Por que criar um blog para a marca?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
16/06/2021
Marketing de Conteúdo

Por que criar um blog para a marca? Se você quer criar uma estratégia de marketing digital, essa é uma pergunta essencial para se fazer. Afinal, o marketing de conteúdo é uma ferramenta que pode ser bem útil para impulsionar o sucesso de uma empresa no mundo online.

Mas será que vale a pena investir em um veículo como o blog? Neste artigo, vamos encontrar a resposta para essa pergunta. Continue com a leitura para descobrir!

Por que criar um blog para a marca?

Fonte: Freepik

Por que criar um blog para a marca?

Há muitas maneiras de fazer marketing de conteúdo na internet. Uma das mais populares delas é o blog, estratégia na qual muitas empresas investem. Mas, em meio a tantas outras opções, por que optar por esse veículo específico?

Existem muitos motivos para ter um blog para a sua marca. A seguir, então, vamos apresentar alguns dos principais deles. Confira!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Um blog ajuda no alcance do seu site

O site de uma marca precisa de um bom trabalho de SEO para fazer sucesso na internet. Isso significa que ele deve ser otimizado para obter bons posicionamentos em plataformas de busca como o Google.

Um blog pode ajudar muito nesse quesito. Isso porque, ao fazer posts para um blog, você aumenta o volume de buscas que podem direcionar um usuário para o seu site. Dessa maneira, as chances de você receber mais tráfego dos mecanismos de buscas aumenta de forma significativa, o que multiplica o alcance do site.

Como se destacar na sua área com o marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

É bom para a construção de identidade da marca

Para uma marca, vale a pena construir uma identidade sólida e memorável. Isso porque, dessa forma, é mais fácil encontrar destaque em meio à concorrência.

Um blog pode ser uma ótima ferramenta para a construção de identidade de uma empresa. A escrita é algo que utiliza elementos como linguagem e tom de voz, o que contribui para a criação de uma personalidade para a marca. Se essa personalidade transmitir a essência que a marca quer passar aos clientes, o resultado será uma identidade coerente e eficaz.

Um blog contribui para um relacionamento com os usuários

Na internet, é uma boa ideia fazer marketing de relacionamento. Isso significa utilizar estratégias que busquem estabelecer vínculos entre os usuários e a marca. Dessa maneira, os usuários se afeiçoam a empresa, o que ajuda na criação de clientes fiéis.

O marketing de conteúdo é muito útil para o marketing de relacionamento. Sendo assim, um blog pode ser essencial para ajudar no estabelecimento de vínculos entre clientes e marcas. O motivo para isso é que o blog fornece conteúdo informativo e de qualidade, o que faz com que os usuários passem a ver a empresa como confiável. Trata-se, portanto, de uma estratégia que pode trazer muitos benefícios.

O marketing de conteúdo aumenta a sua visibilidade online

Fonte: Freepik

É um recurso de marketing digital acessível

O blog é um dos recursos de marketing online mais acessíveis que existem. Seu custo-benefício é muito bom, e criar um blog é algo que uma pessoa pode aprender a fazer com muito mais rapidez do que, por exemplo, filmar e editar um vídeo. Isso o torna uma ótima escolha para empresas pequenas.

Blog como principal forma de tráfego orgânico

Nós já fizemos um artigo especial sobre tráfego pago e orgânico. Pois bem, a criação de um blog, por exemplo, é uma das principais estratégias de tráfego orgânico para captação e geração de leads de uma empresa. Você sabia?

Na verdade, inicialmente os blogs funcionam como um portal de comunicação, um formato pelo qual a empresa pode criar conteúdos mais específicos para aprofundar o conhecimento do lead a respeito de determinado tema.

Antes mesmo de criar estes conteúdos específicos, torna-se necessário que a marca entenda o segmento que está inserida e, assim, determine qual o público que sua comunicação se direciona. A seguir, é hora de estudar sobre este público e definir as principais características dele, como seus desejos e necessidades.

5 dicas para atrair mais alunos para o seu curso online

Fonte: Freepik

A partir disso, a equipe de comunicação pode criar com assertividade uma leva de conteúdos relevantes e informativos que chamem a atenção do lead, o fazendo acessar o portal da marca e abrindo as portas para trabalhar o relacionamento entre leads e empresa.

Portanto, os artigos criados em blog servem como uma espécie de isca na estratégia de Inbound Marketing das empresas e, seus conteúdos relevantes dispensam uso de capital para  divulgação na internet para ampliar o alcance. Só por ser um conteúdo relevante já é o suficiente para despertar interesse, por isso chamamos de tráfego orgânico.

Além dessa maneira de gerar tráfego orgânico, ainda destacamos a otimização do site e do próprio texto, que faz com que o conteúdo fique bem colocado na lista de buscas do Google e, assim, fica mais visível para o público que pesquisa sobre o  assunto.

Entenda onde você está errando na sua estratégia de conteúdo

Fonte: Freepik

Mesmo assim, é importante, ainda, entender qual palavra-chave é ideal para o seu conteúdo, já que é preciso compreender quais palavras estão sendo mais buscadas no segmento e adicioná-las ao conteúdo, ampliando ainda mais o alcance e melhorando o posicionamento no Google.

Até porque, raramente alguém vai pesquisar algo na internet e procura por sites além da primeira página das buscas. Por isso, trabalhar o tráfego orgânico com textos e artigos rotineiros e trabalhar as palavras-chave é essencial para melhorar esse posicionamento e ampliar o alcance do conteúdo, dando os melhores resultados dentro do esperado.

Portanto, é importante entender que estes resultados não virão de um dia para o outro, mas sim a partir de uma estratégia a longo prazo por meio do trabalho com palavras-chave e com o funcionamento de todo o algoritmo dos mecanismos de busca.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Crie um blog para a sua empresa com ajuda especializada

Agora que você já sabe qual é a resposta para a pergunta “por que criar um blog para a marca”, é hora de pensar em como fazer isso de forma prática. E o ideal é contar com a ajuda de uma empresa que seja especializada no assunto, como uma agência de Inbound Marketing

A Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento para obter mais informações!

Veja também