Como otimizar seu site para as festas de fim de ano

Você sabia que os meses de novembro e dezembro são responsáveis por aumentar a receita do comércio eletrônico em 30%? A temporada de compras de fim de ano é, de longe, a época mais lucrativa para os varejistas on-line e a verdade é que ela já está aí! Agora é a hora perfeita para otimizar seu site para as festas de fim de ano, não só para melhorar a experiência de compra, mas também para garantir compradores o ano todo.

Como otimizar seu site para as festas de fim de ano

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Veja dicas de como otimizar seu site para as festas de fim de ano

  1. Melhore a pesquisa no site

Os compradores que usam a função de pesquisa do seu site têm mais chances de converter do que os compradores que não o fazem. O problema é que, muitas vezes, essas pesquisas terminam numa página dizendo que nenhum resultado foi encontrado, a menos que os compradores estejam usando exatamente os mesmos termos utilizados pelos programadores.

Oferecer uma experiência de pesquisa aprimorada pode aumentar suas taxas de conversão. Um estudo da Econsultancy observou que as taxas de conversão aumentaram de 2,77% para 4,63% quando a função de pesquisa é usada. E os benefícios não param por aí: usuários que usaram a consulta também contribuíram com 13,8% da receita.

É importante certificar-se de que sua funcionalidade de pesquisa está operando corretamente durante todo o ano. Porém, definitivamente, ela será ainda mais importante na hora de otimizar seu site para as festas de fim de ano. Por isso, cheque-a sempre e a mantenha atualizada.

Veja dicas de como otimizar seu site para as festas de fim de ano

Veja dicas de como otimizar seu site para as festas de fim de ano (Freepik)

  1. Seja ativo nas mídias sociais

O marketing de mídia social é uma das estratégias de marketing on-line mais rentáveis. Isso porque ele apresenta uma oportunidade única de aumentar a visibilidade da marca, sem ter que (teoricamente) pagar por isso.

Festas de fim de ano oferecem a oportunidade de interagir ainda mais com o público. Isso é possível através da utilização de materiais chamativos que, muitas vezes, não utilizamos durante o resto do ano; como imagens temáticas, realização de concursos, criação de listas de presentes e qualquer outra coisa que você queira usar para impulsionar as vendas e envolver os clientes.

Muitas lojas de varejo fazem grandes esforços para decorar seus estabelecimentos para a temporada de compras natalinas. Mas, só porque sua vitrine está on-line, isso não significa que você não pode decorá-la com o espírito natalino. Por isso essa estratégia é ótima para otimizar seu site para as festas de fim de ano.

Para otimizar seu site para as festas de fim de ano, seja ativo nas mídias sociais

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Como você provavelmente usa uma pequena variedade de mídias sociais, pode utilizar esse espaço virtual como uma extensão do seu site. Dessa forma, pode mostrar as imagens que já estão em suas campanhas ou colocar um pouco mais de trabalho e usar imagens diferentes relacionadas e, assim, criar um tema coeso que amplie sua presença on-line.

Se você não tem uma equipe grande ou mesmo uma inclinação artística, pode parecer um pouco complicado criar e atualizar essas imagens, mas não se preocupe. Existem muitas ferramentas de criação de conteúdo visual gratuitas disponíveis na internet e que podem ajudar com esse trabalho.

Otimização de sites para as festas de fim de ano

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As festas de fim de ano são um momento estressante para muita gente. Por isso, lembre-se de dedicar um tempo para se envolver com seus seguidores e conhecê-los como pessoas, não apenas como consumidores. Engajar-se com seus seguidores dessa maneira lhes dá a chance de ver o lado pessoal da sua marca e contribui muito para a construção da lealdade do cliente.

Você pode aprender bastante sobre seus clientes quando se envolve ativamente com eles, fora das transações comerciais, e ouve o que eles têm a dizer sobre si mesmos e sobre suas próprias vidas. Uma das formas de usar as mídias sociais para conhecer melhor seu público é através de enquetes. O Instagram Stories, por exemplo, permite a criação de enquetes de forma rápida e simples.

Você pode perguntar, por exemplo, onde seu público estará nas férias, se todas as compras já estão feitas, com quem eles celebram as festas ou mesmo quais produtos eles gostariam que estivessem em liquidação.

As compras no fim de ano ficam a todo vapor

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Outra forma de chamar atenção dos usuários é com a publicação de receitas temáticas. Afinal, todo mundo tem aquela receita que só faz no fim de ano. Aproveite esse momento para compartilhar receitas natalinas nas mídias sociais e descobrir junto aos usuários quais receitas são tradicionais para eles. Esse tipo de pergunta pessoal sempre gera um forte engajamento, pois todo mundo adora falar de si.

Não se esqueça de utilizar hashtags temáticas de fim de ano. Lembre-se que há muita coisa acontecendo que pode ser transformado em uma hashtag popular e sua marca não pode ficar de fora se deseja chamar atenção. Se você estiver publicando sobre produtos específicos nas suas redes sociais, não se esqueça de criar uma hashtag para eles também.

  1. Envolva-se no e-mail marketing

Sua mídia social certamente estará em alta durante a temporada de compra e venda de fim de ano, mas isso não significa que você pode ignorar o marketing por e-mail. Afinal, ele ainda é responsável por uma parcela considerável das vendas on-line, inclusive quando pensamos nas vendas de fim de ano. Além disso, coloca na frente dos clientes sua marca na hora em que eles mais estão precisando. Por isso, essa é uma dica essencial que faz parte da técnicas para otimizar seu site para as festas de fim de ano.

Envolva-se no e-mail marketing

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  1. Atualize categorias e páginas de produtos

Assim como adicionar imagens temáticas de fim de ano às suas contas de mídia social, adicionar um pouco de alegria ao seu site promove positividade para seus visitantes. Mas não precisam ser grandes mudanças: uma imagem de cabeçalho simples ou alterações nas cores para algo mais festivo são o necessário para otimizar seu site para as festas de fim de ano.

  1. Promova ofertas especiais

Todo mundo adora uma oferta especial. Todo ano, assistimos uma ampla cobertura midiática sobre a Black Friday, a Cyber Mondey e todas as ofertas especiais de Natal e Ano Novo que o comércio varejista faz para atrair clientes. Você pode aproveitar esse entusiasmo no seu site de comércio eletrônico com suas próprias ofertas especiais.

Comece promovendo-as antecipadamente, criando expectativa através das redes sociais e até nos e-mails marketing. Isso fará com que os clientes marquem a data e procurem pelo seu site para adquirir determinados produtos. No dia da promoção, envie mensagens lembrando sobre ela e avisando que ela estará no ar por tempo limitado. Dessa forma, cria-se uma sensação de urgência nos possíveis compradores.

Essas são algumas formas de otimizar seu site para as festas de fim de ano. Mas, para ter uma gestão de site eficiente durante todo o ano, fale com a Agência IMMA, agência de marketing digital.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.