Por que você não está chamando atenção nas mídias sociais

Estar nas redes sociais é fácil. Afinal, atualmente parece que todo mundo está online e desenvolvendo milhares de interações através das plataformas sociais. Mas é exatamente por este motivo que pode ser difícil atrair o público. Então, por que você não está chamando atenção nas mídias sociais?

Gestão nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Compreensão equivocada sobre as plataformas: praticamente qualquer pessoa pode desenvolver uma presença social. E é exatamente por isso que a criação desta presença é tão difícil. Antes de esperar muito das plataformas sociais, busque compreendê-las melhor. A mídia social não é um local para vendas diretas e dificilmente pode ajudar sua empresa com isso.

Por outro lado, este pode ser realmente um ótimo espaço a ser trabalhado para divulgar sua marca, criar uma reputação, conscientizar as pessoas sobre sua empresa, divulgar ofertas, etc. Você deve trabalhar para fortalecer o valor da marca e divulgar sua empresa nas redes sociais e isso, por sua vez, pode resultar em melhores vendas no fim das contas.

Não publicar com frequência: muitas empresas ainda tratam a mídia social como algo secundário, ignorando completamente sua importância. E isso, obviamente, leva a audiência a ignorar suas páginas. Não é preciso ser um especialista para dizer que publicar com frequência faz com que o público preste mais atenção no seu negócio.

Agora, qual deve ser a frequência de postagem para obter o máximo de atenção do público? Bem, não existe uma regra sobre isso, mas é claro que quanto mais você publica, mais frequentemente você é visto, principalmente se suas publicações forem ao ar quando sua audiência estiver online.

Publicar nos locais e horário errados: a publicação social não é um exercício rotineiro. Ela deve ser encarada mais como um esforço consciente para chamar a atenção do público. Portanto, sua agenda de postagem deve corresponder aos horários e as plataformas particulares que seu público-alvo é mais ativo.

Mídias Sociais

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Se a maioria de seus seguidores entram no Facebook após o almoço, você deve publicar neste local e neste horário. Ao mesmo tempo, se a sua audiência no Twitter estiver mais ativa à meia-noite, você deve postar lá aproximadamente a esta hora. Para ser notado pela maioria, você precisa aderir ao seu cronograma.

Não deixar seus clientes saberem sobre sua presença social: sim, você deve informar seus clientes que você está na internet e é acessível nas redes sociais. Esta é uma das maneiras mais seguras de criar uma base de seguidores através de uma audiência offline que já tem boas impressões e experiências junto a sua empresa.

Suas mensagens não possuem uma voz pessoal: a mídia social representa uma coleção de indivíduos com personalidade, preferências e opiniões distintas. Naturalmente, como eles têm vozes humanas, gostam de se comunicar com outras vozes deste tipo, não com uma máquina de negócios automatizada.

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Então, se suas postagens não possuem uma voz e personalidade distintas, as pessoas simplesmente podem ignorar seus conteúdos por acharem tudo muito promocional ou totalmente orientado para os negócios. Elas querem ouvir sobre sua empresa, mas de uma forma mais humana, e suas postagens devem incorporar esse tom.

Você não está fazendo o suficiente para ampliar sua marca: você pode se referir a sua marca de várias formas. Mas, para o público em geral, uma imagem de marca é estabelecida apenas pela satisfação que você oferece através de suas ofertas. Em plataformas sociais, ao invés de apenas empurrar seus produtos, abrace outras maneiras de obter respeito e se aproximar das pessoas.

Como chamar atenção nas mídias sociais

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Publique conteúdo especializado sobre seu nicho de negócios, participe de discussões sobre o seu nicho, ajude as pessoas a resolver problemas através de conselhos e compartilhe informações importantes. Isso ajuda muito a ampliar sua marca ao longo do tempo tornando as pessoas mais envolvidas.

Suas mensagens parecem spam: geralmente, consideramos o spam como lixo e o evitamos em todos os lugares. Conteúdos de negócios com pouco valor para os usuários se parecem muito com spams e podem colocar sua empresa em maus lençóis, tendo em vista que a maioria dos serviços da web já os baniu praticamente para a obscuridade.

Nas redes sociais, é cada vez mais fácil evitar um spam. Então, suas postagens não devem se parecer com eles nem soar como somente mensagens de vendas. Muitas postagens dentro de um período de tempo pequeno também podem parecer spam e irritar os usuários. Não publique a mesma mensagem um monte de vezes e use sempre imagens de alta qualidade para suas postagens.

Falta de variedade na estratégia de conteúdo: basta passar por todo o volume de postagens em um feed de notícias que você notará uma grande variedade de conteúdo. Este é um espaço para diversão, para agregar valor à sua marca com informações e insights, oferecer visuais bonitos e compartilhar opiniões e conhecimento. Ou seja, é preciso ter uma abordagem multifacetada e variedade de conteúdo.

Você pode compartilhar infográficos relevantes, um vídeo explicativo de alta qualidade, captura de tela de aplicativos, mapas de localização para seu negócio, um pouco de diversão com imagens captadas dentro de sua empresa e muito mais. A variedade de conteúdos vai chamar mais atenção da audiência, gerando mais engajamento.

Rede social

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Você depende muito da automação: este tem se tornado um problema sério. Muita gente pensa que todo trabalho em mídia social pode ser feito por ferramentas de automação, o que é um erro. As redes sociais possuem um caráter social, o que torna presença humana individual inestimável.

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A automação pode ajudar a desempenhar algumas tarefas diárias de compartilhamento de conteúdo ou agendamentos. Mas, para garantir o engajamento e chamar mais a atenção do público, mantenha sua presença individual com reações e interações pessoais através de mensagens, opiniões, piadas, recomendações, etc.

Falta de contato com influenciadores: todo o nicho tem influenciadores que conseguem grande permeabilidade junto a um grande número de pessoas, o que torna importante conectar-se com eles e buscar formas de fazê-los falar sobre seu negócio.

Influenciadores podem levar muito rapidamente uma mensagem de negócios para uma grande comunidade e mantê-la como foco por um longo tempo. A maioria dos compradores on-line atuais são influenciados pelas análises de redes sociais e críticas de micro e macro influenciadores, o que pode colocar sua marca na frente de novos públicos sempre.

Tentar estar em todas as plataformas: por incrível que pareça, ainda há pessoas que pensam que uma presença em tantas plataformas quanto possível pode lhes dar alguma vantagem sobre a concorrência. Porém, a presença em uma quantidade enorme de plataformas sociais só resultará em menos foco nas que são importantes, gerando falta de envolvimento.

Por que você não está chamando atenção nas mídias sociais

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Dependendo do seu público, concentre-se em, no máximo, 4 plataformas sociais. Você não pode ignorar o Facebook simplesmente porque ele é a maior rede social da atualidade. Para direcionamentos profissionais e empresariais, o LinkedIn é o lugar ideal, enquanto para compartilhamento de imagens e para o público feminino o Pinterest é a melhor opção.

Ignorar grupos e comunidade ligados ao seu nicho: o Facebook oferece grupos para quase todos os nichos. Esses grupos funcionam realmente bem para quem deseja se conectar com seu público e até especialistas da indústria. Ao juntar-se a esses grupos, você pode espalhar o nome da sua marca, se conectar com mais audiências e ainda adicionar credibilidade a sua empresa.

Comunidades e grupos de seu nicho podem ajudar a encontrar novas maneiras de interagir com o público também. Depois de ter criado um bom número de seguidores e um público sólido, você pode iniciar um novo grupo com o propósito expresso de criar conteúdo valioso para seu nicho, por exemplo.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.