Por que você não está chamando atenção nas mídias sociais

Estar nas redes sociais é fácil. Afinal, atualmente parece que todo mundo está online e desenvolvendo milhares de interações através das plataformas sociais. Mas é exatamente por este motivo que pode ser difícil atrair o público. Então, por que você não está chamando atenção nas mídias sociais?

Gestão nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Compreensão equivocada sobre as plataformas: praticamente qualquer pessoa pode desenvolver uma presença social. E é exatamente por isso que a criação desta presença é tão difícil. Antes de esperar muito das plataformas sociais, busque compreendê-las melhor. A mídia social não é um local para vendas diretas e dificilmente pode ajudar sua empresa com isso.

Por outro lado, este pode ser realmente um ótimo espaço a ser trabalhado para divulgar sua marca, criar uma reputação, conscientizar as pessoas sobre sua empresa, divulgar ofertas, etc. Você deve trabalhar para fortalecer o valor da marca e divulgar sua empresa nas redes sociais e isso, por sua vez, pode resultar em melhores vendas no fim das contas.

Não publicar com frequência: muitas empresas ainda tratam a mídia social como algo secundário, ignorando completamente sua importância. E isso, obviamente, leva a audiência a ignorar suas páginas. Não é preciso ser um especialista para dizer que publicar com frequência faz com que o público preste mais atenção no seu negócio.

Agora, qual deve ser a frequência de postagem para obter o máximo de atenção do público? Bem, não existe uma regra sobre isso, mas é claro que quanto mais você publica, mais frequentemente você é visto, principalmente se suas publicações forem ao ar quando sua audiência estiver online.

Publicar nos locais e horário errados: a publicação social não é um exercício rotineiro. Ela deve ser encarada mais como um esforço consciente para chamar a atenção do público. Portanto, sua agenda de postagem deve corresponder aos horários e as plataformas particulares que seu público-alvo é mais ativo.

Mídias Sociais

Fonte: Freepik.

Se a maioria de seus seguidores entram no Facebook após o almoço, você deve publicar neste local e neste horário. Ao mesmo tempo, se a sua audiência no Twitter estiver mais ativa à meia-noite, você deve postar lá aproximadamente a esta hora. Para ser notado pela maioria, você precisa aderir ao seu cronograma.

Não deixar seus clientes saberem sobre sua presença social: sim, você deve informar seus clientes que você está na internet e é acessível nas redes sociais. Esta é uma das maneiras mais seguras de criar uma base de seguidores através de uma audiência offline que já tem boas impressões e experiências junto a sua empresa.

Suas mensagens não possuem uma voz pessoal: a mídia social representa uma coleção de indivíduos com personalidade, preferências e opiniões distintas. Naturalmente, como eles têm vozes humanas, gostam de se comunicar com outras vozes deste tipo, não com uma máquina de negócios automatizada.

Veja também  8 erros para evitar ao promover a página de sua pequena empresa no Facebook

Então, se suas postagens não possuem uma voz e personalidade distintas, as pessoas simplesmente podem ignorar seus conteúdos por acharem tudo muito promocional ou totalmente orientado para os negócios. Elas querem ouvir sobre sua empresa, mas de uma forma mais humana, e suas postagens devem incorporar esse tom.

Você não está fazendo o suficiente para ampliar sua marca: você pode se referir a sua marca de várias formas. Mas, para o público em geral, uma imagem de marca é estabelecida apenas pela satisfação que você oferece através de suas ofertas. Em plataformas sociais, ao invés de apenas empurrar seus produtos, abrace outras maneiras de obter respeito e se aproximar das pessoas.

Como chamar atenção nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Publique conteúdo especializado sobre seu nicho de negócios, participe de discussões sobre o seu nicho, ajude as pessoas a resolver problemas através de conselhos e compartilhe informações importantes. Isso ajuda muito a ampliar sua marca ao longo do tempo tornando as pessoas mais envolvidas.

Suas mensagens parecem spam: geralmente, consideramos o spam como lixo e o evitamos em todos os lugares. Conteúdos de negócios com pouco valor para os usuários se parecem muito com spams e podem colocar sua empresa em maus lençóis, tendo em vista que a maioria dos serviços da web já os baniu praticamente para a obscuridade.

Nas redes sociais, é cada vez mais fácil evitar um spam. Então, suas postagens não devem se parecer com eles nem soar como somente mensagens de vendas. Muitas postagens dentro de um período de tempo pequeno também podem parecer spam e irritar os usuários. Não publique a mesma mensagem um monte de vezes e use sempre imagens de alta qualidade para suas postagens.

Falta de variedade na estratégia de conteúdo: basta passar por todo o volume de postagens em um feed de notícias que você notará uma grande variedade de conteúdo. Este é um espaço para diversão, para agregar valor à sua marca com informações e insights, oferecer visuais bonitos e compartilhar opiniões e conhecimento. Ou seja, é preciso ter uma abordagem multifacetada e variedade de conteúdo.

Você pode compartilhar infográficos relevantes, um vídeo explicativo de alta qualidade, captura de tela de aplicativos, mapas de localização para seu negócio, um pouco de diversão com imagens captadas dentro de sua empresa e muito mais. A variedade de conteúdos vai chamar mais atenção da audiência, gerando mais engajamento.

