Desde que as redes sociais se popularizaram, marcas e empresas vêm tentado se inserir nelas, algumas fazendo mais sucesso do que outras. Mas por que as empresas devem estar nas redes sociais?
Primeiramente, é importante que a gente entenda que as redes sociais são fundamentais para qualquer planejamento de marketing digital. O número de pessoas presentes nessas plataformas é surreal, o que faz com que ela sejam como grandes vitrines para as marcas aparecerem.
Cada rede social tem suas próprias características e formas de se comunicar. Por isso, os comunicadores e profissionais devem estar atentos a isso e readequar cada conteúdo para determinada rede social.
O Instagram, por exemplo, é uma rede social que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente e tem seu foco fortemente voltado ao lado visual. Seja com criação de artes ou vídeos, o conteúdo visual é o ponto forte do Instagram, o que permite que as marcas consigam expor as suas identidades visuais e se tornem lembradas.
No entanto, isso não significa que esses conteúdos devem estar só no Instagram. Todo o conteúdo pode ser reutilizado nas redes, eles devem, apenas, passar por um processo de readequação. Um grande exemplo disso é um artigo que, pode ser utilizado como roteiro de podcast, mas deve passar por uma alteração para se adequar a forma de se comunicar neste formato de áudio.
Sendo assim, as redes sociais apresentam uma infinidade de formatos e maneiras de abordar conteúdos. Isso ajuda a empresa a captar o máximo de leads possível. Isso porque, um lead pode não gostar de podcast, mas você poderá captá-lo com um simples Reels de Instagram, ou até mesmo com um Tweet bem montado.
Entenda por que as empresas devem estar nas redes sociais
As redes sociais possibilitam uma série de contatos diretos com os usuários que outros tipos de mídia não permitem. O feedback imediato e a comunicação direta com todo o público gera uma relação bem mais interessante e dinâmica, em que fica muito mais fácil saber o que as pessoas pensam sobre a empresa e assuntos em geral.
O público chegou num momento em que não quer mais se sentir atendido por computadores ou máquinas. Em geral, as pessoas gostam de falar com pessoas. E é por isso que as redes sociais se popularizaram tanto, inclusive entre marcas e empresas: os usuários têm a impressão de estarem falando com outras pessoas como eles ao invés de se comunicar com marcas ou empresas.
No entanto, muitas empresas ainda não sabem muito bem como lidar com isso ou como se inserir no universo digital. Muitas não conseguem manter nem seus sites atualizados e apresentam um grande descaso quanto a seus perfis nas redes sociais, que parecem, muitas vezes, abandonados.
Por outro lado, há marcas e empresas que já perceberam o verdadeiro potencial das redes sociais e investem pesado nelas. Nike, Adidas, Coca-Cola, Microsoft, dentre outras gigantes internacionais, já perceberam como as redes sociais são importantes e buscam, através desses canais, estar sempre em contato direto com seus clientes, seja através de novidades, seja simplesmente conversando com as pessoas.
No âmbito nacional, não é diferente. Também existem muitas empresas brasileiras investindo bastante nas redes sociais, especialmente Facebook, Instagram e Twitter, postando muito material relevante e de boa qualidade, além de fazerem dessas redes canais para falar com os usuários de forma mais informal.
De uma maneira geral, essas empresas e marcas que fazem sucesso nas redes sociais já perceberam que nem sempre esse é o canal mais apropriado para vender mais. Principalmente no Brasil, em que a maioria das pessoas entram nas redes para se informar e se divertir, ver uma propaganda de venda na hora errada pode ser bastante incômodo e gerar uma certa antipatia.
Às vezes, pode valer mais a pena utilizar essas ferramentas para criar uma reputação nas redes, melhorar a credibilidade da marca, estreitar os canais de comunicação com o público-alvo, debater assuntos gerais e pertinentes ao nicho, apresentar produtos de forma menos comercial, dentre outras coisas.
Todo esse trabalho de se inserir nas redes sociais para fortalecer a marca ou a empresa junto ao público é que pode gerar vendas e acabar fidelizando novos clientes. Quanto maior a credibilidade da empresa, mais provável é ela conseguir conquistar clientes através do uso das redes sociais, principalmente pelo meio dos depoimentos e opiniões de outros usuários.
Vale lembrar que as redes sociais são “vias de mão dupla”. Ou seja, a partir do momento que uma marca ou empresa se insere nelas, é preciso estar preparado para lidar com opiniões negativas e todo tipo de atitude. Antes de entrar nas redes sociais, pode valer a pena a empresa se auto avaliar para saber se está oferecendo produtos ou serviços de boa qualidade, tendo em vista que é muito difícil esconder uma insatisfação que é coletiva.
É preciso haver uma consciência de que as redes sociais abrem caminhos para que os consumidores e clientes possam dar suas opiniões, e elas podem ser positivas ou negativas. A forma com que a empresa recebe e trabalha essas opiniões é o mais importante, pois é preciso saber gerenciar a crise quando ela acontece.
Marcas e empresas que querem ser vistas devem estar nas redes sociais e interagir com todo o público. E, para tanto, é importante ter um plano de marketing digital e uma equipe que saiba o que fazer em diferentes situações que podem acontecer no universo das redes sociais.
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