Qual o papel da landing page na captação de leads?

Formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
11/04/2022
Gestão de Sites

O que você sabe sobre o papel da landing page na captação de leads? Uma landing page, ou página de destino, é um site que tem um propósito distinto. É diferente da página inicial de um site, pois tem um único objetivo e um público-alvo específico.

As páginas de destino são frequentemente usadas por empresas de e-commerce que têm um produto ou serviço específico para vender, mas também podem ser usadas por organizações e corporações sem fins lucrativos.

Elas são as páginas mais importantes em termos de conversões, devendo ser projetadas para converter visitantes em leads, portanto, devem ser otimizadas para fazer isso.

Qual o papel da landing page na captação de leads?

Fonte: Envato

Landing pages também ajudam no SEO, pois têm uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. É por isso que é importante que as empresas tenham uma landing page bem projetada que as ajude a atingir seus objetivos.

As páginas de destino são usadas por empresas de todos os setores, de B2B a comércio eletrônico e de marketing digital a SEO.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Qual o papel da landing page na captação de leads?

As páginas de destino são projetadas para converter visitantes em leads. Eles são otimizados para tornar o processo de conversão o mais simples e sem atrito possível.

A página de destino é uma parte crucial do funil de conversão. É uma única página que ajuda a capturar leads e convertê-los em clientes pagantes. Também serve como uma introdução ao seu produto ou serviço, o que ajuda você a atrair visitantes para o seu negócio.

Essas landing pages evoluíram ao longo do tempo – de simples páginas estáticas para ferramentas de marketing sofisticadas que incluem vídeo, conteúdo interativo e até jogos.

Quais são os tópicos mais importantes que devem ser pensados ao criar uma landing page?

Fonte: Envato

Existem alguns fatores importantes a serem considerados ao otimizar a página de destino: call-to-action, hierarquia de conteúdo, imagens e design.

O mais importante ao criar uma landing page é garantir que ela tenha um call-to-action (CTA) claro. Um CTA em uma página de destino deve ser o mais simples possível, e deve ser algo como “Obtenha nosso guia gratuito” ou “Assine”.

As landing pages também podem ser usados como parte de uma campanha de marketing por e-mail ou como uma forma de sua empresa criar reconhecimento de marca com clientes em potencial que já manifestaram interesse em seu produto ou serviço.

4 dicas para criar uma boa landing page

Como mencionamos anteriormente, as páginas de destino são uma ótima maneira de converter visitantes em clientes.

Elas são frequentemente usadas como o primeiro ponto de contato para um site e, portanto, precisam ser bem projetadas e otimizadas. A seguir estão algumas dicas que podem ajudá-lo a criar uma boa página de destino:

Certifique-se de que sua página de destino seja compatível com dispositivos móveis

O principal objetivo da página de destino compatível com dispositivos móveis é garantir que seja fácil para os visitantes encontrarem o que estão procurando no site sem precisar rolar para baixo ou clicar em links diferentes.

Se sua página de destino não for compatível com dispositivos móveis, ela não será tão popular quanto deveria. De acordo com estudos do Google, o tráfego móvel é responsável por mais da metade de todo o tráfego da web e se tornou a principal forma de pesquisa online.

Não se trata apenas de os usuários terem mais facilidade para navegar em seu site, mas também de melhorar as taxas de conversão.

Certifique-se de que sua página de destino seja compatível com dispositivos móveis

Adicione uma chamada à ação na parte superior da sua página de destino

O call-to-action é a parte mais importante da landing page. É onde você fará com que seus visitantes tomem uma ação.

Assim, as páginas de destino mais bem-sucedidas têm pelo menos uma chamada para ação que é uma declaração forte e clara. Existem muitos tipos diferentes de chamadas para ação, mas os mais comuns são:

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O papel do CTA no marketing de conteúdo

Fonte: Envato

Use imagens que envolvam seu lead na landing page

As páginas de destino são projetadas para causar uma forte impressão em seus visitantes. Por isso, devem ser visualmente atraentes e envolventes.

Assim, as imagens são uma parte importante do design da página de destino. Elas ajudam a transmitir a mensagem da sua marca e a torná-la mais envolvente para o seu lead.

Use imagens que envolvam seu lead na landing page

Elas devem ser relevantes para o conteúdo da página de destino. Certifique-se de ter um bom número de imagens em sua página de destino, para que ela não pareça muito vazia.

Também devem ser de alta qualidade e atraentes, com legendas impactantes para que possam envolver o seu lead e fazê-lo clicar nelas.

Certifique-se de que o conteúdo da landing page seja claro e conciso

O conteúdo da página de destino é a primeira impressão que um visitante recebe do seu site. Ele precisa ser conciso e fácil de entender.

Logo, é importante garantir que o conteúdo da sua landing page seja claro. Isso ajudará você a alcançar um público mais amplo, aumentar as conversões e obter mais clientes. Também ajuda a evitar a frustração do cliente, garantindo que eles possam entender o que estão lendo sem problemas.

Certifique-se de que o conteúdo da landing page seja claro e conciso

Você deve sempre escrever para clientes antes de qualquer outra coisa. Certifique-se de que você não está usando muitas siglas ou jargões para que as pessoas possam entender seu conteúdo facilmente.

De acordo com um estudo recente da HubSpot e Survey Monkey, páginas de destino claras e concisas têm uma taxa de conversão mais alta do que aquelas que não são. Isso ocorre porque são mais propensas a converter visitantes em clientes ou leads.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

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