Como funciona o passo a passo do inbound marketing? Se você é um empresário que tem a intenção de fazer a sua empresa crescer com a ajuda do marketing online, é fundamental saber a resposta para essa pergunta. Isso porque o inbound marketing é um dos conceitos essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.
Sendo assim, para ajudar você a tomar as melhores iniciativas para o futuro da sua empresa, neste artigo, vamos explicar como é o passo a passo do inbound marketing e como colocá-lo em prática para promover a sua marca na internet. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Descubra qual é o passo a passo do inbound marketing
Em primeiro lugar, é necessário que você entenda bem o que é o inbound marketing e qual é o seu objetivo principal. Inbound marketing é um termo que vem do inglês e significa, em português, marketing da atração. É uma modalidade publicitária na qual a marca busca atrair o cliente até ela com algum incentivo, que funciona como uma espécie de “isca”.
O desafio é captar leads de uma maneira nova. Se antigamente as empresas iam até os clientes e os clientes precisavam se adaptar às empresas, agora a situação muda. A visão, agora, é fazer uso de conteúdos direcionados e completos para fazer o cliente ir até a empresa. Dessa forma, as empresas têm que se adaptar aos gostos, necessidades e desejos dos clientes. Trabalhar com conteúdos de relevância visando a captação de leads é o que guia os projetos de inbound marketing.
Desse modo, é possível observar que o marketing da atração tem como objetivo principal atrair mais clientes para uma empresa. Assim, ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing tem uma abordagem mais sutil para atrair clientes, deixando que eles venham até a marca e não o contrário, como já especificado.
Mas como colocar isso em prática? A seguir, vamos explicar qual é o passo a passo para utilizar essa estratégia. Confira!
Comece pelo planejamento
Assim como qualquer outra ferramenta de marketing digital, o inbound marketing só é efetivo se for acompanhado por um planejamento. Por isso, é importante começar entendendo qual será a sua estratégia e quais são as metas e objetivos dela.
Uma parte importante desse processo é definir quem é o público-alvo da sua marca. Isso significa estabelecer uma persona de marketing, ou seja, um perfil abstrato que corresponde ao que seria um cliente ideal para a sua empresa. Dessa maneira, o seu inbound marketing passa a ter uma audiência clara, o que é fundamental para facilitar o planejamento.
Com o público-alvo bem definido, é necessário que seja feita uma análise bem aprofundada de necessidades e desejos desses públicos. O objetivo é apresentar conteúdos que façam parte da demanda desse segmento de mercado. Fazer um material cheio de informações, bem escrito e com dados é ótimo, mas se esse conteúdo não for relevante para seu nicho, não irá atrair os leads.
Crie presença nas mídias sociais
Redes sociais, como já diz o nome, são os principais canais de socialização mundial. Por isso, é fundamental se manter ativo nas redes para manter sua marca na lembrança do público e não cair em esquecimento. Neste caso, é necessário adotar técnicas de participação na rede como agendamento de postagens, interação nos comentários com o público e posts informativos sobre novidades da empresa.
Espaços como o Facebook e o Instagram representam oportunidades de se conectar mais diretamente com os clientes da sua empresa, são como se fossem grandes vitrines de captação e vendas. Um plano de comunicação bem estruturado, com objetivos traçados e conteúdos relevantes alavancam suas redes sociais e fazem da sua marca uma referência na área.
Na prática, isso significa que você pode pesquisar nestas plataformas para entender melhor o seu público-alvo e tornar as suas iniciativas de inbound marketing mais sofisticadas. A consequência, então, é que as mídias sociais contribuem positivamente para uma estratégia de marketing da atração efetiva.
Faça um site de acordo com as normas de SEO
Criar um site para a sua marca é fundamental para fazer marketing digital. Mas, se você quiser que mais pessoas encontrem o site por conta própria, é preciso investir em técnicas de SEO.
Essas técnicas tornam um site ou conteúdo mais atraente para mecanismos de busca como o Google. Desse modo, mais usuários encontram o site em suas buscas na plataforma, o que significa que o tráfego orgânico dele aumenta de forma significativa.
SEO significa Search Engine Optimization e se trata de métricas de conteúdo com o objetivo de posicionar sua marca entre as buscas do Google. Quanto mais ativo for seu portal e quanto mais próximo das técnicas de SEO, maiores são as possibilidade de a sua empresa ficar bem posicionada no Google, o que é fundamental para a captação de leads.
Vale destacar que ter ótimo conteúdo não é o suficiente para atrair o público. É claro que é fundamental ter um material rico, mas para que as pessoas tenham acesso a ele é preciso estar adaptado ao SEO. Essa adaptação é uma das maiores dificuldades de quem constrói o conteúdo.
Não é apenas sentar e escrever as informações que você tem, é essencial que esse conteúdo esteja de acordo com o SEO positivo, afim de posicionar bem esse material nas pesquisas. Por isso que o SEO está inteiramente ligado ao inbound marketing, ele é responsável por dar mais alcance aos seus conteúdos com a finalidade de ampliar sua capacidade de atrais potenciais clientes ao seu negócio.
Contrate uma agência de marketing digital para montar a sua estratégia
Para conhecer melhor o passo a passo do inbound marketing, a melhor opção é contar com ajuda especializada. E, para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital que possa auxiliar você nesta tarefa. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!