Por que ter um podcast pode ajudar sua marca a crescer

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
03/07/2019
Marketing de Conteúdo | Marketing Digital | Podcast in Company

Os podcasts estão se tornando uma parte valiosa da estratégia de marketing digital de diversas marcas. Para as empresas, eles são fáceis de produzir; já para o público, eles são simples de consumir. Porém, ainda há muitas empresas que preferem investir em métodos mais tradicionais, elevado seus custos com publicidade. Mas por que ter um podcast pode ajudar sua marca crescer?

Por que ter um podcast pode ajudar sua marca a crescer

Fonte: freepik.

Os podcasts podem atingir o público em qualquer lugar, a qualquer hora, e mantê-lo atento a sua mensagem por mais tempo mesmo que as pessoas estejam fazendo outras coisas. Afinal, ninguém precisa parar para o que está fazendo para ouvir um áudio, diferente do que acontece com os vídeos, por exemplo.

Talvez, por isso, as pessoas estejam consumindo cada vez mais podcasts sobre os mais diferentes temas, o que torna ainda mais necessário para empresas e marcas se fazer presente também neste espaço. Se é possível executar outras tarefas enquanto se ouve um podcast, inclusive dirigir e trabalhar, nada melhor que aproveitá-lo para colocar seu negócio em evidência.

Se você ainda não se convenceu da importância desse tipo de divulgação, conheça as três principais razões de por que ter um podcast pode ajudar sua marca crescer.

Os podcasts podem atingir o público em qualquer lugar

Fonte: freepik.

Ter um podcast mostra todo seu expertise

Não há forma melhor para um empresário mostrar que conhece bem seu negócio do que falando sobre ele. E é exatamente isso que um podcast proporciona: um espaço para se falar e discutir sobre os mais variados assuntos relacionados a um tema central. E quem disse que o tema de um programa (ou mesmo de uma série de episódios) não pode ser o seu negócio?

É claro que um podcast falando exclusivamente de um produto ou marca pode ser chato e exaustivo até para quem admira o empresário por trás disso. Por isso, é importante pensar em pautas que falem sobre assuntos que você domina, mas sem necessariamente falar o tempo todo sobre seu próprio negócio. Felizmente, com um pouco de pesquisa, você perceberá que assuntos não faltam.

O bom de ter um programa em que você pode demonstrar todos o conhecimento sobre uma área é que você passará a ser visto como um especialista, uma autoridade que vale a pena seguir e ouvir. E é exatamente nisso que um podcast pode ajudar sua marca a crescer: todo mundo não só quer ouvir, mas também fazer negócios com um especialista.

Ter um podcast mostra todo seu expertise

Fonte: freepik.

Dá personalidade a sua marca

Muitas marcas passam anos tentando encontrar uma personalidade que as tornem mais humanas e próximas ao público e gastam muito dinheiro nesta empreitada. Porém, nada faz isso melhor do que dar uma voz a marca! E um podcast pode ajudar muito nisso, tornando sua voz a da sua empresa.

Uma empresa que tem um representante que responde por ela e é conhecido por todos consegue se aproximar mais fácil e rapidamente de seu público-alvo, criando com ele um relacionamento que pode durar muitos anos. Para os consumidores, é muito mais fácil confiar numa marca que apresenta uma voz e uma personalidade porque isso demonstra que há pessoas de verdade pensando neles.

Imagine que seu podcast oferece ao seu público-alvo resoluções simples a problemas comuns que essas pessoas tem? Será quase irresistível para as pessoas que ouvirem o programa não gostar dessa marca que, além de ajudá-las no dia a dia, ainda tem uma voz e uma personalidade com a qual elas podem se identificar e se relacionar.

Dá personalidade a sua marca

Fonte: freepik.

Dá à audiência um formato de conteúdo diferente

Quantas marcas e empresas você conhece que estão produzindo vídeos para as redes sociais ou artigos para blogs? É possível citar milhares de nomes. Mas quando pensamos em podcasts, este número diminui bastante. Afinal, o podcast tende a ser meio desacreditado, ainda que estatísticas mostrem que a quantidade de ouvintes vem crescendo a cada ano.

É importante entender que vídeos, textos, infográficos e os mais diversos formatos de divulgação de conteúdo que existem atualmente provavelmente nunca irão desaparecer. Mas o público presa não só pela qualidade do conteúdo, mas também por sua variedade. Por isso, apresentar as pessoas materiais com os quais elas podem se relacionar das mais diferentes formas torna seu negócio ainda mais interessante.

Dá à audiência um formato de conteúdo diferente

Fonte: freepik.

Muitas empresas ainda não estão se preocupando em fazer podcasts porque acreditam que já chegaram no auge da produção de conteúdo com os vídeos, mas as coisas não são tão simples assim. Oferecer conteúdos em diferentes formatos para sua audiência é um diferencial bem importante e que pode ajudar sua marca a crescer, principalmente se você for pioneiro em um determinado espaço.

Se você deseja apresentar conteúdos específicos de forma diferenciada para seu público-alvo, investir em um podcast pode ser a melhor opção. Por isso, agora que você já sabe por que ter um podcast, não deixe de entrar em contato com a Agência IMMA para conversar com a nossa equipe. Realizamos a gravação de podcasts de acordo com a sua demanda.

Veja também