Como ajudar a criar uma personalidade nas redes sociais da sua marca

Quando o Hootsuite realizou uma pesquisa entre seus seguidores e perguntou o que eles mais odiavam que as marcas fizessem nas redes sociais, “ligar a marca a todas as tendências” foi altamente pontuado. Afinal, isso não diz nada sobre a marca em si, e nem chega a ajudar a criar uma personalidade nas redes sociais.

Personalidade nas redes sociais

Fonte: Pixabay.

Muitas vezes, a tendência que surge nem tem muito a ver com o nicho ou com o trabalho que a empresa desenvolve. Seguir tendências é uma maneira popular para ajudar a empresa a atingir novos públicos nas mídias sociais e ainda pode revelar um lado mais humano e bem-humorado da marca. Mas fazer isso o tempo todo pode ser realmente irritante.

Muitos dos seguidores de uma empresa ou marca querem saber mais sobre os bastidores, como os trabalhos são pensados e executados e até conhecer algumas pessoas que compõe o time. Isso ajuda a dar personalidade nas redes sociais, fazendo com que ela deixe de ser só uma empresa e apresente seu fator humano.

Como ajudar a criar uma personalidade nas redes sociais da sua marca? Confira algumas dicas da Agência IMMA:

1. Mostre o que acontece nos bastidores: muitos tipos de conteúdo podem ser difíceis de produzir quando o tempo (ou orçamento) é apertado. E é aí que o conteúdo dos bastidores entra. Ele é rápido, fácil e barato de produzir e ainda agrada a todos os públicos. Além disso, muitos funcionários vão ficar felizes em ter sua foto exposta nas redes sociais da empresa, principalmente aqueles que a admiram.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

Para mostrar o que acontece nos bastidores, basta ter um smartphone e fazer algumas imagens da equipe trabalhando. Você está dando a seus clientes acesso único e íntimo ao seu negócio, uma visão de primeira mão do que se passa atrás das portas. Aproveite esta oportunidade para antecipar lançamentos de produtos ou mostrar como algo é feito.

2. Compartilhe sua sabedoria: para as empresas que oferecem serviços, às vezes pode ser difícil conseguir fotos de bastidores. Por isso, compartilhar um pouco do que a equipe sabe, dando pequenas dicas, pode ser uma ótima opção para criar um pouco de personalidade nas redes sociais.

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Participe em bate-papos do Twitter, mantenha sessões de perguntas e respostas e compartilhe suas dicas. Ao fazer tudo isso nas redes sociais, você não está apenas demonstrando o seu conhecimento, mas você está estabelecendo sua reputação como especialista em determinado assunto. Pode parecer um pouco demorado, mas você ficará surpreso com o efeito disso.

Marketing online

Fonte: Freepik.

3. Seja mais animado: celebrar sucessos internos em mídias sociais é algo que tende a funcionar muito bem. Afinal, isso mostra não só os bastidores, como também um certo orgulho da equipe em trabalhar para a marca. Isso pode ajudar a dar personalidade nas redes sociais da sua marca.

Se a empresa ganhou um prêmio ou contratou um novo funcionário, esse tipo de material pode se tornar um post de sucesso e mostrar uma ótima imagem da empresa. Isso demonstra o crescimento da marca e ainda pode fazer um excelente trabalho de recrutar talentos. A melhor parte sobre celebrar sucessos da empresa? Colocar o esforço dos funcionários em primeiro plano!

4. Construir relacionamentos: se a marca concluiu recentemente um projeto, compartilhe essa história de sucesso e deixe seus clientes conhecê-la e compartilhá-la com os amigos. Contar uma história ajuda a criar personalidade nas redes sociais e faz com que os usuários se conectem com a marca com ainda mais facilidade.

Social media

Fonte: Freepik.

A técnica do storytelling tem se popularizado e tornando-se cada vez mais poderosa nas redes sociais. Afinal, todo mundo adora uma boa história, que seja envolvente e emocionante. E quem disse que uma marca não pode provocar esse tipo de emoção nas pessoas ao contar uma história?

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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