Ouvimos o tempo todo pessoas falando sobre marketing de conteúdo, mas nem sempre sabemos o que isso significa ou se estamos fazendo-o certo. Para muitas empresas, a falta de conhecimento ou de qualificação é o que transforma uma boa estratégia de conteúdo em algo ineficaz para se expandir os negócios. Então, por que sua estratégia de marketing de conteúdo não está funcionando?
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Os clientes estão cada vez mais espertos. As táticas de marketing tradicionais simplesmente não estão mais funcionando e as empresas precisam evoluir e usar abordagens diferentes. E é aí que o marketing de conteúdo entra em cena: ele deve ser o primeiro passo de um novo plano de marketing para atrair novos clientes trazendo conscientização e educação sobre seu produto ou serviço.
O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing usada para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente que atrai e conquista um público claramente definido, gerando uma ação lucrativa junto ao cliente. Se seu público achar seu conteúdo valioso, há uma boa chance de ele compartilhá-lo e continuar acessando seu site até se converter em cliente.
O conteúdo é uma tática de marketing tão forte que os compradores usam o conteúdo online para ajudá-los durante o processo de compra 67% do tempo. Mas, muitas empresas não sabem ao certo como implementar uma estratégia forte. Elas geralmente pensam que manter um blog é o suficiente ou que compartilhar seu último post nas redes sociais é marketing de conteúdo.
Para que sua estratégia seja eficaz, você precisa verificar se está criando um conteúdo consistente e valioso.
Por que sua estratégia de marketing de conteúdo não está funcionando? Veja algumas razões:
1. Você está apegado a um formato de conteúdo: você decidiu colocar sua empresa online e a primeira coisa que aprendeu é que todas as empresas devem ter um blog. E ele é realmente ótimo para direcionar o tráfego de volta ao site, impulsionar o SEO e adquirir clientes. Afinal, de acordo com a HubSpot, empresas que mantém um blog adquirem mais clientes.
Seu blog de negócios é o coração da sua estratégia de marketing de conteúdo, mas quando você começa a utilizá-lo, percebe que é muito mais difícil do que parece. Produzir conteúdo original, orientado e valioso periodicamente pode ser complicado para empresários que não têm tempo ou habilidade. Por isso, é importante não se apegar demasiadamente a um único formato de conteúdo.
E uma maneira de agregar mais valor sem ter que criar publicações é adaptar seu conteúdo. 29% dos profissionais de marketing reutilizam conteúdos como uma tática de seus esforços de marketing. A reutilização de conteúdo é o processo de pegar materiais antigos e convertê-los em formatos diferentes.
Como a maioria das pessoas não conhece todos os posts do seu blog, esta pode ser uma ótima maneira de expandir o alcance de sua marca e atrair uma nova base de pessoas. Algumas formas populares reaproveitar conteúdos são a realização de webinars, a criação de vídeos, apresentações de slides, infográficos, podcasts, distribuição de whitepapers, divulgação de estudos de casos, dentre outros.
2. Você não está promovendo seu conteúdo: o conteúdo que você publica em seu blog apenas existe, a menos que você o promova. Alguns profissionais de marketing acham que simplesmente produzir conteúdo é ter uma estratégia de marketing de conteúdo, mas nós sabemos que não basta a existência de um material para que ele se torne popular na web.
Os usuários não encontrarão seu conteúdo magicamente, levando a um aumento repentino do tráfego orgânico. Isso é improvável, especialmente se sua empresa for nova ou estiver apenas dando os primeiros passos em matéria de presença online. Para ver seus esforços de marketing de conteúdo fazerem a diferença, você precisa promover seu conteúdo.
Usar as mídias sociais como meio de promoção de seus conteúdos, por exemplo, é uma boa forma de começar um trabalho sério de divulgação. Afinal, com 74% dos usuários acessando as mídias sociais a qualquer hora do dia, é seguro assumir que seu público-alvo está online e ativo. Ao promover seu conteúdo nas mídias sociais (e especialmente no Twitter) aproveite as hashtags e os trending topics.
