Ao ingressar no marketing digital, existem muitos termos que podem confundir a cabeça de alguém que não entende muito sobre o assunto. Um deles é SEO. Embora seja muito citado, não é um termo que seja de conhecimento geral para pessoas que não são da área de marketing online. Por isso, quando você está estudando sobre o assunto, é comum se perguntar: “Por que preciso de SEO no meu site?”
Para responder essa pergunta, é preciso antes definir o que é SEO. Desse modo, separamos esse artigo para você aprender tudo o que precisa sobre o assunto. Confira!
Entendendo o que é SEO
SEO é uma sigla que significa search engine optimization. Em português, isso quer dizer “otimização para mecanismo de busca”.
Isso significa que o SEO é um conjunto de táticas e técnicas que tem como objetivo primário a otimização de conteúdos e sites para o Google. E do que isso se trata?
Tudo gira em torno do posicionamento nas páginas de resultados. Isso porque, quando você faz uma busca no Google, o algoritmo da plataforma automaticamente procura por sites que usem aqueles termos que você digitou e os coloca em ordem, dando prioridade aos sites que, para o algoritmo, parecem mais relevantes.
E esse posicionamento é crucial para determinar quanto tráfego o seu site vai receber do Google. Afinal, 75% dos usuários que usam o Google não vão além da primeira página de resultados.
Isso significa que, se o seu site não estiver em uma das primeiras posições, ele provavelmente não receberá muitas visitas. E, para uma empresa que busca crescer no mundo online, isso pode ser muito prejudicial.
Por que preciso de SEO no meu site
É aí que entra a importância do SEO. Felizmente, o algoritmo do Google não faz rankeamentos definitivos: ele está sempre avaliando os sites e ordenando os resultados de acordo com a relevância dos mesmos. Ou seja, é possível melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados utilizando as técnicas certas.
Desse modo, fica claro que um domínio maior de SEO pode fazer a diferença para o alcance do seu site. Mas não é só isso: existem muitos benefícios que boas técnicas de otimização de sites podem trazer para a sua página. Vejamos, a seguir, alguns dos principais deles.
Aumento de autoridade
Ao melhorar a impressão que o algoritmo do Google tem da sua página, você melhora a sua autoridade online. Isso garante um rankeamento melhor, e o rankeamento, por sua vez, faz com que o usuário que encontre esses resultados também veja o seu site como autoridade no assunto. Afinal, foi um dos primeiros resultados a aparecer.
Aumento de tráfego qualificado
Quando falamos que um bom trabalho de SEO aumenta os cliques para o seu site, é importante ressaltar que esses cliques vem de usuários que demonstraram algum interesse no seu negócio ao fazer uma busca no Google. Ou seja, é tráfego qualificado, que vem de pessoas que realmente podem vir a se tornar clientes no futuro.
Aumento de acessibilidade
As técnicas de SEO normalmente deixam o seu site mais acessível. Muitas delas incluem um design responsivo, que torna o seu site mais fácil de navegar para usuários de dispositivos móveis. Isso faz com que seu público aumente ainda mais.
Use SEO no seu site com a ajuda de uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “por que preciso de SEO no meu site”, o próximo passo é contratar uma agência de marketing digital para otimizar seu conteúdo. E a Agência IMMA é uma ótima opção, marcada por sua eficiência e profissionalismo. Entre em contato com a empresa e faça seu orçamento!