Você sabe o que é conteúdo interativo e por que usá-lo na sua estratégia de marketing? Um conteúdo interativo é aquele em que o usuário pode clicar, responder ou reproduzir.
Nos últimos anos, muitos novos tipos de conteúdo interativo foram criados. Isso inclui jogos, questionários e vídeos de instruções. Esses novos tipos de conteúdo interativo estão se tornando cada vez mais populares porque oferecem uma experiência mais pessoal ao usuário e são mais envolventes do que o conteúdo tradicional baseado em texto.
Para entender melhor como essa ferramenta pode ser útil na sua estratégia de marketing, acompanhe o conteúdo. Neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber acerca do assunto. Confira!
Conteúdo interativo e porque usá-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo
O conteúdo interativo é uma ótima maneira de envolver seu público e proporcionar uma experiência única.
Para criar conteúdo interativo, você precisa facilitar a participação do seu público. Você também deve usá-lo em sua estratégia de marketing de conteúdo para que possa aumentar o engajamento e fazer com que seu público permaneça por mais tempo em seu site.
Cada interação com o conteúdo do seu usuário permite que você tenha uma indicação de como ele se sente em relação à sua marca. É diferente de baixar um PDF e ler postagens de blog onde não há feedback, por exemplo. O conteúdo interativo ou imersivo permite maior compreensão do que as pessoas pensam sobre o seu material, indicando se o consumiram ou não.
Quais são os benefícios de usar o marketing de conteúdo interativo?
Conteúdo interativo pode ser uma ótima ferramenta para as empresas usarem em suas campanhas de marketing. É uma forma de interagir com o seu público e proporcionar uma melhor experiência.
O marketing de conteúdo interativo é uma tática produtiva que pode ser usada por qualquer empresa. Foi comprovado que o conteúdo interativo aumenta a geração de leads e o reconhecimento da marca, além de melhorar as conversões. A seguir, listamos alguns dos benefícios dessa ferramenta. Confira!
Combinar conteúdo e experiência
Postagens em blogs, infográficos e e-books são componentes importantes na educação do consumidor, pois trazem muitas informações. Quando esses elementos se tornam interativos, agregam um valor maior que atrai e engaja o consumidor.
Um quiz, por exemplo, exige que a pessoa passe por todas as perguntas e role até o final para receber a resposta – o que pode ser mais difícil em um e-book ou artigo de blog. Assim, o conteúdo deixa de ser passivo e estático para proporcionar uma experiência de consumo para as pessoas
Ampliar o engajamento
Oferecer uma experiência ao consumidor em vez de conteúdo estático é a maneira de aumentar o engajamento com sua marca. Esse é o grande benefício do conteúdo interativo, que se torna uma poderosa solução de marketing.
Obter feedbacks dos usuários
Os benefícios do conteúdo interativo são inúmeros e ocupam diversas áreas de uma empresa. Um dos benefícios mais cobiçados é receber uma grande quantidade de dados de feedback do usuário que podem apontar para áreas de melhoria e fornecer informações valiosas sobre como estão interagindo com o seu conteúdo.
À medida que você interage com diferentes partes do seu conteúdo, é possível identificar visualizações, cliques e interações com cada elemento do material, bem como avaliar pontos de saída. Isso pode ser muito benéfico para avaliar o sucesso do conteúdo e quais áreas podem estar com desempenho insatisfatório. O conteúdo interativo fornece insights difíceis de obter por meio de formas tradicionais de análise.
Otimizar a geração de leads e conversões
O conteúdo interativo tornou-se a base das estratégias de marketing modernas e não está apenas impulsionando o engajamento, mas também gerando resultados em leads, vendas e receita para as empresas.
Um conteúdo dinâmico, com apelo visual e uma experiência mais rica, pode ajudar a capturar a atenção dos consumidores e levá-los ao caminho da conversão.
Tipos de conteúdo interativo
A ideia de conteúdo interativo pode ser difícil de entender. Nesta seção, veremos tipos populares de materiais interativos e exemplos para ajudar a inspirar sua produção.
Questionários e enquetes
Existem muitas maneiras simples e baratas de criar conteúdo interativo. Pense em quantas vezes você acessou uma pesquisa só porque tinha uma proposta engraçada. Esse tipo de conteúdo interativo pode ser divertido e até ajudar a gerar oportunidades para oferecer seu produto ou serviço.
Questionários e enquetes podem ajudá-lo a mergulhar na mente do seu público para obter insights sobre o conteúdo que você está criando, inspirando novas ideias e levando a um conteúdo melhor no futuro.
Outro benefício desse tipo de conteúdo é que ele pode mostrar ao seu público que você se importa com as opiniões deles.
Concursos e sorteios
Apesar de parecerem antiquados, esses tipos de interações são clássicos exemplos de conteúdos interativos que podem gerar envolvimento.
Posts de múltipla escolha
Essa solução pode ser divertida, especialmente em plataformas que permitem publicar várias imagens.
Cada imagem pode ser personalizada de acordo com o gosto do seu público, permitindo que ele escolha qual imagem irá melhor com o lançamento da sua marca. Isso ajuda não apenas a envolver os usuários, mas também a coletar opiniões e preferências pessoais.
Infográficos interativos, whitepapers e ebooks
Essas são opções um pouco mais trabalhosas e caras, mas podem ser muito divertidas para o seu público se envolver.
Infográficos interativos e outros conteúdos podem incluir questionários, conteúdo extra e muito mais, além de ser uma ótima ferramenta para educar seu público-alvo sobre um novo produto ou serviço.
Conte com a ajuda de uma agência especializada
No marketing digital, a criação de conteúdos nos mais variados formatos é fundamental para a captação de leads em potencial e para fazer com que os seus clientes se fidelizem à marca. Para conseguir os melhores resultados do seu planejamento de marketing, invista em profissionais qualificados de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção para fazer com que a sua marca se destaque na internet.
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