Os profissionais de marketing de hoje também estão usando influenciadores digitais e blogueiros mais do que nunca para ajudar a criar reconhecimento da marca, pois eles são grandes aliados. O público tende a confiar mais em influenciadores, uma vez que sentem ter algum tipo de ligação com estas pessoas.
3. Seu conteúdo é fraco: o coração do marketing de conteúdo é o seu conteúdo real. Se você tiver um conteúdo fraco, mal pesquisado, mal escrito ou que não faça sentido para o público, nenhum investimento em marketing convencerá as pessoas a visitar seu blog. E se por acaso você conseguir alguns acessos, pode apostar que esses usuários nunca voltarão.
Existem três motivos principais pelos quais seu conteúdo pode ser considerado fraco: ele não fornece valor, o tema é chato e/ou há pouco conhecimento sobre o público-alvo. É claro que olhar criticamente para seu próprio blog pode ser difícil, mas é importante fazê-lo e identificar se o conteúdo em si é o motivo para sua estratégia não estar funcionando.
Quando se começa um blog de negócios, muitas vezes temos que escrever sobre algo que já foi dito por várias pessoas em inúmeras ocasiões. Mas como você escreve sobre o mesmo assunto que todo mundo está escrevendo? A melhor e mais fácil forma de fazer isso é pensar num ângulo diferente de apresentar o tema. Escrever algo mais específico, por exemplo, adiciona mais valor a publicação.
Já tornar um assunto mais interessante é algo um pouco mais complexo, especialmente se o seu setor não é tão popular ou interessante. Então, como tornar seu blog interessante para que as pessoas possam lê-lo e compartilhá-lo? É preciso fornecer postagens educativas e informativas, e a melhor forma de fazer isso é criar uma lista de ideias gerais que podem ser aplicadas a sua empresa.
Entrevistas e histórias de sucesso são posts que funcionam muito bem para praticamente qualquer nicho, assim como falar de novidades ou então desmistificar informações populares imprecisas. Além disso, visitar sites populares do seu nicho pode ajudar a descobrir mais ideias e tópicos de discussão que estão em alta.
Quanto a não conhecer bem seu público, este é um problema muito comum. Afinal, você sabe do que gosta, mas não tem ideia do que seu público-alvo gosta! Porém, isso é muito grave, pois indica que você não sabe para quem está oferecendo seus produtos ou serviços, o que tende a levar a vários equívocos que podem afetar a rentabilidade de qualquer empresa.
É certo que qualquer empresário consegue ao menos intuir qual seu é público-alvo principal, o que já ajuda muito na pesquisa e desenvolvimento de conteúdos que podem ser interessantes para ele. Além disso, o próprio Google Analytics oferece ótimas informações sobre pessoas que acessam seu site e pode funcionar como base no desenvolvimento de conteúdos diversos.
As redes sociais também ajudam a se ter uma base interessante de informações sobre quem forma o público principal de uma empresa. Várias delas oferecem relatórios que podem ser personalizados, indicando não só quem forma uma base mais fiel de seguidores como também os assuntos que eles consideram mais interessantes.
Assim, não há motivos para não começar a ajustar seu conteúdo de acordo com os gostos do seu público principal. Uma pesquisa básica já pode ajudar muito, assim como um trabalho mais personalizado, inclusive com o desenvolvimento de personas. Quanto mais você se aprofundar em conhecer seus possíveis espectadores, mais forte seu conteúdo pode ser.
Existem muitas razões pelas quais uma estratégia de marketing de conteúdo pode não funcionar muito bem. Às vezes, apenas alterar o formato das postagens pode resultar num salto perceptível no tráfego. Outras vezes, você precisa se concentrar em alcançar o maior número possível de pessoas, segmentando vários canais de mídia social.
Mas, uma coisa está clara: se você não tem um conteúdo valioso e que seu público deseja ver, não faz sentido nem ter uma estratégia. Ao entregar conteúdo que eduque e divirta você logo verá um aumento no engajamento e uma melhora no tráfego.