O papel das landing pages no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/11/2021
Marketing Digital

Você sabe qual é o papel das landing pages no marketing digital? Uma landing page é uma página da web específica projetada para trazer visitantes ao seu site e incentivá-los a realizar uma ação. Em termos simples, é a primeira etapa do funil de conversão que ajuda a converter visitantes em leads ou clientes.

Ou seja, as landing pages são um dos componentes mais importantes do marketing digital. Isso porque proporcionam uma primeira impressão aos clientes e podem ser utilizados como meio de divulgação de produtos e serviços.

Enquanto algumas empresas usam landing pages como sua principal ferramenta de comunicação, outras empresas contam com e-mail marketing para geração de leads. Eles o utilizam como canal de comunicação secundário após estabelecerem um relacionamento inicial com o cliente nas redes sociais.

O papel das landing pages no marketing digital

Fonte: Envato

As empresas também podem usar as landing pages como um incentivo para os visitantes, como dar amostras grátis ou cupons se eles se inscreverem em uma lista de mala direta ou boletim informativo por e-mail.

Assim, as landing pages são extremamente importantes para envolver os usuários e convertê-los em leads, clientes ou fidelizar estes consumidores.

O papel das landing pages no marketing digital

As landing pages fazem parte do marketing digital há muitos anos. No entanto, eles se tornaram mais importantes recentemente devido ao crescimento da publicidade digital.

Com o aumento dos gastos com publicidade, os profissionais de marketing estão fazendo mais uso das páginas de destino não apenas para anunciar seus produtos, mas também para determinar qual conteúdo trará taxas de conversão e receita.

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Que tipo de conteúdo devemos criar em nossa página de destino?

  • Demonstrações do produto: essas demonstrações demonstram como um produto funciona e o que ele pode fazer pelo usuário. Eles geralmente incluem vídeos e instruções passo a passo sobre como usar um produto ou serviço.

  • Guias de procedimentos: Esses guias fornecem informações úteis sobre como os usuários podem usar seus produtos de forma eficiente e eficaz. Eles também mostram recursos potenciais que os novos usuários podem não estar cientes.

Dessa maneira, as landing pages têm sido uma estratégia de marketing popular há algum tempo. É considerada uma das melhores maneiras de melhorar as conversões e aumentar as vendas.

5 dicas de como criar uma landing page de sucesso

Fonte: Envato

No entanto, nem sempre está claro como as landing pages devem ser criadas. Isso pode dificultar a decisão dos novos profissionais de marketing sobre que tipo de página de destino funcionaria melhor para seus objetivos de negócios.

A abordagem moderna de marketing frequentemente envolve marketing “multicanal”, que envolve muitos métodos diferentes e almeja muitos públicos diferentes, tornando mais difícil saber qual página é a certa e quais elementos devem estar nessa página.

Como as landing pages estão mudando o marketing

À medida que o cenário de marketing muda, também muda o papel das landing pages no marketing digital. O modelo antigo é enviar os visitantes para uma página da web separada e esperar que eles se convertam.

No entanto, as landing pages agora não são apenas para conversão, mas também para engajamento e participação. Eles não existem mais apenas como um destino para os membros do público, mas também como um destino para conversas e construção de comunidade.

Marketing digitalComo as landing pages estão mudando o marketing

Com essa mudança de tática, as marcas precisam ter certeza de que estão cumprindo suas promessas e que estão engajando seu público de uma forma que os faça permanecer por mais tempo.

Como isso, podemos concluir que as páginas de destino estão mudando o marketing. As marcas buscam páginas de destino como uma forma de se conectar com seu público, envolvê-lo e convertê-lo em consumidores.

Landings também se tornaram uma ferramenta de marketing altamente orientada a dados que pode ser usada para medir a eficácia de campanhas, por exemplo.

O que é uma landing page e como funciona?

Como já mencionamos, uma landing page, ou página de destino, é uma página da web ou anúncio digital com um único propósito em mente: capturar a atenção dos visitantes e convencê-los a se converterem em leads, clientes ou assinantes.

As páginas de destino são uma das ferramentas de marketing mais eficazes para empresas que buscam promover seus produtos e serviços.

O conteúdo das landing pages é criado pela própria empresa com a ajuda de uma experiente equipe de marketing. A empresa pode usar um modelo de página de destino que será personalizado por um designer profissional para obter o máximo impacto.

Como escrever conteúdo relevante para o público-alvo

Fonte: Envato

Capturar leads qualificados em uma landing page

Para ter sucesso na conversão, a página de destino precisa ser altamente funcional e convidativa. Entre as, práticas recomendadas para capturar leads qualificados em uma página de destino, podemos dar destaque para:

Simplicidade

Mantenha seu texto conciso e claro. A pesquisa mostrou que as pessoas são mais propensas a ler e aprender com textos curtos do que longos. Isso se traduz em uma taxa de conversão maior, usando textos mais curtos com menos conteúdo, mas mais clareza.

Como usar o ux writing para melhorar o seu conteúdo

Investir em um layout consistente

Ter layouts consistentes e designs padrão também ajudará nas conversões, pois dará aos visitantes um tempo fácil para digitalizar o que você tem a oferecer a eles.

Linguagem envolvente

Use uma linguagem cativante que incentive seus visitantes a ler sua mensagem. Use técnicas persuasivas e não deixe de lado as famosas CTA’s.

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Fonte: Freepik

Construir uma estratégia de landing page bem-sucedida

Uma estratégia de página de destino forte pode ajudar você a se destacar da concorrência e construir um público engajado. Porém, será necessário tempo e esforço para aprimorar suas habilidades a fim de criar páginas de destino que convertam visitantes em leads.

Construir uma estratégia de página de destino de sucesso requer tempo, esforço e conhecimento de como seu público interage com seu site/aplicativo. Aqui estão alguns recursos que podem ajudá-lo a desenvolver uma estratégia vencedora:

Uma estratégia de página de destino bem-sucedida pode ser dividida em três partes principais:

  • Criar uma oferta atraente;

  • Abordar o problema do visitante;

  • Desenvolver o reconhecimento da marca.

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