes podem se desfrutar de um alcance online expandido, aumento da autoridade dentro de seu nicho e de uma maior conscientização da própria marca.

Veja também

Como auditar e melhorar seu conteúdo

By | Marketing de Conteúdo

Com a empresa crescendo, o mesmo acontece com o conteúdo. Ter um ótimo conteúdo é superimportante e, embora seja necessário continuar adicionando material ao site, se você não voltar e verificar o que já foi feito, pode acabar com um monte de conteúdo que não está alinhado com suas metas de negócios.

Veja também  Como auditar e melhorar seu conteúdo
Read More
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.