Por que as empresas devem estar nas redes sociais

Desde que as redes sociais se popularizaram, marcas e empresas vêm tentado se inserir nelas, algumas fazendo mais sucesso do que outras. Mas por que as empresas devem estar nas redes sociais?

Redes sociais

Fonte: FreePik.

Entenda por que as empresas devem estar nas redes sociais:

As redes sociais possibilitam uma série de contatos diretos com os usuários que outros tipos de mídia não permitem. O feedback imediato e a comunicação direta com todo o público gera uma relação bem mais interessante e dinâmica, em que fica muito mais fácil saber o que as pessoas pensam sobre a empresa e assuntos em geral.

O público chegou num momento em que não quer mais se sentir atendido por computadores ou máquinas. Em geral, as pessoas gostam de falar com pessoas. E é por isso que as redes sociais se popularizaram tanto, inclusive entre marcas e empresas: os usuários têm a impressão de estarem falando com outras pessoas como eles ao invés de se comunicar com marcas ou empresas.

No entanto, muitas empresas ainda não sabem muito bem como lidar com isso ou como se inserir no universo digital. Muitas não conseguem manter nem seus sites atualizados e apresentam um grande descaso quanto a seus perfis nas redes sociais, que parecem, muitas vezes, abandonados.

Por outro lado, há marcas e empresas que já perceberam o verdadeiro potencial das redes sociais e investem pesado nelas. Nike, Adidas, Coca-Cola, Microsoft, dentre outras gigantes internacionais, já perceberam como as redes sociais são importantes e buscam, através desses canais, estar sempre em contato direto com seus clientes, seja através de novidades, seja simplesmente conversando com as pessoas.

Por que as empresas devem estar nas redes sociais

Fonte: FreePik.

No âmbito nacional, não é diferente. Também existem muitas empresas brasileiras investindo bastante nas redes sociais, especialmente Facebook, Instagram e Twitter, postando muito material relevante e de boa qualidade, além de fazerem dessas redes canais para falar com os usuários de forma mais informal.

De uma maneira geral, essas empresas e marcas que fazem sucesso nas redes sociais já perceberam que nem sempre esse é o canal mais apropriado para vender mais. Principalmente no Brasil, em que a maioria das pessoas entram nas redes para se informar e se divertir, ver uma propaganda de venda na hora errada pode ser bastante incômodo e gerar uma certa antipatia.

Veja também  O Twitter está ficando mais inteligente: por que isso é importante?

Às vezes, pode valer mais a pena utilizar essas ferramentas para criar uma reputação nas redes, melhorar a credibilidade da marca, estreitar os canais de comunicação com o público-alvo, debater assuntos gerais e pertinentes ao nicho, apresentar produtos de forma menos comercial, dentre outras coisas.

Todo esse trabalho de se inserir nas redes sociais para fortalecer a marca ou a empresa junto ao público é que pode gerar vendas e acabar fidelizando novos clientes. Quanto maior a credibilidade da empresa, mais provável é ela conseguir conquistar clientes através do uso das redes sociais, principalmente pelo meio dos depoimentos e opiniões de outros usuários.

Mídias Sociais

Fonte: FreePik.

Vale lembrar que as redes sociais são “vias de mão dupla”. Ou seja, a partir do momento que uma marca ou empresa se insere nelas, é preciso estar preparado para lidar com opiniões negativas e todo tipo de atitude. Antes de entrar nas redes sociais, pode valer a pena a empresa se auto avaliar para saber se está oferecendo produtos ou serviços de boa qualidade, tendo em vista que é muito difícil esconder uma insatisfação que é coletiva.

É preciso haver uma consciência de que as redes sociais abrem caminhos para que os consumidores e clientes possam dar suas opiniões, e elas podem ser positivas ou negativas. A forma com que a empresa recebe e trabalha essas opiniões é o mais importante, pois é preciso saber gerenciar a crise quando ela acontece.

Marcas e empresas que querem ser vistas devem estar nas redes sociais e interagir com todo o público. E, para tanto, é importante ter um plano de marketing digital e uma equipe que saiba o que fazer em diferentes situações que podem acontecer no universo das redes sociais.

Agora que você sabe por que as empresas devem estar nas redes sociais, entre em contato com a equipe da Agência IMMA.

Veja também

Como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha

Como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha

By | Gestão de Mídias Sociais

Se você não tem certeza sobre quais anúncios do Facebook usar, saiba que não está só. Há milhares de variáveis quando se trata de personalizar anúncios e isso pode ser especialmente problemático quando você está começando. Então, como escolher o anúncio do Facebook para sua próxima campanha?

Veja também  Por que abandonar Facebook é uma ideia horrível para os negócios
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK