Por que marketing de conteúdo é importante na estratégia digital

Por que marketing de conteúdo é importante? Porque é um serviço que auxilia basicamente em todos os outros quando fazemos marketing digital. Simples assim! Mas, calma que a gente te explica.

O marketing digital se tornou nos últimos anos uma das ações mais importantes que uma empresa pode tomar em busca de novos clientes, fidelização de marca e de crescimento. Afinal, a internet é um campo cada vez mais fértil e que rende bons frutos para quem sabe como investir nela e quais estratégias traçarem um ambiente online.

No texto de hoje, falaremos especificamente de uma das estratégias dentro do marketing digital, que é o marketing de conteúdo. Entenderemos do que se trata esse tipo de marketing, quais as vantagens em introduzi-lo na sua empresa, qual a sua importância e quais os melhores caminhos para que ele seja de alto retorno. Confira mais abaixo o que separamos!

Marketing de conteúdo

 

O que é o Marketing de Conteúdo?

Segundo o Wikipedia, marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente[1], esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. A definição mais utilizada em âmbito global é a de autoria do estadunidense Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute.

Pra gente, marketing de conteúdo é um braço do marketing digital, que basicamente resume todas as formas de publicidade online. De forma bem simples e objetiva, podemos dizer que esse tipo de estratégia é uma forma de produzir conteúdo online visando atrair novos potenciais clientes de forma orgânica ou paga, respondendo uma série de dúvidas que eles possam ter em relação ao seu produto ou a sua área de atuação.

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Em geral, o marketing de conteúdo costuma ser bem amplo e pode ter estratégias que trazem resultado a curto, médio e longo prazo, como é o caso do SEO.

São parte dele:

  • Conteúdos para blogs: Sites que querem gerar visibilidade a longo prazo, podem investir em artigos para blog, que respondem diversas perguntas que seu público-alvo tenha, facilitando que sua loja ou marca seja encontrada nos buscadores da internet, como o Google.
  • Vídeos: Conteúdos como vídeos são altamente compartilháveis e podem ser uma boa ideia para que o seu cliente chegue a você de forma indireta. Não necessariamente o vídeo precisa ser uma propaganda e sim talvez uma ajuda com alguma dúvida – que remeta ao seu produto no final da explicação.
  • Podcast: O mesmo vale para os podcasts, que podem ajudar muito na divulgação de uma marca através de um conteúdo bem produzido e feito para aquele determinado público.

 

Marketing de conteúdo como estratégia de marketing digital

 

Esses são alguns exemplos de como fazer marketing de conteúdo na internet. É importante ter em mente que todas suas estratégias devem ser bem pensadas para evitar problemas no futuro, afinal, tudo que está online é facilmente compartilhável e se houver um erro será mais difícil repará-lo.

Por que marketing de conteúdo é importante?

Quando pensamos se o marketing de conteúdo é importante, não nos damos conta da quantidade de benefícios que ele pode trazer a longo prazo. Embora os resultados imediatos sejam muito mais procurados, construir uma marca na internet é essencial para quem deseja sobreviver nos próximos anos. Separamos agora uma lista sobre o porquê investir em marketing de conteúdo é uma boa ideia para sua empresa:

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Por que marketing de conteúdo é importante para a “Consolidação da sua marca”

  • Uma marca presente na internet interage e tem muito mais credibilidade – por consequência, se consolida mais facilmente. Investir em conteúdo é mostrar conhecimento e autoridade aos seus clientes, ganhar novos públicos e garantir fidelização e aproximação com quem realmente importa.

Por que marketing de conteúdo é importante para “Economia”

  • Um dos grandes benefícios do marketing de conteúdo é a economia a longo prazo. Se a marca tem um blog, por exemplo, e ganha autoridade por ele, o investimento financeiro cai conforme ele cresce. É o que chamamos de aumento tráfego orgânico (o marketing de conteúdo é muito utilizado no SEO), ou seja, aquele que chega sem que seja preciso gastar com ele. Esse tráfego também é o que gera o maior número de conversões (vendas.)
  • Uma outra forma de economia é em campanhas PPC no Google Adwords. Quando se tem uma página-destino bem classificada pelo Google com um bom índice de qualidade, isso faz com que o preço do clique na palavra-chave seja menor do que da concorrência.

Por que marketing de conteúdo é importante na sua estratégia digital

Por que marketing de conteúdo é importante para “Relacionamento próximo com o cliente”

  • Gerar conteúdo faz com que as empresas se aproximem do cliente de uma forma bastante interessante. Há mais conexão, proximidade e, com isso, mais credibilidade. Além disso, esse tipo de marketing facilita o pós-venda e até mesmo ajuda a medir o nível de satisfação e o de recompra.
  • Um conteúdo bem escrito na gestão de mídias sociais ajuda na criação de uma identidade e de um melhor relacionamento com seu público.

Por que marketing de conteúdo é importante para “Aumentar vendas”

  • Já falamos mais acima, mas é sempre bom relembrar. O marketing de conteúdo está diretamente ligado com o aumento das vendas, sejam elas de serviços ou de produtos. Pessoas que encontram um site pelo Google e não por um anúncio, tendem a comprar muito mais e de forma contínua. Por isso, é válido saber que marketing de conteúdo é tão efetivo quanto o tradicional – se não mais.
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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.