Como fazer um plano de marketing digital? Veja dicas aqui!

De acordo com um estudo da Smart Insights, 46% das marcas não possuem uma estratégia online definida, enquanto 16% possuem uma estratégia, mas ainda não a integraram a suas atividades de marketing. Se este é o seu caso ou você não sabe como fazer um plano de marketing digital, veja dicas aqui!

Como fazer um plano de marketing digital? Veja dicas aqui!

Fonte: Freepik.

Acontece o seguinte: se você não tem estratégias definidas, como você pode esperar crescer, inovar, medir resultados e alcançar o sucesso? É hora de parar, pensar e começar a elaborar um plano de marketing digital sério para o seu negócio.

Confira essas dicas de como fazer um plano de marketing digital e garanta que seus esforços terão um impacto real positivo para seu negócio:

Defina seu objetivo: qual é a missão primordial dos seus esforços de marketing digital? Este é seu objetivo. Por exemplo, se sua empresa é uma jovem marca de roupas em expansão e você deseja posicioná-la como uma fornecedora mundial, este é seu objetivo.

É possível ter mais de um objetivo, mas pode ser difícil trabalhar todos ao mesmo tempo. Quem quer expandir a marca e aumentar as vendas, por exemplo, pode fazer uma única campanha para atender todos os seus objetivos ou uma campanha para cada necessidade, o que pode tornar mais fácil ajustes e medições.

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

Analise seu passado e aprenda com seus erros: você não precisa (e não deve) começar o planejamento de uma campanha no escuro. Analisar sucessos e falhas de estratégias passadas e atuais ajuda a definir melhor o que fazer, o que não fazer e quais KPIs (key performance indicator ou, em português, indicador chave de desempenho) medir.

Ao escolher um período de tempo para analisar, lembre-se que definir este período levando em conta quando você pretende colocar suas novas estratégias no ar é boa ideia. Determine o período de tempo que você deseja analisar e configure sua ferramenta de análise. Não se esqueça de olhar também as estratégias de seus concorrentes se possível, pois podem surgir ótimas ideias daí também.

Veja também  Como os chatbots podem mudar a forma como clientes interagem com seu negócio

Lembre-se com quem você está falando: e fale a língua de seu público-alvo. Não deixe o planejamento tirar de foco as pessoas que você está tentando alcançar. Você já sabe quem é sua audiência, mas, às vezes, ela é a primeira coisa que esquecemos quando temos que lidar com vários outros aspectos da estratégia, como seleção de canais, orçamento, dentre outras coisas.

Planejamento de Marketing

Fonte: Freepik.

Não cometa este erro. Coloque seu público no centro da sua estratégia de marketing digital, atenda às suas necessidades emocionais e satisfaça seus desejos mais profundos através da criação de personas bem pensadas e desenvolvidas de forma bem detalhada.

Para desenvolver personas, comece com conceitos básicos e separe todas as informações demográficas que você conhece sobre seu público-alvo, como idade, gênero e localização. Em seguida, vá além e identifique os problemas que você pode ajudá-los a resolver. Aproxime-se destes pontos e documente tudo o que pode fazer com que elas reajam, seja devido a fatores conscientes ou inconscientes.

Você pode usar os relatórios de público do Google Analytics para identificar características-chave de seu público-alvo, como idade, sexo, profissão, etc. A criação de personas também é o momento perfeito para identificar influenciadores, este grupo de pessoas que está se tornando tão importante para qualquer plano de marketing digital.

Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Defina seu orçamento e selecione seus canais: é importante fazer um balanço de todos os seus recursos antes de tomar decisões. Saber trabalhar com o que se tem, sem estourar o orçamento e definindo prioridades, é sempre fundamental para quem busca lucrar com um plano de marketing digital.

Olhe os dados históricos do que já funcionou antes, como quais canais específicos surtiram mais efeito para o seu negócio, gerando receita a baixo custo. Isso vai ajudar muito na seleção de canais da sua estratégia e a realizar investimentos mais acertados.

Defina um orçamento para cada canal digital que você deseja usar para promoção paga, avaliando quais são os mais rentáveis, com maior alcance, número de conversões e menor custo por clique. Desta forma os gastos ficam sob controle e as estratégias provavelmente funcionarão melhor, mais rápido e de forma mais econômica.

Veja também  5 dicas para transformar usuários comuns em clientes

Marketing

Fonte: Freepik.

Finalmente, faça um plano: mas não se prenda excessivamente a ele. Mas como criar um plano tão detalhado e não se apegar? Saiba que nenhum plano de marketing digital é perfeito desde o início. Nem todas as suposições que fazemos serão corretas, o que vai exigir mudanças e adaptações ao longo da campanha.

Embora você provavelmente tenha tomado cuidado ao elaborar seu plano, construindo-o cuidadosamente com base em um conjunto de suposições e análises, é impossível prever exatamente como as pessoas irão se comportar. É, portanto, essencial medir e monitorar continuamente o desempenho do seu plano marketing digital e mudar os elementos quando necessário.

Documente periodicamente o que está acontecendo com um plano de monitoramento que evidencie seus principais KPIs para garantir o sucesso de cada campanha e não tenha medo de revisar sua estratégia de marketing sempre que identificar que é necessário realizar mudanças. Se algo não está funcionando, não vale a pena se apegar a isso.

Plano de Marketing Digital

Fonte: Freepik.

Com essas dicas de como fazer um plano de marketing digital, logo suas estratégias estarão definidas e executando perfeitamente!

Veja também

Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

By | Criação de Sites, Marketing Digital, Otimização de Sites (SEO)

O crescimento do uso de dispositivos móveis para navegar na internet não é nenhuma novidade. Não possuir um site preparado para esses dispositivos é, de cara, o primeiro erro que se pode cometer. Com o Mobile First Index sua preocupação com a versão mobile do seu site deve ser duplicada!

Veja também  Como fazer marketing online barato
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.