Rede social

Fonte: Freepik.

Você depende muito da automação: este tem se tornado um problema sério. Muita gente pensa que todo trabalho em mídia social pode ser feito por ferramentas de automação, o que é um erro. As redes sociais possuem um caráter social, o que torna presença humana individual inestimável.

A automação pode ajudar a desempenhar algumas tarefas diárias de compartilhamento de conteúdo ou agendamentos. Mas, para garantir o engajamento e chamar mais a atenção do público, mantenha sua presença individual com reações e interações pessoais através de mensagens, opiniões, piadas, recomendações, etc.

Veja também  8 táticas para aumentar seu alcance no Twitter

Falta de contato com influenciadores: todo o nicho tem influenciadores que conseguem grande permeabilidade junto a um grande número de pessoas, o que torna importante conectar-se com eles e buscar formas de fazê-los falar sobre seu negócio.

Influenciadores podem levar muito rapidamente uma mensagem de negócios para uma grande comunidade e mantê-la como foco por um longo tempo. A maioria dos compradores on-line atuais são influenciados pelas análises de redes sociais e críticas de micro e macro influenciadores, o que pode colocar sua marca na frente de novos públicos sempre.

Tentar estar em todas as plataformas: por incrível que pareça, ainda há pessoas que pensam que uma presença em tantas plataformas quanto possível pode lhes dar alguma vantagem sobre a concorrência. Porém, a presença em uma quantidade enorme de plataformas sociais só resultará em menos foco nas que são importantes, gerando falta de envolvimento.

Por que você não está chamando atenção nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Dependendo do seu público, concentre-se em, no máximo, 4 plataformas sociais. Você não pode ignorar o Facebook simplesmente porque ele é a maior rede social da atualidade. Para direcionamentos profissionais e empresariais, o LinkedIn é o lugar ideal, enquanto para compartilhamento de imagens e para o público feminino o Pinterest é a melhor opção.

Ignorar grupos e comunidade ligados ao seu nicho: o Facebook oferece grupos para quase todos os nichos. Esses grupos funcionam realmente bem para quem deseja se conectar com seu público e até especialistas da indústria. Ao juntar-se a esses grupos, você pode espalhar o nome da sua marca, se conectar com mais audiências e ainda adicionar credibilidade a sua empresa.

Comunidades e grupos de seu nicho podem ajudar a encontrar novas maneiras de interagir com o público também. Depois de ter criado um bom número de seguidores e um público sólido, você pode iniciar um novo grupo com o propósito expresso de criar conteúdo valioso para seu nicho, por exemplo.

E se você quer aumentar sua visibilidade nas mídias sociais, fale com a Agência IMMA.

Veja também

Passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais

Passo a passo para montar um plano estratégico para redes sociais

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

Todo mundo que deseja ter presença nas mídias sociais precisa de um plano estratégico. Porém, criá-lo pode não ser uma tarefa fácil. Todas as ações que você toma na mídia social deve fazer parte de uma estratégia de marketing digital maior. Isso significa que todas as postagens, respostas, curtidas e comentários devem ser guiados por um plano para atingir seus objetivos comerciais. Pode parecer complicado, mas se você planejar tudo corretamente, não será difícil e acontecerá naturalmente.

Veja também  4 dicas para escrever melhor para as redes sociais
Read More
10 tendências para mídia social em 2018

10 tendências para mídia social em 2018

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

O que está no horizonte do marketing de redes sociais em 2018? Com o novo ano se aproximando rapidamente, é importante refletir sobre o que está por vir para garantir um bom planejamento para as estratégias do próximo ano. Confira 10 tendências para mídia social em 2018 no blog da Agência IMMA. Aproveite para entender melhor sobre todas as tendências e começar já a criar estratégias para as mídias sociais da sua empresa.

Read More
4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

As mídias sociais e o conceito de estar sempre conectado mudaram para sempre a forma como as notícias são produzidas, aumentando drasticamente a produção e a demanda por conteúdo. Mas como usar a mídia tradicional na digital? Confira 4 dicas para usar notícias na sua estratégia de mídia social e saia na frente da concorrência utilizando um conteúdo novo e popular para impulsionar o engajamento nas mídias sociais da sua empresa.

Read More
4 táticas de marketing em mídia social para evitar

4 táticas de marketing em mídia social para evitar

By | Gestão de Mídias Sociais | No Comments

As pessoas sempre descobrem formas para tentar burlar o sistema. No caso do marketing digital, isso não é diferente: há um monte de gente tentando explorar cada lacuna e desenvolvendo truques para fazer você clicar e aumentar suas métricas. Porém, a longo prazo, isso faz mais mal do que bem. Conheça 4 táticas de marketing em mídia social para evitar no blog da Agência IMMA Marketing Digital e tenha conhecimento do que fazer e não fazer na gestão de suas mídias sociais.

Read More
5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

By | Gestão de Mídias Sociais, Marketing Digital | No Comments

As campanhas com influenciadores são uma tendência importante e que não mostra sinais de que irá acabar tão cedo. É possível encontrar influenciadores em qualquer mídia social promovendo produtos e serviços para vários nichos. Mas também é importante saber trabalhar com eles. Por isso, confira 5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas.

Read More

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.