Chamadas para ação são, obviamente, fundamentais para gerar ações nos usuários. Você quer que eles cliquem nos seus botões, se cadastrem no seu site e acabem se tornando clientes da empresa. Mas, se as suas não têm dado muito certo, veja por que suas chamadas para ação não estão funcionando.
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Por que suas chamadas para ação não estão funcionando? Confira 3 motivos:
1. Suas chamadas para ação não atingem seu público-alvo: se você desenvolveu personas para o seu negócio, entregou mensagens personalizadas nos momentos certos durante a jornada do comprador e fez isso com chamadas para ação clicáveis que ressoam com seus leads, mas mesmo assim isso não funcionou, então é preciso analisar seus potenciais clientes novamente.
Quanto mais você souber sobre seus visitantes, mais segmentado seu conteúdo será. Se você gastar algum tempo para entender como seus clientes compram, seus esforços de marketing tornam-se bem mais efetivos.
As mensagens das chamadas para ação devem ter um impacto direto na disposição de alguém em clicar e avançar na jornada do comprador. Talvez você precise ser um pouco mais criativo em suas mensagens, usando algo menos tradicional e que tenha mais permeabilidade junto a seu público. É um grande erro enviar conteúdo para os possíveis compradores com chamadas improvisadas e que não foram desenvolvidas para seu público.
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Se o conteúdo que vem antes de sua chamada não é informativo ou é bastante sem graça, mesmo a melhor chamada para ação do mundo vai ter conversões baixas, deixando-o com esse sentimento de fracasso. Por isso, às vezes, uma revisão no conteúdo também pode fazer uma enorme diferença.
No momento em que um visitante clica em sua chamada, ele deve ter uma noção geral de quem você é, como você pode ajudar a lidar com suas necessidades específicas e quais informações precisam para iniciar o processo de vendas. A chamada para ação deve reforçar que eles estão prestes a dar um passo para alcançar uma solução para o seu problema.
2. Você soa muito comercial: seu objetivo deve ser fornecer informações educacionais sobre o seu setor, não apenas tentar vender seus produtos e serviços o tempo todo. Você não quer sobrecarregar seus clientes potenciais com mensagens de vendas. Suas chamadas devem ser convidativas e evoluir ao longo da jornada do comprador.
Chamadas para ação não são o lugar para começar um diálogo com seus clientes potenciais, pois elas já são os espaços em que eles devem começar a jornada. Lembre-se, devemos desenvolver chamadas para ação com base em pesquisas sobre personas de compra. A pesquisa que você conduziu deve dar uma indicação clara de como seus potenciais clientes se comunicam e o que levam eles a ação.
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Se isso não tiver sido feito, pode ser preciso começar de novo, reavaliando as informações que você tem e buscando por novas.
3. Você não está criando senso de urgência: isso deve ser sua prioridade máxima. Potenciais clientes podem ser muito indecisos enquanto navegam pela internet, o que os leva a gastar mais tempo pensando e analisando, gerando mais aberturas para que seus concorrentes captem sua atenção. Seu conteúdo precisa atrair e levar as pessoas a agirem imediatamente.
A internet é uma grande biblioteca de tudo o que você pode querer saber ou comprar. Como resultado, torna-se mais difícil decidir se você está encontrando a melhor solução para o seu problema. Por isso, deixe claro que sua empresa é a melhor resposta para os problemas das pessoas, pois é isso que vai fazê-los escolher você.
Dessa forma, gerar algum senso de urgência junto ao público é fundamental, pois faz com que as pessoas partam para ação mais rapidamente. E se isso não está acontecendo com o seu público, pode ser necessário pesquisar mais e melhor sobre ele novamente.
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Agora que você já sabe por que suas chamadas para ação não estão funcionando, conte com a equipe da Agência IMMA para reformular seu conteúdo.