Porque melhorar a velocidade do site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
17/01/2021
Criação de Sites | Gestão de Sites

Você sabe o porque melhorar a velocidade do site? Com certeza já deve ter ouvido o termo velocidade de carregamento ser mencionado em discussões sobre marketing digital. Normalmente, ele é colocado como um dos principais fatores para o sucesso de uma página ou um site. Mas quais são as razões para isso? Em outras palavras, por que melhorar a velocidade do site?

Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. No marketing online, o ideal é estar constantemente aprendendo e buscando soluções para dúvidas novas. Por isso, neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais vale a pena melhorar a velocidade do site da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que motivos são esses!

Porque melhorar a velocidade do site

Entenda porque melhorar a velocidade do site com esse artigo

Há muitas formas de melhorar a velocidade de uma página ou de um site. No entanto, antes de partir para essas modificações práticas, é fundamental que você entenda porque esse elemento é importante para a performance do site da sua marca.

Para entender isso, é preciso pensar no que um site deve oferecer a um possível cliente. A resposta mais básica para essa questão é: uma boa experiência. Isso engloba todo tipo de impressão positiva que um usuário pode ter do seu site, independentemente de ele ter decidido fazer uma compra ou não.

Esse conceito está incluído em um dos termos mais básicos referentes à criação de sites: UX, ou user experience (em português, experiência do usuário). UX se refere a toda e qualquer interação que o usuário tem com o site, porque todo tipo de interação ajuda a formar a experiência como um todo.

Para uma empresa que queira investir em marketing digital, é fundamental oferecer uma experiência positiva para os usuários que acessam o site. Isso porque o site funciona como a vitrine da marca no mundo online, sendo responsável pela primeira impressão que o público cria da empresa. Assim, se essa impressão for negativa, pode ser muito prejudicial.

Agência de Gestão e Criação de Sites

Diante disso, então, fica claro que é importante pensar em maneiras de fornecer uma boa experiência de usuário com o seu site. E é aí que entra a relevância da velocidade de carregamento.

Afinal, procure se perguntar: Você já teve que usar um site que estivesse demorando muito para carregar? Provavelmente, sim. E essa experiência foi agradável? É muito provável que não. Na verdade, ela deve ter sido frustrante, e, se o site em questão fosse uma loja virtual, é possível que você tenha até desistido de fazer uma compra.

Criar um site para a sua empresa

Fonte: Freepik

Essa atitude é muito comum entre os usuários. Vivemos em uma era em que as pessoas estão acostumadas a digitar um termo no Google e obter respostas para qualquer pergunta em questão de segundos: A paciência e a capacidade de foco do público, portanto, não é mais a mesma. 

Para um usuário, então, esperar mais de 3 segundos para uma página carregar já é o suficiente para afetar negativamente a experiência. E, se a página em questão é da sua empresa, a imagem que fica para aquele possível cliente é péssima, mostrando falta de profissionalismo e desleixo. Sendo assim, melhorar a velocidade do seu site deve ser uma prioridade na hora de pensar em marketing digital.

Contrate uma agência para realizar a gestão do seu site

Fonte: Freepik

Veja algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site

Otimização de imagens

A otimização de imagens é um tópico que poucas pessoas dão atenção, mas é primordial para o bom funcionamento do site. Principalmente porque subir e usar imagens muito pesadas acaba pesando na memória do site, o que acaba deixando o seu funcionamento mais lento.

Se você temo costume de usar muitos elementos visuais no seu site, é importante que verifique se as imagens estão carregando do tamanho exato que precisam ser. Muitas vezes, os sites colocam uma imagem 100×100, mas o arquivo original é de uma imagem 1200×1200 e isso tende a adicionar tempo de carregamento a seu site.

Para consertar isso de maneira fácil, você pode pegar a imagem original, abri-la no Paint, ir na opção de redimensionar por pixels e colocar 600px, que é o tamanho recomendado. Você também pode fazer uso de sites para comprimir imagens, como o Tiny.

Otimização de sites

JavaScript no rodapé

O JavaScript contou com uma incrível evolução nos últimos anos e atualizações. Por conta disso, muitos portais carregam vários plug-ins na ferramenta, o que pode ser considerado aceitável, menos quando usados no rodapé, já que podem atrasar todo o carregamento da página. Por isso, indica-se carregar qualquer JavaScript no rodapé desde que ele não seja necessário até que a página seja renderizada.

Ativar compactação Gzip

compactação Gzip pode ser conceituada como uma alteração no lado do servidor que compacta os arquivos para o navegador, em seguida, o usuário cuida de sua descompactação. Isso tem como consequência um tempo de carregamento mais rápido, porque o usuário final não está carregando tantos dados do servidor.

Agência de Gestão e Criação de Sites

Melhore o desempenho do seu site com ajuda especializada

Agora que você já sabe a resposta para a dúvida a respeito do “porque melhorar a velocidade do site”, é hora de encontrar formas práticas de fazer isso. E o melhor caminho é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento com a IMMA para obter mais informações!

Veja também